Quais os impactos socioambientais da construção de usinas hidrelétricas?

Autores

  • Fred Lima Amorim Universidade Federal do Tocantins
  • Antonivaldo de Jesus Universidade Federal do Tocantins/Araguaína

DOI:

https://doi.org/10.5216/rev.%20geoambie.v0i7.25913

Palavras-chave:

impactos socioambientais, recursos hídricos, energia

Resumo

A matriz energética do Brasil está assentada basicamente na produção através de usinas hidrelétricas. Se por um lado esse tipo de energia é considerada limpa, por outro, ela gera uma série de impactos (sociais, econômicos e ambientais). No Rio Tocantins, está previsto a construção de mais um empreendimento com capacidade para 1109,7 MW. Diante da realidade premente desta construção e dos impactos observados nos empreendimentos já construídos, este trabalho foi realizado com o objetivo de identificar os possíveis impactos socioambientais na Comunidade de Palmatuba em Babaçulândia-TO, oriundos da construção da UHE-Estreito no Rio Tocantins na divisa dos estados do Maranhão e Tocantins. Para tanto, foram utilizados questionários e entrevistas junto aos moradores e representantes da comunidade, tendo sido evidenciado o descontentamento dessa população em termos de informações referentes ao projeto, bem como da insatisfação com o processo de desterritorialização e reterritorialização pelo qual obrigatoriamente serão submetidos, pela incerteza quanto ao meio de vida futura e insegurança em relação às compensações financeiras. Os resultados do trabalho evidenciaram a inviabilidade da construção da UHE – Estreito, considerando os possíveis impactos socioambientais que serão gerados para a Comunidade de Palmatuba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Como Citar

AMORIM, F. L.; JESUS, A. de. IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS DA CONSTRUÇÃO DA UHE - ESTREITO NA COMUNIDADE DE PALMATUBA EM BABAÇULÂNDIA-TO. Geoambiente On-line, Goiânia, n. 7, p. 01–20 pág., 2013. DOI: 10.5216/rev. geoambie.v0i7.25913. Disponível em: https://revistas.ufg.br/geoambiente/article/view/25913. Acesso em: 12 nov. 2022.

Licença

A revista Geoambiente On-line se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
Os artigos encaminhados para publição na revista Geoambiente On-line deverão ser originais e não publicados ou propostos para tal fim em outra revista. Aceitam-se artigos escritos em Português, Inglês, Espanhol e Frances.
As opiniões emitidas pelos autores nos artigos, assim como as traduções dos abstract, resumé ou resumen são de sua exclusiva responsabilidade.

Quais os impactos socioambientais da construção de usinas hidrelétricas?

As usinas hidrelétricas são empreendimentos construídos  com equipamentos desenvolvidos para criar energia elétrica utilizando sua capacidade hidráulica. De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Enegia Elétrica), existem no Brasil, pelo menos, 219 usinas hidrelétricas de grande porte em atuação e elas são a nossa principal geradora de energia limpa.

Porém, embora citemos a geração de eletricidade através de fonte de energia renovável como uma vantagem, as usinas também são responsáveis por sérios danos ao meio ambiente. Vamos descobrir neste conteúdo da Ambscience quais as consequências do uso de usinas hidrelétricas.

Como funcionam as usinas hidrelétricas?

As usinas são grandes complexos construídos que utilizam a pressão da água para gerar energia elétrica. Porém, como precisam estar localizadas em regiões onde exista vazão de rios, esses reservatórios causam grandes impactos ambientais.

A geração de eletricidade ocorre da combinação entre a grande concentração de água, vazão do rio e seus desníveis. O fluxo dessa água é canalizado para as turbinas, que se moivimentam, ativando os geradores responsáveis pela produção da energia elétrica. Uma vez convertido esse movimento em energia elétrica, os transformadores facilitam que esse fluxo possa alcançar longas distâncias, levando a energia aos lugares necessários.

Quais  as maiores usinas hidrelétricas no Brasil

As usinas hidrelétricas são a principal fonte de energia no Brasil, que é o terceiro maior país produtor, ficando atrás apenas do Canadá e dos Estados Unidos.

Essas grandes estruturas estão distribuídas em todo o território nacional. Antigamente, as regiões centro-sul detinham as maiores usinas, mas, ao longo dos últimos anos esses complexos foram sendo instalados também nas regiões norte e nordeste. As maiores usinas hidrelétricas no Brasil são:

– Itaipu, no rio Paraná, localizada no mesmo estado.

– Belo Monte, no rio Xingu, localizada no Pará.

– Tucuruí, no rio Tocantins, fica no estado do Pará.

– Jiraú, no Rio Madeira, localizada no estado de Rondônia.

– Santo Anônio, também no Rio Madeira, em Rondônia.

– Ilha Solteira, no rio Paraná, que corta os estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo.

– Xingó, rio São Francisco, que corta Alagoas e Sergipe.

– Paulo Afonso IV, também no Rio Fracisco, na Bahia.  

Vantagens e desvantagens das usinas hidrelétricas

Vantagens

Quando comparadas a outras fontes de energia como as termolétricas, por exemplo, as usinas hidrelétricas são  menos geradoras de poluentes na atmosfera. O custos operacionais para mantê-las também é inferior.

Outra vantagem é que as hidrelétricas, considerando a sua localização, também têm como função o lazer e movimentam o turismo.

Por fim e a principal vantagem, é que utilizam para produção de energia, a água, um recurso renovável.

Desvantagens

Por serem construídas em regiões próximas a rios, as usinas hidrelétricas afetam o ambiente natural, extinguindo espécies terrestres e aquáticas daquele habitat, destruindo a vegetação nativa para a construção de barragens, aumentando a emissão de gases poluentes na atmosfera, especialmente o Metano, prejudicando grupos locais como comunidades ribeirinhas e indígenas, que por serem populações nativas, dependem dos recursos daquela região para sobreviver. Quer continuar por dentro de notícias e artigos sobre o meio ambiente? Acesse o site da Ambscience e acompanhe!

Quais são os impactos socioambientais das usinas hidrelétricas?

Na área ambiental o principal impacto costuma ser o alagamento de importantes áreas florestais e o desaparecimento do habitat dos animais. Muitas vezes a hidrelétrica é construída em áreas onde se concentram os últimos remanescentes florestais da região, desmatando e inundando espécies ameaçadas de extinção.

Por que a construção de hidrelétricas causam impactos socioambientais?

Durante a construção de uma usina hidrelétrica muitas árvores de madeira de lei são derrubadas, outras são submersas, apodrecendo debaixo d'água permitindo a proliferação de mosquitos causadores de doenças. Muitos animais silvestres morrem, por não haver a possibilidade de resgatá-los.

Quais são os impactos socioambientais?

Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Quais as consequências da construção de uma usina hidrelétrica?

Por serem construídas em regiões próximas a rios, as usinas hidrelétricas afetam o ambiente natural, extinguindo espécies terrestres e aquáticas daquele habitat, destruindo a vegetação nativa para a construção de barragens, aumentando a emissão de gases poluentes na atmosfera, especialmente o Metano, prejudicando ...