Quais são as atividades que são realizadas no campo?

O meio rural compreende o espaço que não é urbano, portanto diferencia as suas atividades produtivas. Tradicionalmente as atividades rurais são basicamente Agricultura (cultivo de vegetais como: milho, arroz, feijão, trigo, soja, hortaliças, frutas e etc.) e Pecuária (Produção pastoril ou não, de bovinos, suínos, caprinos, ovinos etc.).

Embora atualmente outras atividades, principalmente no ramo turístico, hotéis fazenda, Spas, clínicas de recuperação entre outras, tem modificado a configuração da utilização do espaço agrário.

Hoje, no Brasil, a ocupação da terra na atividade agropecuária está dividida da seguinte forma: 71,1% terras ainda não aproveitadas economicamente, 21% pastagens e 5,9% lavoura.

O espaço agrário é dividido em glebas de terras, que seriam as propriedades rurais, e essas podem variar de tamanho, no Brasil existe a estrutura fundiária (forma como estão distribuídas as propriedades rurais conforme o tamanho).

Na configuração fundiária brasileira as propriedades rurais estão classificadas em:

Minifúndio: São pequenas propriedades rurais, inferior a 50 hectares.

Latifúndio: São grandes propriedades rurais, superior a 600 hectares.

As desigualdades na distribuição de terras é um problema extremamente polêmico, que apresenta constantemente a necessidade de reforma agrária.
Mas o que é reforma agrária? De maneira simplificada é a redistribuição mais justa da terra.

Relação de trabalho no campo

Pequenos proprietários: Trabalhadores de base familiar, com pouca ou nenhuma utilização de tecnologias.

Parceria: é uma espécie de “sociedade” onde um entra com o trabalho e o outro cede parte de sua terra, o lucro é dividido conforme acordo pré-estabelecido.

Arrendatários: São produtores rurais que pagam para utilizar a terra, como se fosse um “aluguel” da terra, nesse período ele poderá utilizá-la na agricultura ou pecuária.

Assalariado Permanente: São trabalhadores rurais que recebem salários permanentes, são amparados por todos direitos trabalhistas estipulados nas leis brasileiras.

Assalariado temporário ou sazonal: São trabalhadores que recebem salários, mas o seu trabalho é realizado em apenas uma parte do ano, um exemplo disso são os períodos de colheita.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais são as atividades que são realizadas no campo?

Olá, educando (a)!Esta videoaula de Geografia foi veiculada na TV no dia 05/05/2021 (Quarta-feira). Aqui no Portal Conexão Escola, ela está disponível juntamente com a proposta de atividade.

Quais são as atividades que são realizadas no campo?
pixabay

OLÁ CRIANÇAS,
JÁ APRENDEMOS QUE AS PAISAGENS DO CAMPO NÃO SÃO TODAS IGUAIS. NO ENTANTO AS MAIS COMUNS APRESENTAM PLANTAÇÕES, PASTOS PARA ANIMAIS, MATAS, RIOS, ESTRADAS DE TERRA E ALGUMAS CONSTRUÇÕES. NO CAMPO PODE EXISTIR INDÚSTRIAS, CUJAS MATÉRIAS PRIMAS SÃO PRODUTOS AGRÍCOLAS. A VIDEOAULA DE HOJE ABORDARÁ OS TRABALHOS NO CAMPO, CONCEITUANDO E MOSTRANDO AS ATIVIDADES ENVOLVIDAS EM CADA UM. VAMOS ENTENDER UM POUCO MELHOR?

ASSISTA A VIDEOAULA ABAIXO:

Geografia – 3º ano – Turma C

ATIVIDADE 1

A AGRICULTURA É O CULTIVO DE PLANTAS PARA SEREM USADAS NA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS, TECIDOS, COMBUSTÍVEIS E MUITOS OUTROS PRODUTOS QUE SÃO CONSUMIDOS NO DIA A DIA. PENSANDO NISSO QUAIS PRODUTOS QUE VOCÊS CONSOMEM SÃO PRODUZIDOS PELA AGRICULTURA? COMENTE COM SUA FAMÍLIA.

Quais são as atividades que são realizadas no campo?
pixabay

Quais são as atividades que são realizadas no campo?
pixabay

Quais são as atividades que são realizadas no campo?
pixabay

Quais são as atividades que são realizadas no campo?
pixabay

ATIVIDADE 02

A PECUÁRIA É A CRIAÇÃO DE ANIMAIS PARA ATENDER ÀS NECESSIDADES DE ALIMENTAÇÃO, DE TRABALHO OU TRANSPORTE DA POPULAÇÃO QUE VIVE NO CAMPO. VÁRIOS PRODUTOS SÃO OBTIDOS ATRAVÉS DESSES ANIMAIS COMO OVOS, LEITE, CARNE PARA A ALIMENTAÇÃO E COURO PARA A FABRICAÇÃO DE BOLSAS E SAPATOS.

INDIQUE QUAIS IMAGENS SE REFEREM A ATIVIDADE ECONÔMICA PECUÁRIA E QUAIS IMAGENS SE REFEREM A ATIVIDADE ECONÔMICA AGRICULTURA:

Quais são as atividades que são realizadas no campo?

ATIVIDADE 03

ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO E ENTENDA MELHOR SOBRE ESSAS E OUTRAS ATIVIDADES ECONÔMICAS DO CAMPO, CONVIDE SUA FAMÍLIA PARA CONVERSAR SOBRE O QUE VOCÊ APRENDEU.

Canal: Profa Amanda Mota, título do vídeo: Trabalho no Campo – Agricultura, Pecuária e Extrativismo

RELEMBRANDO!!

FALAMOS SOBRE O CAMPO E SUAS ATIVIDADES ECONÔMICAS QUE SÃO: AGRICULTURA, PECUÁRIA E EXTRATIVISMO, E A IMPORTÂNCIA DELAS PARA NOSSAS VIDAS.


Habilidade estruturante  (EF02GE07-A) IDENTIFICAR E DESCREVER AS ATIVIDADES EXTRATIVISTAS, AGROPECUÁRIAS, INDUSTRIAIS E MINERAIS DE DIFERENTES ESPAÇOS, ENFATIZANDO O SEU MUNICÍPIO E O ESTADO DE GOIÁS.
(EF03GE05-B) RECONHECER AS DIVERSAS ATIVIDADES DE TRABALHO NO CAMPO E NA CIDADE, EM DIFERENTES LUGARES E SOBRETUDO EM GOIÁS.
Referências: LIVRO APRENDER JUNTOS 3 GEOGRAFIA| SM|SÃO PAULO | 6ª EDIÇÃO| 2017| PÁGINAS 97-102

O que são realizadas no campo?

Entre as atividades realizadas no campo estão: trilhas ecológicas, cavalgadas, banhos em cachoeiras, etc. A zona rural também tem as importantes funções de preservar a biodiversidade de um determinado local, garantir a qualidade da água e manter as terras indígenas.

O que é atividades do campo?

Tradicionalmente as atividades rurais são basicamente Agricultura (cultivo de vegetais como: milho, arroz, feijão, trigo, soja, hortaliças, frutas e etc.) e Pecuária (Produção pastoril ou não, de bovinos, suínos, caprinos, ovinos etc.).

Qual é a principal atividade no campo?

A agropecuária é a atividade econômica que compreende o plantio e cultivo da terra e a criação de animais, isto é, a agricultura e a pecuária. Ela é praticada no campo e depende diretamente da disponibilidade de terras.

Quais são as atividades realizadas na cidade?

A CIDADE CONCENTRA DIFERENTES ATIVIDADES ECONÔMICAS AS PRINCIPAIS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA CIDADE SÃO A INDÚSTRIA, O COMÉRCIO E A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. GERALMENTE, AS INDÚSTRIAS SE INSTALAM NAS CIDADES. NAS INDÚSTRIAS, OS OPERÁRIOS TRANSFORMAM MATÉRIAS-PRIMAS EM DIVERSOS PRODUTOS.