Quais foram as duas principais consequências provocadas pela modernização do campo?

Quais foram as duas principais consequências provocadas pela modernização do campo?

Quais as consequências da mecanização do campo?

Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.

Quais os pontos positivos e negativos da mecanização do campo?

Graças a esse processo de mecanização agrícola, aliado à revolução verde, temos hoje uma maior produtividade no campo. ... Outra consequência que pode ser considerada negativa do processo de mecanização do campo é o aumento do processo de êxodo rural.

Quais os efeitos da modernização no campo?

Além da produção em larga escala, há uma série de outros efeitos positivos da modernização do campo, como os avanços no meio de produção, desenvolvimento de máquinas potentes, novas técnicas de manipular os bens de cultivo, aumento da produtividade e melhorias genéticas nas plantas, entre diversos outros exemplos.

Quais são as consequências da modernização da agricultura?

Nesse sentido, vamos analisar alguns impactos causados pela modernização da agricultura como: êxodo rural, diferenças estruturais, processo de especialização, concentração fundiária, concentração de renda, exploração da mão-de-obra, problemas ambientais, entre outros.

Quais as vantagens da mecanização do campo?

Economia de tempo. É inegável a otimização do tempo que a mecanização garante ao processo produtivo. Em todas as etapas, da preparação do solo à colheita, o uso de máquinas torna o trabalho mais ágil. Em produções de alta escala, as atividades seriam praticamente inviáveis sem o uso dessas tecnologias.

Quais são as desvantagens da tecnologia no campo?

Uma das grandes preocupações relacionadas à tecnologia no campo é como ela pode afetar o meio ambiente. Afinal, a intervenção do homem na natureza deve ser feita de forma a não prejudicar nossos recursos.

Quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia no campo?

As vantagens da tecnologia no campo

  • Otimização do tempo. O tempo é otimizado à medida que a tecnologia consegue trazer mais performance nas operações. ...
  • Redução das perdas. ...
  • Aumento da produtividade. ...
  • Maior sustentabilidade. ...
  • Monitoramento em tempo real.

Quais são os principais impactos causados pela modernização da atividade agrícola no Brasil?

Perda de biodiversidade; Erosão do solo; Poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes; Redução da mão de obra rural.

Quais foram os três fatores essenciais para a modernização no campo brasileiro?

Três fatores que foram essenciais para que houvesse a modernização do campo brasileiro podem ser: aumento da produção agrícola, fertilização do solo e utilização de máquinas que tornassem o processo mais rápido e eficaz.

O que é a modernização da agricultura?

O processo de modernização da agricultura no Brasil tem origem na década de 1950 com as importações de meios de produção mais avançados. ... Assim, pretendia-se passar de uma agricultura tradicional, totalmente dependente da natureza e praticada por meio de técnicas rudimentares, para uma agricultura mecanizada.

Quais os pontos negativos do processo de mecanização do campo?

  • Dos pontos negativos do processo de mecanização do campo – ou as críticas geralmente direcionadas a tal ocorrência – destaca-se o desemprego estrutural gerado entre os trabalhadores rurais.

Como analisar os efeitos da mecanização do campo sobre a natureza e a sociedade?

  • Convém, portanto, analisar os efeitos da mecanização do campo sobre o espaço geográfico e a composição da natureza e das sociedades.

Quais são os efeitos da mecanização do campo?

  • A respeito dos efeitos da mecanização do campo, assinale a alternativa incorreta. a) O processo de mecanização do campo possibilitou a inserção de novas e avançadas práticas agropecuárias. b) Destacam-se dois processos de modernização do campo ao longo da história: a Revolução Agrícola e a Revolução Científica.

Como entender as demandas do mercado?

  • Como um profissional da área do Marketing, entender as demandas do mercado em relação a certos produtos ou serviços é essencial para tracejar e arquitetar estratégias que impactam de forma eficaz seu público-alvo e consumidor.

Quais as duas principais consequências da modernização do campo?

Entre os efeitos da mecanização do campo, destacam-se as mudanças nas relações de trabalho, o êxodo rural e o aumento da produtividade. O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico.

Qual a consequência da modernização no campo?

A modernização trouxe um considerável aumento na produção agrícola, acentuando a exportação e contribuindo para um crescimento da economia nacional. Porém, se apresentou de maneira excludente, beneficiando apenas parte da produção, em especial aquela destinada para exportação, atendendo ao interesse da elite rural.

Quais são as principais consequências da modernização?

A análise do processo de modernização enseja um debate teórico e pode ser sintetizado em duas conseqüências: uma os impactos ambientais, com os problemas mais freqüentes, provocados pelo padrão de produção de monocultora foram: a destruição das florestas e da biodiversidade genética, a erosão dos solos e a contaminação ...

O que provocou a modernização do campo?

O interesse pela industrialização e o anseio em aumentar a produção nacional resultaram no processo de modernização da agricultura brasileira nos anos de 1960, culminando na manutenção dos problemas no campo e a existência de conflitos localizados pela posse da terra.