Qual é a importância dos rios para as comunidades locais e para a economia da região norte *?

Os rios são as principais fontes de obtenção de água para o abastecimento das sociedades e também dos animais. É deles que retiramos a água que usamos para beber, lavar, irrigar, cozinhar, fazer a higiene pessoal, dentre outras aplicações importantes.

A produção de energia elétrica por meio de usinas hidrelétricas é outra importante contribuição dos rios. A utilização dos rios na geração de energia ocorre com a construção de usinas hidrelétricas em determinados trechos de seu curso. Nem todos os rios são propícios a abrigar tais usinas, isso porque é necessária a existência de desníveis, fator que favorece a implantação de quedas artificiais. Por essa razão, os rios escolhidos para serem usados como força hidráulica nas usinas são aqueles que cortam áreas de relevo do tipo planalto, com superfície acidentada.

Em relação à geração de energia por meio de usinas hidrelétricas, os maiores produtores são dois países da América do Norte: Estados Unidos e Canadá. Esse destaque se deve ao enorme potencial que os rios desses países possuem, especialmente nas bacias hidrográficas situadas na parte ocidental dos respectivos territórios, como por exemplo, a Bacia do Columbia (Canadá) e do Colorado (Estados Unidos).

A França é o país europeu que mais usufrui da força hidráulica de seus rios, por isso existem várias usinas hidrelétricas instaladas ao longo dos cursos de água, com destaque para os mananciais que escoam das montanhas alpinas. A China é o principal destaque na Ásia, a Usina de Três Gargantas (Rio Yang-tse), ainda em construção, se tornará a maior do mundo. Ainda na Ásia, a Rússia aproveita ao máximo a força das águas de seus rios na produção de energia, por isso são diversas usinas construídas, especialmente, nos rios Obi e Lenissei.

O Brasil passou a produzir energia elétrica a partir de usinas hidrelétricas somente na primeira metade do século XX. Desde então foram construídas várias, são delas que vêm grande parte da energia elétrica gerada no país.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Título do TrabalhoA IMPORTÂNCIA DOS RIOS PARA OS POVOS DA AMAZÔNIAAutores

  • Elane Conceição de Oliveira
ModalidadeResumoÁrea temáticaGT 6 - Cidades e assentamentos humanos resilientesData de Publicação22/11/2016País da PublicaçãoBrasilIdioma da PublicaçãoPortuguêsPágina do Trabalhowww.even3.com.br/Anais/IVSICASA/33406-A-IMPORTANCIA-DOS-RIOS-PARA-OS-POVOS-DA-AMAZONIA ISSN2178-3500Palavras-Chavetransporte fluvial; hidrovias; AmazôniaResumoO objetivo deste artigo foi contribuir com as discussões sobre a importância do transporte fluvial para o desenvolvimento da Amazônia. Os rios e o regime das águas são características peculiares da região, e, como tais, são essenciais para a sobrevivência dos povos que aqui habitam. Tanto é que se costuma dizer que “os rios são nossas estradas”, nosso meio de transporte para mobilidade e escoamento de produção e desenvolvimento da economia amazônica. Metodologicamente, a pesquisa foi exploratória descritiva. Para sua realização utilizou-se o Caderno Setorial de Recursos Hídricos, do Ministério do Meio Ambiente; o Plano Hidrográfico Estratégico, do Ministério dos Transportes; o Relatório Técnico sobre a Bacia Amazônica, da Agência de Transportes Aqüaviários; o PIB dos municípios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; os Indicadores de desempenho econômico da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Os resultados mostraram que, como é uma região historicamente carente de rodovias e ferrovias, os rios da Bacia Amazônica surgem como solução natural de integração para a região. E mais, maiores investimentos na manutenção regular das hidrovias amazônicas superariam em grande medida os entraves logísticos da navegação interior na região. As possibilidades de se ampliar a utilização dos rios amazônicos como via de transportes de cargas e de pessoas agregaria benefícios sociais e econômicos às comunidades isoladas da região. Como considerações finais, sugere-se sete pontos fundamentais que seriam prováveis efeitos multiplicadores provenientes de melhorias na infraestrutura hidroviária Amazônia.

Título do EventoIV SICASA e 1º ANPPAS AMAZÔNIACidade do EventoManausTítulo dos Anais do EventoAnais do SICASA e ANPPAS AmazôniaNome da EditoraEven3 Meio de DivulgaçãoMeio DigitalDOIObter o DOI

Como citar

OLIVEIRA, Elane Conceição de. A IMPORTÂNCIA DOS RIOS PARA OS POVOS DA AMAZÔNIA.. In: Anais do SICASA e ANPPAS Amazônia. Anais...Manaus(AM) UFAM/ANPPAS, 2016. Disponível em: <https//www.even3.com.br/anais/IVSICASA/33406-A-IMPORTANCIA-DOS-RIOS-PARA-OS-POVOS-DA-AMAZONIA>. Acesso em: 12/11/2022 19:10

Trabalho

Qual é a importância dos rios para as comunidades locais e para a economia da região norte *?

Qual a importância dos rios para a economia da região norte?

Os rios e o regime das águas são características peculiares da região, e, como tais, são essenciais para a sobrevivência dos povos que aqui habitam. Tanto é que se costuma dizer que “os rios são nossas estradas”, nosso meio de transporte para mobilidade e escoamento de produção e desenvolvimento da economia amazônica.

Qual a importância dos rios para a sociedade da região norte?

Eles são fonte de renda, de transporte e ajudam no desenvolvimento regional. Os rios para a região norte são de grande importância para o desenvolvimento da região, as formas de vida econômica como a pescaria, a agricultura e a pecuária dependem da produção que provém dos rios.

Qual a importância do rio para a comunidade?

Os rios são fontes de um dos recursos naturais indispensáveis aos seres vivos: a água. Além disso, têm grande importância cultural, social, econômica, histórica… A vazão do rio, em termos de representatividade na renovação dos recursos hídricos, “é o componente mais importante do ciclo hidrológico.

Qual a importância dos rios para o comércio da região?

São eles que nos fornecem grande parte da água que consumimos, que usamos para produzir nossos alimentos, de que necessitamos para nossa higiene e que utilizamos para irrigar o solo das áreas agrícolas.