Quais as principais características da filosofia quando do seu surgimento?

413 palavras 2 páginas

Podemos apontar como principais condições históricas do surgimento da filosofia na Grécia:

• As viagens marítimas – que permitiram aos gregos descobrir que os locais que os mitos diziam habitados por deuses, titãs e heróis eram, na verdade, habitados por outros seres humanos; e que as regiões dos mares que os mitos diziam habitadas por monstros e seres fabulosos não possuíam nem monstros nem seres fabulosos. As viagens produziram o desencantamento ou a desmistificação do mundo, que passou, assim, a exigir uma explicação sobre sua origem, explicação que o mito já não podia oferecer;

• A invenção do calendário – que é uma forma de calcular o tempo segundo as estações do ano, as horas do dia, os fatos importantes que se repetem, revelando, com isso, uma capacidade de abstração nova, ou uma percepção do tempo como algo natural e não como um poder divino incompreensível;

• A invenção da moeda – que permitiu uma forma de troca que não se realiza através das coisas concretas ou dos objetos concretos trocados por semelhança, mas uma troca abstrata, uma troca feita pelo cálculo do valor semelhante das coisas diferentes, revelando, portanto, uma nova capacidade de abstração e de generalização;

• O surgimento da vida urbana – com predomínio do comércio e do artesanato, dando desenvolvimento a técnicas de fabricação e de troca, e diminuindo o prestígio das famílias da aristocracia proprietárias de terras, por quem e para quem os mitos foram criados;

• A invenção da escrita alfabética – que, como a do calendário e a da moeda, revela o crescimento da capacidade de abstração e de generalização, uma vez que a escrita alfabética ou fonética, diferentemente de outras escritas – como, por exemplo, os hieróglifos dos egípcios ou os ideogramas dos chineses –, supõe que não se represente uma imagem da coisa que está sendo dita, mas a idéia dela, o que dela se pensa e se transcreve;

• A invenção da política – que introduz três aspectos novos e decisivos para o


Relacionados

  • Períodos da Sociedade Grega

    2924 palavras | 12 páginas

    Católica de Minas Gerais Engenharia Elétrica Trabalho de Filosofia Alunos: - Guilherme Fernandes de Oliveira - Igor Campos Magalhães - Thiago Teles Romano Professor: Kairam Belo Horizonte – Março – 2013 1 INTRODUÇÃO I - Períodos da Sociedade Grega Nasce uma nova forma e inusitada de pensar, onde os gregos deram o nome de Filosofia. Afirmam historiadores da filosofia que ela possui data e loca de nascimento: nasceu entre o fim do….

  • filosofia

    1107 palavras | 5 páginas

    desejo de saber. 3. O que levou alguns gregos a se aproximarem da filosofia? R: A admiração pela realidade, a insatisfação com as explicações e tradições levaram alguns gregos a se aproximarem da filosofia, fazendo perguntas pra descobrir a verdade das coisas.1. Que quer dizer philosophía? A quem se atribui a invenção dessa palavra? 4. Enumere os principais traços da filosofia nascente Os principais traços da Filosofia Nascente São: • Tendência racional, em que somente a Razão é o critério de….

  • ORIGEM DA FILOSOFIA

    1047 palavras | 5 páginas

    ORIGEM DA FILOSOFIA Filosofia significa, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo o saber (p.19). Para os filósofos o que importa é o conhecimento o saber, eles contemplam, julgam e avaliam as coisas, a natureza as ações humanas o pensamento, não existe verdade absoluta. A FILOSOFIA É GREGA A filosofia, entendia como aspirações ao conhecimento racional, lógico e sistemático da realidade natural e humana e do próprio pensamento, é um fato tipicamente grego (p. 20). A filosofia tem sua origem….

  • logica juridica 2 bimestre

    2179 palavras | 9 páginas

    LÓGICA JURÍDICA 1) Para que se possa discorrer sobre o aparecimento da lógica, se faz necessário deter-se também no nascimento da Filosofia, uma vez que a lógica é uma disciplina filosófica a qual tem por objeto questões relacionadas a palavra logos (linguagem-discurso). Segundo Marilena Chauí, em sua obra “Convite a Filosofia”, os primeiros filósofos gregos tinham a preocupação com a origem, transformação e desaparecimento de todos os seres. Desta questão, surgiram duas tendências com idéias….

  • o periodo da filosofia

    4807 palavras | 20 páginas

    O nascimento da filosofia • Períodos da sociedade grega. Os gregos deram o nome de Filosofia, porque era uma forma nova e inusitada de pensar. Pitágoras de Samos atribui que essa palavra é composta de filo (vinda de philía*, amizade) e Sofia (Sophia*, sabedoria), philosophia: amizade pela sabedoria, amor ao saber. Pitágoras teria dito ser a sabedoria plena privilégio dos deuses, cabendo aos homens apenas desejá-la, amá-la, serem seus amantes ou seus amigos, isto é, filósofos (sophós*, sábio).….

  • Filosofia

    773 palavras | 4 páginas

    entre o personagem Neo , do filme matrix , e o filosofo Sócrates ? 2. Por que Sócrates e considerado o ''patrono da filosofia '‘? 3. O que Platão quis representar no mito da caverna? 4. Explique o que são as nossas crenças e costumeiras. 5. De acordo com o que foi estudado no capitulo, em que momento passou da atitude costumeira a atitude filosófica? 6. Quais as três principais perguntas que caraquerizam a atitude filosófica? 3)1. Que quer dizer a palavra critica? 2. Que significa dizer que….

  • trabalho filosofia

    2489 palavras | 10 páginas

    sentidos principais: Capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente; Exame racional de todas as coisas sempre conceito e sem pré-julgamento; Atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou cientifica.A atitude filosófica é uma atitude crítica porque preenchem esses três significados da noção crítica, a qual, como se observa, é inseparável da noção de racional, que vimos 02-Que significa dizer que a filosofia se volta….

  • Filosofia

    1437 palavras | 6 páginas

    PEQUENO RESUMO DO CAP. 03 DE FILOSOFIA A Palavra filosofia foi inventada pelo filósofo Pitágoras de Samos, ele afirmou que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la e amá-la, tornando-se filósofos. Pitágoras queria nos mostrar que um filósofo não é movido por interesses comerciais ou financeiros e que também não coloca o saber como propriedade sua, como uma coisa para ser comprada e vendida, também não é movido pelo desejo de competir.. mas é movido….

  • trabalho filosofia

    2489 palavras | 10 páginas

    sentidos principais: Capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente; Exame racional de todas as coisas sempre conceito e sem pré-julgamento; Atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou cientifica.A atitude filosófica é uma atitude crítica porque preenchem esses três significados da noção crítica, a qual, como se observa, é inseparável da noção de racional, que vimos 02-Que significa dizer que a filosofia se volta….

  • Filosofia

    1042 palavras | 5 páginas

    a invenção da palavra filosofia. 2.O que Pitágoras queria dizer ao se referir às pessoas que comparecem aos Jogos Olímpicos? R:Pitágoras queria dizer que o filósofo não é movido por interesses comerciais e financeiros; também não é movido pelo desejo de competir; mas é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações, as pessoas, afinal, pelo desejo de saber 3. O que levou alguns gregos a se aproximarem da Filosofia? R:A admiração pela realidade….

Outros Trabalhos Populares

Quais são as principais características do surgimento da filosofia?

A Filosofia surge como espanto diante da possibilidade de estranhar o mundo e concebê-lo de forma racional. Esse espanto impulsiona a busca da compreensão do ser enquanto algo natural e capaz de ser apreendido pelo Lógos (razão, discurso, palavra) humano.

Qual foi a principal característica no surgimento da filosofia?

Qual a origem da Filosofia? A Filosofia nasceu na Grécia Antiga, no mesmo período em que surgiram as cidades-estado. Segundo os registros, essa foi a primeira vez em que os homens começaram a tentar explicar o mundo à sua volta de uma forma lógica e racional.

O que é filosofia e quais são suas principais características?

A Filosofia é uma forma do pensamento se desdobrar sobre si mesmo. De maneira conceitual e abstrata, a Filosofia preza, muitas vezes, por um rigor metodológico parecido com o rigor científico. Outras vezes, utiliza-se de novas perspectivas próprias de cada pensador e de cada trabalho filosófico desenvolvido.

Quais são as principais características da filosofia moderna e seu surgimento?

A Filosofia Moderna caracteriza-se, principalmente, por uma guinada ao Humanismo, iniciada no Renascentismo, e pela valorização incondicional à razão trazida à luz pelo ceticismo e pela descoberta de que o ser humano independe de instâncias racionais metafísicas, como Deus, para descobrir o seu intelecto.