Quais as principais características do setor primário e do setor terciário?

As características dos setores da economia: primário, secundário e terciário.

Quais as principais características do setor primário e do setor terciário?

Os diferentes setores da economia são responsáveis por manter a ordem econômica

Para entendermos melhor as atividades humanas de produção e consumo das mercadorias, dividimos a economia em três principais setores: o primário, o secundárioe o terciário. Dessa forma, conseguimos compreender todo o processo que vai desde a exploração dos recursos naturais à industrialização e utilização dos produtos.

Setor primário: o setor primário é a área em que as pessoas retiram os elementos da natureza (extrativismo) ou cultivam algum tipo de matéria-prima no campo (agropecuária). Assim, tudo o que é produzido nesse setor é chamado de produto primário.

Exemplo: cultivo e produção de café; extração de ouro ou prata.

Quais as principais características do setor primário e do setor terciário?

Plantação de café, atividade do setor primário

Setor secundário: é a área responsável por transformar as matérias-primas em mercadorias industrializadas. É o setor da produção industrial.

Exemplo: moagem, refino e empacotamento do café para o consumo; produção e confecção de joias.

Quais as principais características do setor primário e do setor terciário?

Fábrica de produção de café para consumo

Setor terciário: é o setor de comércio e serviços. É a área da economia em que os produtos são direcionados ao consumidor. É também o setor em que ocorrem as atividades que não estão relacionadas à produção de mercadorias, como a educação, o transporte, o turismo, a administração pública, entre outros.

Exemplos: supermercados, empresas de limpeza e vigilância, entre outros.

Quais as principais características do setor primário e do setor terciário?

Depois de passar pelos outros setores, o café é servido por um funcionário no setor terciário

É interessante perceber que os diversos tipos de economias no mundo possuem diferentes distribuições nos setores de suas economias. Países considerados subdesenvolvidos possuem uma concentração das atividades nos setores primários. Já os países emergentes e também os desenvolvidos possuem uma maior concentração no setor terciário.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Setores da Economia

Características de cada setor e quais são as atividades econômicas envolvidas e relação dos setores com a desenvolvimento dos países


Quais as principais características do setor primário e do setor terciário?

Primário, Secundário e Terciário: os setores da economia

O que são (definição)

A economia de um país pode ser dividida em setores (primário, secundário e terciário) de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados. Estes setores econômicos podem mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região.

Quais são os setores da economia e suas principais características:

1. Setor Primário 

O setor primário está relacionado a produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. 

Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima. 

A produção e exportação de matérias-primas não geram muita riqueza para os países com economias baseadas neste setor econômico, pois estes produtos não possuem valor agregado como ocorre, por exemplo, com os produtos industrializados. 

2. Setor Secundário

É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc.). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma significativa base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.

Quais as principais características do setor primário e do setor terciário?

Fabricação de automóveis: exemplo de atividade do setor secundário.

3. Setor Terciário

É o setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não materiais em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor econômicos, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc. 

Este setor é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.

No Brasil atual, o setor terciário é o que possui a maior quantidade de pessoas trabalhando.

Quais as principais características do setor primário e do setor terciário?

Educação: uma das principais atividades do setor terciário.

Composição do PIB do Brasil por setores da economia (estimativa 2021)

- Primário: 6%

- Secundário: 20,5%

- Terciário: 73,5%


Atualizado em 27/05/2022




Você também pode gostar de:

Setores da Economia Temas Relacionados
  • • Economia Brasileira: dados e principais características
  • • Extrativismo e suas características
  • • O que é Economia - definição
  • • Pecuária
Bibliografia Indicada

Proposta para a reforma do setor primário da economia brasileira

Autor: Silva, José, L. Conceição

Editora: Thesaurus

Fonte de referência do texto:

SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo: Editora Best Seller, 1999.

Quais as principais características do setor primário?

O setor primário abrange todas as atividades produtivas envolvidas com a agricultura, a pecuária e o extrativismo (mineral, animal e vegetal), que estão relacionados à exploração dos recursos naturais e à produção de matéria-prima que será absorvida por outro setor da economia (secundário).

Quais principais características do setor terciário?

Sendo assim, o setor terciário tem como principal característica a participação ativa das atividades de comércio e dos serviços na geração das riquezas de determinada economia. Esse setor é extremamente heterogêneo, sendo formado por um conjunto de atividades econômicas responsáveis pela oferta de produtos e serviços.

Quais as características dos setores primário secundário e terciário?

A divisão se dá entre os setores: primário, que diz respeito à agricultura, à pecuária e ao extrativismo; secundário, que corresponde à indústria; terciário, que agrega os serviços, formais ou informais, prestados nas mais diversas áreas, e também as atividades comerciais.

Qual é a função do setor terciário?

O setor terciário compreende as atividades de comércio e prestação de serviços. É um setor extremamente amplo, que responde por quase metade da mão de obra empregada no mundo. O setor terciário abrange trabalhadores formais e informais do comércio e também prestadores de serviço.