Quais atividades podem ser feitas ao ar livre?

Por Blog Onodera 16 de May de 2019

Todos nós sabemos que praticar atividades físicas é essencial para nossa saúde, não é mesmo? Ao ar livre esses exercícios ficam ainda mais prazerosos.

Treinamento Funcional

Um dos grandes benefícios do treinamento funcional é que ele pode ser praticado em qualquer lugar, mas é muito comum vermos grupos que treinam juntos optarem por praticar ao ar livre.

O funcional se baseia em exercícios de alta intensidade em pouco treino. Com ele é possível trabalhar o corpo todo durante as aulas, além de ser uma prática muito dinåmica. Em uma aula você pode perder até 800 kcal.

Corrida

Um dos exercícios físicos que mais ganhou espaço na vida dos praticantes foi a corrida de rua. Essa modalidade aeróbica visa a boa forma e a saúde física e mental. Seus benefícios são amplos e garantem o bem-estar e a perda de peso.

Com ele, é possível melhorar a resistência muscular e fortalecer quase todos os membros inferiores. Além disso, sua prática melhora a capacidade cardiovascular, auxiliando no controle da pressão arterial.

Ciclismo

Muitas pessoas optam pela bicicleta como meio de transporte e acabam gastando algumas horas por semana pedalando. De fato, o ciclismo é extremamente benéfico à saúde, tanto para amadores, quanto para profissionais.

Ele pode ser praticado por pessoas de todas as idades, principalmente por ser um exercício de baixo impacto. Com ele é possível reduzir o estresse, melhorar o equilíbrio, além de fortalecer a musculatura do corpo.

Entendeu por que a prática de esportes ao ar livre é tão benéfica para a sua saúde? Com ela é possível perder peso, reduzir os níveis de estresse, fortalecer a musculatura e ainda observar belas paisagens.

Quais atividades podem ser feitas ao ar livre?
Parque Novos Cabreuvanos – 55 mil m² de área
verde para a população (Foto: Divulgação)

Já tem algum tempo que atividade física não é mais apenas sinônimo de perda de peso. Deixar o sedentarismo de lado reduz o risco de diversas doenças, traz mais condicionamento físico e disposição, aumenta a oxigenação cerebral, previne o estresse, a ansiedade e, até mesmo, a depressão. Alguns estudos recentes ainda apontam que atividades físicas regulares otimizam a memória. Quando o exercício é feito ao ar livre, os benefícios são ainda maiores!

Além de proporcionar o contato com a natureza, atividades físicas ao ar livre podem ser mais agradáveis e motivadoras, o que traz aquela sensação gostosa de felicidade e calma no pós-treino. Bastam cinco minutos de exercício físico junto à natureza para melhorar o humor e a autoestima.

O treino ao ar livre pode ser inclusive mais saudável e eficiente. As atividades aumentam a atenção e o foco, e ajudam a sintetizar vitamina D. O terreno irregular, a variação de temperatura e a resistência do vento fazem com que o corpo gaste mais energia. Outro benefício é que com os exercícios ao ar livre não há rotina e, muitas vezes, é tão prazeroso que se perde a noção do tempo e a atividade se torna mais duradoura.

No entanto, é importante haver uma regularidade na prática dos exercícios. A regularidade é importante tanto para evitar lesões quanto para conseguir os resultados desejados. O ideal é começar devagar, sem exageros para não sobrecarregar o corpo e ir aumentando a intensidade de acordo com os treinos. No caso das atividades ao ar livre, ainda é importante evitar os horários mais quentes, usar roupas adequadas, filtro solar e hidratar-se sempre!

As opções para esse tipo de atividades são inúmeras e para todos os gostos – para os mais calmos, para os mais agitados, para quem gosta de esporte, para quem deseja interagir com outras pessoas...e o melhor: você não gasta nada para praticar! Parques como o Parque Novos Cabreuvanos – que será oferecido à população de Cabreúva e região junto ao Parque Memorial Japi – são ótimos para a prática de exercícios, pois possuem academias ao ar livre e pista de caminhada.

Quais atividades podem ser feitas ao ar livre?
Parque Novos Cabreuvanos terá pista de caminhada, arvorismo e academia ao ar livre (Foto: Divulgação)

Confira abaixo seis opções de atividade físicas ao ar livre para sair do sedentarismo:

1. Yoga:
A palavra "yoga" tem origem no sânscrito (Yuj) e significa "unir e "integrar". A atividade harmoniza o corpo com a mente e a respiração através de técnicas de respiração, posturas de yoga e meditação. Além disso, a yoga trabalha força, equilíbrio, músculos e alongamento, trazendo bem-estar, paz interior e qualidade de vida.

Quais atividades podem ser feitas ao ar livre?
Atividades ao ar livre aumentam a atenção e o foco, e ajudam a sintetizar vitamina D (Foto: Divulgação)

2. Caminhada:
É uma atividade democrática, pois dá para fazer sozinho ou acompanhado, onde quiser e no seu ritmo. Qualquer um pode começar a caminhar e a qualquer momento, basta ter um tênis confortável e adequado. A dica é prestar atenção à postura para evitar dores.

3. Corrida:
A atividade, que vem ganhando cada vez mais adeptos, é uma das mais completas em benefícios para a saúde e boa forma. Além de prazerosa e relaxante, também pode ser praticada a qualquer hora e em diversos lugares.

Quais atividades podem ser feitas ao ar livre?
Parque em Cabreúva contará com pista de caminhada ao ar livre (Foto: Divulgação)

4. Circuito funcional:
São diferentes exercícios feitos em sequência e que misturam aeróbica e trabalho muscular. Além de ser dinâmico, o circuito funcional é uma boa opção para quem busca resultados de academia, mas sem "puxar ferro". A atividade também é ideal para quem não tem muito tempo disponível, pois o circuito pode durar 30 minutos dependendo do treino.

5. Bike, patins e skate:
Têm aquele gostinho de infância, dão uma sensação incrível de liberdade e são muito divertidos e relaxantes. Mas não pode esquecer dos equipamentos de segurança!

6. Slackline:
Outra prática que vem ganhando muitos adeptos, principalmente em parques – a atividade parece que foi feita para o contato com a natureza. No início não é fácil ir do começo ao fim da fita sem cair, mas a diversão está justamente em tentar! Dentre os benefícios estão a melhora do equilíbrio, postura e concentração, além de aumentar a força e diminuir o estresse.

Agora é só escolher a sua atividade preferida e aproveitar!

Informações: (11) 4521-7550/93802-6000
Acesse:http://parquememorialjapi.com.br
Curta a nossa página nas redes sociais

Quais atividades podem ser práticas ao ar livre?

10 exercícios para fazer ao ar livre.
Corrida e Caminhada. Vamos começar pelo básico! ... .
Pular corda. Não se preocupe com a velocidade ou em pular de um jeito diferente. ... .
Agachamento. ... .
Abdominal. ... .
Bicicleta. ... .
Patins. ... .
Panturrilha. ... .
Esportes coletivos..

Quais são as atividades que as pessoas costumam praticar nos parques públicos?

A atividade física praticada com maior freqüência entre eles é a caminhada. Um 40,4% desses indivíduos praticam atividade física por mais de 3 anos, com freqüência semanal de 3 vezes. A duração da atividade é de 50 á 60 minutos para cada sessão, sendo esta sempre a mesma.

Quais atividades físicas podemos fazer?

Exercícios físicos que podem ser feitos em casa.
1 – Alcançando os dedos dos seus pés. ... .
2 – Abdominal supra. ... .
3 – Exercícios na escada. ... .
4 – Dança. ... .
5 – Polichinelos. ... .
6 – Pular corda. ... .
7 – Prancha. ... .
8 – Sentar no chão e levantar sem apoio das mãos..