Quais as principais características da modernização conservadora do Serviço Social?

315 palavras 2 páginas

A PERSPECTIVA DA MODERNIZAÇÃO CONSERVADORA DO SERVIÇO SOCIAL

O movimento de reconceituação do Serviço Social não pode ser discutido isoladamente, foram os fatores econômicos, políticos e sociais que aos poucos mudaram a organização da sociedade.
A renovação do Serviço Social no Brasil deu-se no período do regime militar, ao mesmo tempo em que houve uma crise do serviço social internacional.
Discutidas por José Paulo Netto, este processo de renovação desenvolveu-se em três perspectivas do Serviço social:
A perspectiva da modernização conservadora, a perspectiva de reatualização do conservadorismo e a perspectiva de intenção de ruptura.
O principal representante da perspectiva modernizadora no Brasil foi José Lucena Dantas e sua característica era a se de ajustar ao projeto econômico do governo militar; Baseava-se na teoria funcionalista, onde as estruturas sociais não eram questionadas, o trabalho do assistente social estava voltando para as necessidades presentes do usuário, sem questionar as causas que geraram a questão social, onde o individuo adapta-se as normas sociais.
O Serviço Social “modernizou” seus cursos para a formação de novos profissionais para atuarem nas instituições burguesas remodeladas do regime militar.
Esta perspectiva foi discutida em dois seminários que tinham como objetivo ajustar-se ao regime ditatorial, sem grandes mudanças na organização para a sociedade.
Concluímos que, apesar do movimento de modernização do Serviço Social ter ocorrido durante o regime militar, não pode ser implementado em sua totalidade, pois o próprio regime político não favorecia a expansão das mudanças, pelo engessamento e totalitarismo vigentes na época.
Nesse regime, buscava-se atender as necessidades imediatas sem que se pudessem discutir as causas sociais que ocasionavam essas necessidades.
Hoje, embora num regime democrático, não observamos grandes mudanças nessas atuações favorecidas pelo desaparelhamento do estado e, ausência de vontade política


Relacionados

  • perspectiva modernizadora

    405 palavras | 2 páginas

    Perspectiva Modernizadora do Serviço Social A Perspectiva Modernizadora é uma das direções da renovação do Serviço Social noBrasil, sendo um esforço de adequar a profissão às exigências postas pelos processossócio-políticos emergentes no pós 64. Conforme Paulo Netto, o Serviço Social ajustou- se ao projeto de governo para atender ao “grande capital” (NETTO, in: Ditadura eServiço Social, 2006). Assim, na perspectiva modernizadora, o Serviço Social ajustou-se ao projeto econômico do….

  • Perspectiva modernizadora

    1006 palavras | 5 páginas

    Perspectiva Modernizadora Em seu texto Ditadura e Serviço Social, José Paulo Netto se refere à perspectiva modernizadora que constitui a primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social no Brasil que encontra sua formulação no primeiro Seminário de Teorização do Serviço Social que foi promovido pela CBCISS em Araxá (1970) e que teve como desdobramento um segundo Seminário realizado em Teresópolis (1970). O documento de Araxá e o documento de Teresópolis possuem características diferenciadas….

  • Perspectiva modernizadora

    2421 palavras | 10 páginas

    ESBOÇO HISTÓRICO SOBRE O POSITIVISMO NO BRASIL Quando, no século XIX, Auguste Comte elaborou o Positivismo, talvez jamais tenha pensado que não a Europa, mas um país sul-americano é que viria ser o solo fértil aonde germinariam as suas ideias. Hoje, a Filosofia Positiva de Comte está superada no Ocidente, especialmente no que diz respeito à pretensão de reduzir a Filosofia a uma reflexão sobre a Ciência, na medida em que o conceito de ciência que lhe servia de suporte também foi reformulado. Mas….

  • Perspectiva modernizadora

    2411 palavras | 10 páginas

    Quem tem direito ao Benefício Assistencial da LOAS? A Proteção social no Brasil se dá através de um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social conforme dispõe nossa Constituição Federal. O Brasil adotou um sistema misto: seguridade social, para saúde e assistência social e o modelo de seguro social para a previdência. Seguridade Social (saúde e assistência social) se caracteriza….

  • . A FORMULAÇÃO DA PERSPECTIVA MODERNIZADORA.

    606 palavras | 3 páginas

    . A FORMULAÇÃO DA PERSPECTIVA MODERNIZADORA. Primeira expressão do processo de renovação do Serviço Social Tendência que expressava a tentativa de consolidar o Serviço Social às tendências sócio-políticas que a ditadura tornou dominante. Serviço Social é um instrumento profissional de suporte a políticas de desenvolvimento onde há processos induzido de mudanças para erradicar, mediante um gradativo aumento dos níveis de bem-estar social. A modernização faria parte desse processo evolutivo que….

  • SÍNTESE DA PERSPECTIVA MODERNIZADORA

    3461 palavras | 14 páginas

    FACULDADE INTEGRADA TIRADENTES SERVIÇO SOCIAL Julliane Maria Santana Carlos SÍNTESE DA PERSPECTIVA MODERNIZADORA Maceió 2013 Julliane Maria Santana Carlos SÍNTESE DA PERSPECTIVA MODERNIZADORA Síntese apresentado ao Curso de Serviço Social, sob orientação da profª Maricelly Costa como um pré-requisito para a avaliação da disciplina da Fundamentos Históricos-Teóricos-Metodológicos do Serviço Social II….

  • A formulação da perspectiva modernizadora

    1799 palavras | 8 páginas

    . A FORMULAÇÃO DA PERSPECTIVA MODERNIZADORA O movimento de reconceituação do Serviço Social não pode ser discutido isoladamente, foram os fatores econômicos, políticos e sociais que aos poucos mudaram a organização da sociedade. Um desses processos de renovação desenvolveu-se através da perspectiva da modernização conservadora. O principal representante da perspectiva modernizadora no Brasil foi José Lucena Dantas e sua característica era a se de ajustar ao….

  • araxá : a afirmação da perspectiva modernizadora

    915 palavras | 4 páginas

    material oferecido na disciplina, assinale a alternativa correta quanto a perspectiva modernizadora. A) Esta perspectiva não rompe com o serviço social tradicional e apresenta no Seminário de Sumaré a sua melhor interlocução com os profissionais; B) Esta perspectiva rompe definitivamente com o serviço social tradicional e apresenta no seminário de Sumaré a sua melhor interlocução com os profissionais C) Esta perspectiva não rompe com o serviço social tradicional e apresenta no Seminário de Alto….

  • Fichamento do texto: teresópolis: a cristalização da perspectiva modernizadora.

    1254 palavras | 6 páginas

    Nome: Josyene Roberta Tavares de Moura Fichamento do Texto: Teresópolis: a cristalização da perspectiva modernizadora. NETTO, José Paulo. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós 64. São Paulo: Cortez, 1991. O Documento de Araxá apresenta-se como um texto orgânico, de acordo com as opiniões de seus formuladores. Já o Documento de Teresópolis tem suas variedades e a justaposição dos relatórios de dois grupos de estudo. Ambos apresentam….

  • Arax

    1267 palavras | 6 páginas

    Araxá: a Afirmação da perspectiva modernizadora Araxá: a Afirmação da perspectiva modernizadora  38 assistentes sociais resultou no documento de Araxá partiram para um patamar consensual da profissão: “como prática institucionalizada, o SS se caracteriza pela ação junto a indivíduos com desajustamentos familiares e sociais. Tais desajustamentos muitas vezes decorrem de estruturas sociais inadequadas”. (CBCISS,1986:24) Araxá: a Afirmação da perspectiva modernizadora O tipo de ação compreende….

Outros Trabalhos Populares

Quais são as principais características da reatualização do conservadorismo no Serviço Social?

A reatualização do conservadorismo recusa o positivismo e os incipientes debates sobre a teoria marxiana no interior da profissão, e resgata o traço microscópico da profissão, pois "trata-se de uma 'cientificidade' evanescente, onde, em nome da 'compreensão', dissolvem-se quaisquer possibilidades de uma análise ...

Qual o objetivo da proposta de modernização do conservadorismo no Serviço Social?

Sabe-se que o Movimento de Reconceituação do Serviço Social teve por objetivo a construção de um perfil profissional mais crítico, para uma melhor orientação e redimensionamento do exercício profissional do Serviço Social. A partir dessa premissa perguntamos a profissional o que a mesma compreende por este movimento.

Quais as principais características do Movimento de reconceituação do Serviço Social?

RESULTADOS E DISCUSSÕES: O Movimento de Reconceituação foi uma tentativa de ruptura com o Conservadorismo para um método crítico e investigativo, uma renovação teórico-prático social, com propostas de intervenção e compreensão da realidade social, questionador da ordem dominante.

Quais as características da perspectiva modernizadora?

1967 - Perspectiva Modernizadora (Netto, 1994): abarca teorias funcionalistas (bom funcionamento social), estruturalista e sistêmica (positivismo), caracterizada pela modernização conservadora. É um projeto renovador tecnocrático. Ajusta-se ao projeto de governo para atender o grande capital.