Quais as escolas de ginásticas influenciaram a escola de ginástica brasileira?

516 palavras 3 páginas

AS ESCOLAS DE GINÁSTICA EUROPÉIAS

ESCOLA ALEMÃ A ginástica alemã surgiu da necessidade do pais realizar a sua unidade territorial e para unificar o território e para isso era preciso criar um forte espírito nacionalista, através de homens e mulheres fortes, saudáveis e isso passou a ser praticada pela ginástica alemã que era edificada a partir de bases cientificas relacionadas com a biologia, fisiologia e a anatomia. A primeira escola começou em 1760 e teve como precursor e criador do filantropismo, Joahnn Bernard basedow, que era influenciado por jonh Locke e sua escola era de cunho democrático e os alunos eram de diversas classes sociais .
Outro professor, influenciado por Rousseau foi Guts-muths, considerado o pai da ginástica pedagógica. A figura mais representativa de escola alemã é Friedrich Ludwig jahn, chamado o pai da ginástica, ele reforçou para alem da saúde e da moral, o caráter militar na ginástica. Tomando a mesma linha de Basedow, Adolph Spiess foi denominado o pai da ginástica escolar alemã, sua preocupação era com a ginástica nas escolas.

ESCOLA SUECA Ela começou no inicio do século 19 e tinha como objetivo extinguir os vícios da sociedade, entre os quais o alcoolismo, estimular a força e a coragem do povo para a defesa da pátria e bons operários, necessário para o processo de industrialização do pais.
Destaca-se o educador, escritor e fundador da ginástica sueca Per Henrik Ling, que contestou as idéias dominantes de seu tempo. A ginástica sueca é foi dividida em 4 partes:
1- ginástica pedagógica ou educativa - era voltada para todas as pessoas independente de sexo e idade e o objetivo era o desenvolvimento harmonioso, sem a instalação de vícios, sem defeitos posturais e enfermidades.
2- Ginástica militar - baseada na pedagógica, acrescida de exercícios militares.
3- Ginástica médica ortopédica - também baseada na pedagógica, visava curar enfermidades através de movimentos especiais para cada caso.
4- Ginástica


Relacionados

  • Resenha de Educação Física Raizes Européias e Brasil

    1133 palavras | 5 páginas

    1 APRESENTAÇÃO DA ATIVIDADE TEMA: Educação Física: Raízes Européias e Brasil. DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA: Corporeidade e Motricidade Humana Homem e Sociedade Filosofia e Dimensões Históricas OBJETIVO DO TRABALHO DE APS: O trabalho apresentado à instituição UNIP, para avaliação e obtenção de nota relativa à atividade prática supervisionada. O trabalho tem o objetivo de desenvolver o aluno em vários aspectos, melhorando e aperfeiçoando o conhecimento na área de atuação.….

  • origem da ginastica

    795 palavras | 4 páginas

    nascimento da escola alemã de Friedrich Ludwig Jahn - de movimentos lentos, ritmados, de flexibilidade e de força - e da escola sueca, de Pehr Henrik Ling, que introduziu a melhoria dos aparelhos na prática do esporte. Tais avanços geraram a chamada ginástica moderna, agora subdividida em : GINASTICA ARTISTICA : surgiu na Pré-História. A Ginástica deu-se origem em 1881 com a denominação de Federação Européia de Ginástica. Em 1953, realizou-se o Festival Internacional de Ginástica que acontecia….

  • 546432567

    1100 palavras | 5 páginas

    Pesquisa da história Ginastica para todos Ginástica englobava práticas corporais como: jogos populares, acrobacias,saltos,corridas, ex.militares, danças e etc.. Surgida na Grécia Antiga,originam-se os fundamentos das atividades gimnico-desportivas e de outros elemnetos ligados à cultura Fisica (ex: fisicos em geral, corridas, saltos,lançamentos,lutas e etc.). A Educação Fisica constitui elemento indispensável da cultura grega em todos os planos educacionais.Na idade média foi um periodo negativo….

  • Ginastica 1

    964 palavras | 4 páginas

    Conhecendo a Ginastica: desde o seu inicio Possibilitar ao aluno o conhecimento sobre a origem da modalidade, sua evolução e característica até os dias de hoje Evolução histórica da ginástica História da Ginastica A Ginástica entendida como a prática do exercício físico, “vem da Pré-história afirma-se na Antiguidade, estaciona na Idade Média, fundamenta-se na Idade Moderna e sistematiza-se nos primórdios da Idade Contemporânea”. Ramos,1982. A história da ginástica acompanha e se transforma com….

  • a origem dos métodos da educação física

    2097 palavras | 9 páginas

    Alemanha a ginástica se desenvolve para suprir as necessidades como: Regenerar a raça, promover a saúde, formar indivíduos aptos a servir a pátria e a indústria e desenvolver a moral dos cidadãos, com ênfase na da defesa da pátria, pois, no inicio do século XIX, seu território não era unificado Devemos compreender que a ginástica não é aplicada igualmente a todos, existia um tipo de ginástica para os dominantes e outra para os dominados. Enquanto que para os dominantes, a ginástica era leve….

  • TRABALHO DE APS

    1153 palavras | 5 páginas

    RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS) Aluno (a): Larissa Silva Castro Matrícula: C20DCB-6 Turma: Educação Física 1°período Turno: Noturno TEMA: Raízes Europeias e Brasil DISCIPLINAS DO SEMESTRE RELACIONADAS AO TEMA: Corporeidade e Motricidade, Filosofia, Homem e Sociedade. O objetivo desta disciplina de Atividades Praticas Supervisionadas, neste contexto foi o de adquirir maior conhecimento a respeito da historia da Educação Física no Brasil de acordo com o ponto….

  • escola de ginastica alema

    417 palavras | 2 páginas

    FACSUL UNIVERSIDADE DE MATOGROSSO DO SUL CURSO DE EDUCAÇAO FISICA GINASTICA NAS ESCOLAS EUROPEIAS CAMPO GRANDE 2013 GINASTICA NAS ESCOLAS EUROPEIAS Este trabalho tem por objetivo discutir a Ginástica como conteúdo da Educação Física escolar, por meio da Ginástica geral,proporcionando relações de descobertas individuais e coletivas,devendo ser compreendida como área de pesquisa e conhecimento….

  • Historia da ginastica

    2200 palavras | 9 páginas

    a Educação Física desde o inicio no século XVIII ate o inicio do século XX no continente Europeu. No principio do século XVIII surgiram inúmeros filósofos, pedagogos e pensadores que fixaram as bases da educação física moderna e influenciaram escolas e sistemas. Rousseau influenciado por Jonh Locke , Bassedow, Kant, Pestalozzi e Amorós. Com esses estudiosos vieram o desenvolvimento de métodos e movimentos e surgiu o movimento chamado de Movimento Ginástico Europeu. Suas referencias e conteúdos….

  • A eletricdade na vida actual

    1354 palavras | 6 páginas

    A Ginástica, tal como se conhece hoje, tem uma origem recente, tendo surgido no início do século XIX e desenvolvendo-se rapidamente até ao nível que conhecemos hoje. No entanto, ela já existia na antiguidade, onde a exercitação do corpo foi desenvolvida devido às constantes rivalidades entre as cidades e povos, e os exercícios eram praticados com objectivos militares. Foi nessa altura que foi utilizada pela primeira vez a palavra ginástica. O termo “Ginástica” provém da palavra grega….

  • Movimento ginastico europeu

    1270 palavras | 6 páginas

    Introdução O presente trabalho tem como objetivo apresentar o movimento ginastico europeu, bem como as mudanças que ocorreram em toda Europa. Irá apresentar também, as quatro principais escolas de ginástica, com seus principais idealizadores, influenciadores e as filosofias de trabalho. O Movimento Ginástico Europeu surgiu no século XIX e tinha como finalidade fortalecer, embelezar, corrigir e tornar saudável o corpo dos europeus. Para isso foram desenvolvidos exercícios específicos para cada….

Outros Trabalhos Populares

Quais são as principais escolas de ginástica e qual delas influenciou a ginástica brasileira?

Inúmeros métodos ginásticos foram sendo desenvolvidos principalmente nos países europeus, os quais influenciaram e até os dias de hoje influenciam, a Ginástica mundial e em particular a brasileira. Dentre aqueles que tiveram maior penetração no Brasil destacam-se as escolas alemãs, sueca e francesa.

Qual escola influenciou a ginástica brasileira?

O método alemão foi a principal escola que influenciou a prática da ginástica no Brasil.

Quais as escolas de ginásticas influenciaram a ginástica atual?

Das quatro Escolas criadas no Movimento Ginástico Europeu: Alemã, Sueca, Francesa e Inglesa; apenas as três primeiras influenciaram as práticas gímnicas.

Quais métodos de ginástica influenciaram a ginástica no Brasil?

Sabe-se que foi na Europa, que floresceram os métodos ginásticos que influenciaram a Educação Física no Brasil. Os métodos francês, alemão e sueco, em especial a Contrologia, objeto do nosso estudo, que é um método ginástico que foi desenvolvido na Alemanha, no final do século XIX, por Joseph Hubertus Pilates.

Quais foram as duas escolas que exerceram influência sobre a ginástica?

No início do século XVIII, foi retomada com ênfase na Europa com a Escola Alemã, de movimentos lentos e ritmados, e com a Escola Sueca, que introduziu aparelhos na prática do desporto.

Qual é a influência da ginástica no Brasil?

O começo da ginástica no Brasil aconteceu em diferentes momentos ao longo do tempo. A primeira influência foi a do método Alemã que chegou ao país em 1860, com a chegada de muitos imigrantes alemães que tinham naquela ginástica, um hábito de vida.