Quais as dificuldades de implantação de equipamentos de proteção coletiva?

Não confunda o EPC com SPC, são coisas complemente diferentes. Não importa se a segunda sigla te lembrou a famosa banda de pagode ou o temido serviço de proteção ao crédito, o nosso foco aqui é o equipamento de proteção coletiva.

O que é, o que faz e se serve para sua prestadora, você não precisa esperar aquele programa de tv que passa sexta à noite para saber. A Field vai te responder agora!

Bom, segurança é um quesito muito importante na prestação de serviços.

E envolve todos as pessoas que fazem parte da operação e até as que estão fora dela.

Técnicos, gestor, cliente responsável pela chamada e quem transita no local no momento do reparo ou instalação e até mesmo depois.

Ou seja, aquela frase “Segurança em primeiro lugar”deve ser seguida ao pé da letra.

A maioria das atividades que envolve manutenção e instalação pode envolver algum tipo de risco.

Como são muitas, caso tenha dúvidas sobre quais são, é só partir para o texto: Tipos de manutenção para aderir na sua empresa.

Contato com produtos químicos e tóxicos, alta tensão e voltagem, instalação em locais externos e altos, e muitos outros, acontecem durante o trabalho dos técnicos.

E por causa desses riscos que existe o equipamento de proteção coletiva.

Quando utilizo o EPC?

Basicamente, o EPC é instalado quando um grupo de pessoas está executando determinada tarefa. O principal objetivo é garantir a segurança e evitar acidentes.

A instalação é feita diretamente no local onde o serviço será realizado. Isso significa que ele é móvel, podendo ser deslocado de um local ao outro.

Mas existem também os que são fixos. Instalados uma única vez e ficam ali sempre para garantir a segurança de algum profissional necessite ir até lá.

Com certeza, você já viu vários tipos de EPCs na rua que garantiram a sua segurança, mas que podem ter passado desapercebidos.

Sabe quando um prédio está em reforma e existem aquelas redes para evitar que ferramentas e demais objetos caiam? Então, é um tipo de EPC.

E esse equipamento pode ser até um simples chuveiro. Pasmem! Mas é isso mesmo. As empresas que atuam com produtos químicos devem ter chuveiros para possíveis emergências.

A gente sabe que acidentes acontecem, mas evitá-los ao máximo é mais que necessário para saúde e bem de todos!

Segurança na execução do trabalho

Segurança na execução do trabalho é diferente de segurança no ambiente de trabalho. Concorda?

Explicamos… os técnicos estão a todos os lugares e mal ficam na sede. Como o trabalho é externo, a segurança precisa ir com eles a todos os lugares, não importa onde e em qual circunstância.

Mas isso não invalida que os profissionais que atuam na sede não precisam de segurança também. E mais que um ambiente seguro, manter um clima organizacionaladequado é o melhor para se ter uma produtividade acima da média.

E olha que não tem desculpa sobre como não atuar de acordo com as normas.

Aqui mesmo no blog da Field, você pode se aprofundar muito bem no tema e proporcionar um alto índice de segurança:

  • Segurança do trabalho: Equipamentos de Proteção Individual;
  • [Passo a passo] Como fazer um check list segurança do trabalho;
  • Como a segurança do trabalho pode ajudar a prevenir doenças ocupacionais;
  • Segurança no trabalho e saúde ocupacional para equipe externa.

Minha prestadora é obrigada a ter um equipamento de proteção coletiva?

Depende do seu segmento.

E não só a distribuição, mas o fornecimento do equipamento de proteção coletiva, assim como o equipamento de proteção individual, também é de responsabilidade do empregador.

Existem diversas Normas Regulamentadoras (NR) que indicam quais equipamentos e formatos de segurança devem ser aplicados, a partir do trabalho e serviços oferecidos.

Para facilitar a sua vida, a Field indica aos gestores consultarem duas NR que são focadas nos EPCs: NR 4 e a NR 9

A NR 4 é obrigatória. Isso significa que todas as empresas devem ter. Por mais que seja antiga, lá do ano de 1978, ainda é válida.

E tem como primeiro parágrafo:

“As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, manterão, obrigatoriamente, Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, com a finalidade de promover a saúde e proteger a integridade do trabalhador no local de trabalho”.

Agora, a NR 9, que tem a mesma data da número 4, cita no primeiro parágrafo que estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e conseqüente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

EPC é EPC e EPI é EPI…

Cada um tem sua devida função e eles são complementares. Porém… o uso de um não anula o outro, combinado?

Não é porque você está de capacete e máscara que não deve usar o cinto ou trava de segurança.

Todos os EPIS obrigatórios de acordo com o segmento de atuação devem ser utilizados durante o trabalho. E a troca e substituição feita de acordo com as orientações do fabricante ou necessidade de quem os utiliza.

E como os equipamentos de proteção individual são um lance sério, a Field tem até uma ficha para você ter um melhor controle.

Ué, pensou que a gente ia te deixar na mão com um assunto tão sério desse? Claro que não.

É só clicar no conteúdo: Como fazer uma ficha de EPI: aprenda o passo a passo.

E se quiser continuar aprimorando seus conhecimentos, dá um pulo no nosso canal do YouTube: vídeos sobre gestão.

Qual a maior dificuldade com relação a implementação da segurança do trabalho nas empresas?

Segurança do trabalho x suporte da empresa O primeiro obstáculo, que uma pessoa que é responsável por promover a segurança do trabalho encontra, é das pessoas que ocupam os cargos superiores. Muitas vezes, a empresa não tem uma cultura de se adequar às normas de segurança.

Quais as principais dificuldades enfrentadas pelo técnico em segurança do trabalho?

Essa falta de suporte e visibilidade também podem ser considerados motivos para o pequeno número de profissionais na área..
Falta de profissionais. ... .
Deficiências na formação. ... .
Falta de suporte à área de SMS. ... .
Incompreensão no momento de compra. ... .
Falta de ferramentas de gestão para controle de EPI e treinamentos..

Porque os equipamentos de proteção coletiva devem ser implantados em uma empresa?

Os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC) servem para proteger o ambiente de trabalho, são medidas de segurança que são adotadas para diminuir ou eliminar os riscos ambientais identificados através do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Quais as consequências da não utilização de EPI e EPC?

A não utilização desses equipamentos pode causar danos graves aos colaboradores, e um alto custo para a empresa. exemplo, ocasionar a perda de audição parcial ou total se expondo a ruídos intensivos. estiverem usando os equipamentos ou estiverem, mas de forma errada a empresa pode sofrer multas e até ser interditada.