Quais desafios Os navegadores tiveram de enfrentar na época das Grandes Navegações?

É hora de você estudar sobre as Grandes Navegações: as viagens de longa distância e descobertas feitas pelos europeus entre os séculos XV e XVI. Portugal e Espanha lideravam nesta época. Em seguida, a Inglaterra foi a rainha dos mares. Cai no Enem e nos vestibulares! - Então, veja abaixo.

A odisseia das Grandes Navegações – Para viajar em caravelas para lugares distantes os europeus enfrentaram perigos reais e imaginários.  Fome, doença e sede nos navios. Encalhes, naufrágios e lugares desconhecidos estavam na rotina dos navegadores daquele tempo. Confira abaixo.

Na época das Grandes Navegações o Planeta Terra era um infinito em desconhecimento. Havia crenças na existência de monstros marinhos, de histórias narrando que na altura da linha do Equador os navios se incendiariam, e ainda de que a Terra era achatada – as pessoas acreditavam que ao se afastarem muito do litoral cairiam num abismo sem fim.  

Veja na charge de Rogério Soud, 2011.

Quais desafios Os navegadores tiveram de enfrentar na época das Grandes Navegações?
Você deve estar se perguntando: – Como foi afinal que os europeus acabaram se aventurando tanto, apesar de todos os perigos pelos quais iriam passar? Pois bem, essas expedições realizaram-se devido a vários motivos. Vamos ver quais foram os principais?

  • a busca por metais preciosos;
  • o espírito aventureiro;
  • as ambições pessoais;
  • os motivos religiosos (divulgar o catolicismo e evangelizar povos de outros continentes);
  • o desejo de obter especiarias(como a pimenta, cravo, canela e gengibre) e artigos de luxo orientais (os tecidos de algodão da Índia, tapetes da Pérsia, seda e porcelana da China, por exemplo).

Os europeus usavam as especiarias para conservar a carne e tornar o seu sabor mais agradável (na época não havia geladeira), no preparo de remédios e perfumes.

Quais desafios Os navegadores tiveram de enfrentar na época das Grandes Navegações?

Portugal foi pioneiro nas Grandes Navegações.  – Você sabe por quê? – Confira aqui.

Os portugueses dispunham de uma posição geográfica privilegiada – voltada para o Oceano Atlântico. Nas técnicas e tecnologias necessárias para a navegação em alto mar, também tinham condição de supremacia: Portugal liderava o desenvolvimento de técnicas e conhecimentos marítimos.

Outro fator importante para a hegemonia de Portugal era ter um regime governo na época que era  uma Monarquia centralizada – O país tinha um rei com autoridade plena sobre todo o território.

Estes fatores influenciaram também para que as grandes navegações ocorressem.

Quais desafios Os navegadores tiveram de enfrentar na época das Grandes Navegações?
Os portugueses conheciam a bússola e o astrolábio (imagens 1 e 2).

Estes instrumentos permitiam determinar a latitude e organizar a direção nos sentidos Norte ou Sul. O sextante (imagem 3) era utilizado para medir o ângulo a ser tomado pelas embarcações para cumprir as rotas programadas. E os portulanos (imagem 4), mapas que assinalavam os portos conhecidos e seguros para os navios e a direção dos ventos.

Todos estes instrumentos e o conhecimento para o manuseio correto deles estavam a bordo das caravelas, embarcação inovadora para a época porque permitiu navegar mesmo com ventos desfavoráveis (imagem 5).

Aula Gratuita sobre As Grandes Navegações

Veja com o professor Felipe, do canal Curso Enem Gratuito, um resumo esperto sobre a Expansão Marítima e as Grandes Navegações.

Dica 1 – Você sabia que a política econômica mercantilista estimulou o descobrimento de novas terras e, portanto, as Grandes Navegações? Não? Então que tal revisar o conteúdo sobre o mercantilismo? Acesse: https://blogdoenem.com.br/mercantilismo-economica-absolutismo/

Dica 2 – Que tal rever o conteúdo sobre a formação dos Estados Modernos europeus? É importante para você entender como Portugal se tornou o pioneiro nas Grandes Navegações. Acesse: https://blogdoenem.com.br/historia-formacao-estado-moderno/
Dica 3 – O que mais cai nas provas de Ciências Humanas no Enem? Veja aqui as principais questões e as melhores dicas para Filosofia, Sociologia, História e Geografia: https://blogdoenem.com.br/category/cainaprova/humanas/ 

Exercício – Agora chegou a sua vez! Teste o seu conhecimento respondendo a esta questão de vestibular que o Blog do Enem preparou para você.

(PUC-MG) O expansionismo marítimo europeu, nos séculos XV-XVI, gerou uma autêntica “Revolução Comercial”, caracterizada por, EXCETO:

a) (     ) incorporação de áreas do continente americano e africano às rotas tradicionais do comércio.
b) (     ) ascensão das potências mercantis atlânticas, como Portugal e Espanha.
c) (     ) afluxo de metais preciosos da América para o Oriente, resultante do escambo de mercadorias.
d) (     ) deslocamento parcial do eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico.
e) (     ) perda do monopólio do comércio de especiarias por parte dos italianos.

Resposta: A alternativa correta é a letra “c”.

Fique atento: os metais preciosos encontrados no continente americano deveriam ser enviados aos cofres públicos dos Estados Modernos (política mercantilista). Nesta época (séculos XV e XVI) os povos europeus já utilizavam a moeda para comercializar suas mercadorias e o escambo (troca de mercadoria por mercadoria) já não era mais praticado numa economia monetária.

Quais desafios os navegadores teriam enfrentado nas Grandes Navegações?

Uma alimentação farta e saudável era praticamente impossível nesses mesmos ambientes. Não tendo espaço para estocar comida e água suficientes, os tripulantes passavam por sérias privações.

Quais eram as dificuldades que os navegadores enfrentavam?

Além dos medos imaginários, presentes nos pensamentos desses navegadores (como a crença de que o oceano era povoado por monstros e dragões), também existiam os medos reais, as dificuldades de navegar em mar aberto, as tempestades e chuvas intensas, as doenças e a péssima alimentação.

Quais eram as dificuldades encontradas pelos navegadores europeus naquela época?

Os navegadores enfrentavam durante as viagens marítimas a fome, o frio, a possibilidade sempre constante de naufrágios, contatos nem sempre amistosos com os povos nativos e uma série de doenças.

Que dificuldades são apresentadas no início das Grandes Navegações?

O desconhecimento do regime de ventos das monções os fizeram prisioneiros do Índico durante 3 meses. O vento insistia em soprar ao contrário ou cessar totalmente, e todas as técnica de navegação se mostravam ineficientes. Apenas em 2 de janeiro de 1499 avistaram a costa Africana.