Quais os aspectos destacados na regionalização geoeconômica de amazônica?

809 palavras 4 páginas

Região geoeconômica Amazônica do Brasil

- A Região geoeconômica da Amazônia ou Complexo regional Amazônico compreende todos os estados da região Norte do Brasil , praticamente todo o Mato Grosso e o oeste do Maranhão, numa área de aproximadamente 5,1 milhões de quilômetros quadrados (cerca de 60% do território do país) distribuído em oito estados, constituindo-se na região geoeconômica menos populosa.

-Sua colonização, como o resto do pais, foi de exploração tirando tudo de vantajoso na região, como minerais, látex e na pesca a carne do peixe-boi.

- Se destaca o setor primário.

Relevo

-O relevo de região é, na sua maioria, de baixa altitude, em razão das planícies fluviais dos rios Amazonas e Araguaia, e das depressões. No extremo norte, observa-se um pequeno fragmento de planalto, e logo abaixo, uma grande depressão no ponto mais setentrional do país, no planalto das guianas, encontram-se os picos mais altos do Brasil.

Hidrografia

-A hidrografia é a característica mais marcante da região, que apresenta a maior bacia hidrográfica do planeta, cobrindo mais de 7 milhões de quilômetros quadrados (4 milhões apenas no Brasil). Esta imensa rede depende de dois fatores: a floresta amazônica (e sua evapotranspiração) e o clima equatorial, com chuvas em quase todos os dias do ano.

-O rio Amazonas vem sendo objeto de pesquisas visando confirmar a sua extensão, tornando-o o maior rio do mundo.

-Os seus afluentes mais importantes, como o rio Solimões, o rio Negro e o rio Madeira, nascem na cordilheira dos Andes, no Peru, alguns atravessando diversos países como o Equador, a Colômbia, a Venezuela e as Guianas, antes de ingressarem no Brasil.

Clima

-Predomina o clima equatorial úmido, gerando altas taxas de precipitação pluviométrica (cerca de 2.500mm anuais). A temperatura é estável, em torno de 25°C.

Vegetação

- A vegetação é muito variada e fortemente influenciada pelo clima equatorial e pela hidrografia: juntos propiciaram a formação


Relacionados

  • geografia

    1846 palavras | 8 páginas

    Divisão geoeconômica do Brasil O geógrafo Pedro Pinchas Geiger em 1967 propôs a divisão regional do Brasil em três regiões geoeconômica ou complexo regional. Essa divisão tem por base as características histórico-econômicas do Brasil, ou seja, os aspectos da economia e da formação histórica e regional. Região geoeconômica Amazônia Região geoeconômica Centro-Sul Região geoeconômica Nordeste A Região geoeconômica da Amazônia ou Complexo regional Amazônico compreende todos os estados da região Norte….

  • trabalhos

    968 palavras | 4 páginas

    Quais são as macrorregiões do Brasil conforme a regionalização geoeconômica? Além da divisão regional oficial do Brasil realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existe outra regionalização brasileira (não oficial), a geoeconômica. Essa regionalização divide o território do Brasil em três macrorregiões: a Amazônica, o Nordeste e o Centro-Sul. Aponte as regiões geoeconômicas do Brasil de acordo com o mapa. 1 – Verde – 2 – Vermelho – 3 – Amarelo – 1 – Verde –….

  • GEOGRAFIA

    3000 palavras | 12 páginas

    proposições: 1- A região III apresenta grande atratividade turística, recebendo, cada vez mais, vôos fretados, provenientes principalmente da Europa e da Região Sudeste do Brasil e demonstrando, assim, que os investimentos aplicados no expansão hoteleira e na qualificação dos produtos oferecidos estão tendo retorno. 2- As regiões IV e V, que possuem o maior contingente de imigrantes europeus do país, apresentam forte influência da fronteira agrícola no aumento populacional. 3- A região I, apesar….

  • regionalizacao do brasil

    1618 palavras | 7 páginas

    população; Além da regionalização geoeconômica, tratando dos aspectos econômicos agregados aos estados. Regionalização Político-Administrativa Regiões do Brasil. Segundo a regionalização tradicional do Brasil, o território brasileiro fica subdividido em cinco macro regiões heterogêneas, onde podemos destacar: Região Norte Região Norte. Região Norte do Brasil. Clima: Equatorial úmido, com elevado índice pluviométrico. Vegetação: floresta equatorial amazônica Relevo: Baixo, formado por planícies….

  • Região geoeconômica da amazônia

    667 palavras | 3 páginas

    Introdução Para melhor interpretação do tema é necessário saber como foram feitas as três divisões geoeconômicas. A divisão regional oficial do Brasil foi estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo composta por cinco regiões: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul, porém, além dessa divisão regional, existiram outras divisões, como a divisão de 1938 que foi estabelecida decorrente da preocupação do governo com características físicas, humanas e econômicas….

  • regionalizacao do brasil

    1618 palavras | 7 páginas

    população; Além da regionalização geoeconômica, tratando dos aspectos econômicos agregados aos estados. Regionalização Político-Administrativa Regiões do Brasil. Segundo a regionalização tradicional do Brasil, o território brasileiro fica subdividido em cinco macro regiões heterogêneas, onde podemos destacar: Região Norte Região Norte. Região Norte do Brasil. Clima: Equatorial úmido, com elevado índice pluviométrico. Vegetação: floresta equatorial amazônica Relevo: Baixo, formado por planícies….

  • Regionalização do brasil

    1507 palavras | 7 páginas

    como os sociais e econômicos. Hoje o IBGE considera cinco regiões: Região Sudeste, Região Centro-Oeste, Região Sul, Região Nordeste e Região Norte. Regiões Geoeconômicas · NORTE (Tocantins, Acre, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá e Amazonas) Maior região em área e a quinta em população. Seu clima é equatorial e a vegetação é a floresta amazônica, apresentando algumas manchas de cerrado. O relevo é formado pela Planície Amazônica, pelos Planaltos Amazônicos Orientais que a envolvem e pela sequência….

  • ZZIKAZ!!!

    1687 palavras | 7 páginas

    da população; Além da regionalização geoeconômica, tratando dos aspectos econômicos agregados aos estados. Regionalização Político-Administrativa[editar | editar código-fonte] Ver artigo principal: Regiões do Brasil. Segundo a regionalização tradicional do Brasil, o território brasileiro fica subdividido em cinco macro regiões heterogêneas, onde podemos destacar: Região Norte[editar | editar código-fonte] Região Norte. Ver artigo principal: Região Norte do Brasil. Clima: Equatorial….

  • Regionalização do Brasil

    1464 palavras | 6 páginas

    da regionalização geoeconômica, tratando dos aspectos econômicos agregados aos estados. Regionalização Político-Administrativa Ver artigo principal: Regiões do Brasil. Segundo a regionalização tradicional do Brasil, o território brasileiro fica subdividido em cinco macro regiões heterogêneas, onde podemos destacar: Região Norte. Ver artigo principal: Região Norte do Brasil. Clima: Equatorial úmido, com elevado índice pluviométrico. Vegetação: floresta equatorial amazônica Relevo: Baixo, formado….

  • trabalhos

    1687 palavras | 7 páginas

    da população; Além da regionalização geoeconômica, tratando dos aspectos econômicos agregados aos estados. Regionalização Político-Administrativa[editar | editar código-fonte] Ver artigo principal: Regiões do Brasil. Segundo a regionalização tradicional do Brasil, o território brasileiro fica subdividido em cinco macro regiões heterogêneas, onde podemos destacar: Região Norte[editar | editar código-fonte] Região Norte. Ver artigo principal: Região Norte do Brasil. Clima: Equatorial úmido….

Outros Trabalhos Populares

Quais as principais características da regionalização geoeconômica?

A divisão do Brasil em regiões geoeconômicas segue, principalmente, critérios socioeconômicos, mas não é ainda oficial. Além da divisão regional brasileira composta por cinco macrorregiões (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste), existe outra divisão do território nacional (ainda não oficial).

Quais as principais características da região geopolítica da Amazônia?

Algumas das características mais marcantes das políticas públicas destinadas ao desenvolvimento da Amazônia são a sua invariável exogenia e sua constância temporal. Governo após governo, seja de centro esquerda seja de direita, o objetivo do planejamento das ações estatais pouco se modifica.

Qual a importância da região geoeconômica Amazônica para o Brasil?

Essa região industrial funciona como uma área de livre comércio próxima à cidade de Manaus, onde os produtos industrializados que lá se instalam não são taxados com impostos, o que gera certa polêmica, pois isso proporciona o aumento das importações, com o consequente saldo negativo na balança comercial, e onera o ...

O que é a regionalização geoeconômica?

Os Complexos Regionais do Brasil ou Regiões Geoeconômicas do Brasil são uma regionalização criada pelo geógrafo brasileiro Pedro Pinchas Geiger, na década de 1960. Essa divisão levou em consideração não apenas a localização dos estados, mas seus aspectos naturais e socioeconômicos.