Quais elementos Os italianos trouxeram para nossa cultura?

Algumas tradições da cultura italiana são bem conhecidas pelos brasileiros, ligadas especialmente à culinária ou festas religiosas. No entanto, descobrimos tantos outros costumes interessantes, em relação ao Brasil e aos outros países europeus, que resolvemos fazer um artigo a fim de destacar estas curiosidades. Seja por meio das diferenças ou os hábitos que temos em comum, é um exercício bastante válido conhecer a história, entender as tradições e a cultura de outros países. Principalmente se o país for tão querido quanto a Itália, que não por acaso é o quinto mais visitado em todo o mundo. Conheça as tradições mais peculiares da Itália neste artigo.

  • Tradições da cultura italiana na gastronomia
  • Tradições da cultura italiana nas festas religiosas e celebrações
  • Tradições da cultura italaina: é verdade que eles falam em dialeto?
  • Cinema também é uma das tradições da cultura italiana
  • Marcas de luxo
  • Patrimônio histórico e cultural
  • Diferenças e semelhanças das tradições da cultura italiana com o Brasil
  • Como são as tradições da cultura italiana em relação ao restante da Europa?
  • Antes de viajar para a Itália

Tradições da cultura italiana na gastronomia

A Itália é uma referência mundial em vários temas. Moda, história, arquitetura, design, música, arte, cinema e, claro, na culinária. Pizzas, massas, queijos e vinhos dispensam apresentações, mas o país da bota guarda uma série de particularidades, até mesmo quando se trata dessas delícias tão conhecidas. Em vários aspectos, é bem semelhante à cultura de slow food e da sazonalidade tão praticadas na França.

Cada região tem suas especialidades culinárias

Embora seja um país relativamente pequeno, as regiões da Itália possuem profundas diferenças no que diz respeito à alimentação, que é uma das mais relevantes tradições da cultura local. Cada uma tem o solo, o clima, os ventos e as técnicas de cultivo e preparação de suas especialidades. Claro, em todo o país você vai encontrar excelentes pizzas e gelatos, mas cada região tem seus produtos.

  • Na região do Lazio, onde fica Roma, os carros-chefe vão ser a pasta a carbonara, a brusqueta e pasta cacio e pepe (uma massa com molho de queijos e pimenta);
  • Na Toscana, os destaques serão os vinhos, as bistecas e os salames;
  • Já na Campania, onde está Nápoles, é uma alegria experimentar as pizzas, o espaguete ao pomodoro, as mozzarellas e um doce chamado baba ao rum;
  • Para quem quer provar o melhor cannolo ou um arancino (bolinho de arroz com vários tipos de recheio), é só ir até a Sicília;
  • Na Emília Romagna, não deixe de provar o ragu de origem bolonhesa e as deliciosas piadinhas.

Pão

A Itália eleva a outro nível um alimento tão simples, que é produzido há mais de dois mil anos. São mais de 300 tipos de pães e essa variedade também reflete as particularidades do clima e dos ingredientes típicos de cada região. Na Apúlia, onde fica a cidade de Bari, a focaccia é diferente de todas as que você já provou – ela valoriza os tomates, as azeitonas e o orégano produzidos localmente, lembrando uma pizza. Em Milão, o panetone é outro pão bastante famoso.

Distribuir amêndoas confeitadas nas festas de casamento

Esta é uma tradição da cultura italiana bastante popular e até bem conhecida no Brasil. Após cortar o bolo do casamento, a tradição prevê que os noivos passem pelas mesas distribuindo aos convidados as amêndoas confeitadas. O noivo leva um bandeja de prata com os confeitos e a noiva os distribui, sempre em número ímpar, usando uma colher também de prata. Preferencialmente deve-se regalar cada convidado com 5 confeitos, representando as 5 coisas que não devem faltar na vida dos noivos:

  • Saúde;
  • Riqueza;
  • Felicidade;
  • Vida longa;
  • Espiritualidade.

É comum também que sejam distribuídas com lembrancinhas, em saquinhos de tule.

Você sabia?

  • Na hora de comer a massa, os italianos dispensam a colher e enrolam os fios apenas com o garfo;
  • Sim, eles consomem a querida pasta praticamente todos os dias, às vezes mais de uma vez ao dia. Basta ver nos menus dos restaurantes a variedade;
  • Eles adoram café. O mais famoso e consumido, que chamamos de espresso, é chamado apenas de café na Itália. A bebida é geralmente bebida em pequena quantidade, com um sabor bastante concentrado, para tomar de um gole só;
  • No café da manhã, eles não costumam comer salgados. Preferem um espresso com um corneto, como é conhecido o croissant;
  • Uma das tradições da cultura italiana que mais chamam a atenção é que eles não dividem a pizza. Especialmente em Nápoles, os discos possuem um tamanho por volta de 30 centímetros de diâmetro e uma espessura fina; portanto, é perfeitamente possível comer uma pizza sozinho;
  • Nem todas as pizzas são redondas na Itália. Em Roma, muitas são vendidas al taglio, ou seja, por fatia. Elas geralmente são retangulares, com vários sabores dispostos lado a lado nas vitrines;
  • Comida de rua é uma das tradições da cultura italiana. Pizzas dobradas, bolinhos (arancino ou suplí, com recheios variados à base de arroz) e gelatos, entre outras iguarias, são as favoritas.

Tradições da cultura italiana nas festas religiosas e celebrações

A Itália é um país de maioria católica, então muitas de suas festividades estão ligadas às datas importantes desta religião, como o dia do santo padroeiro de cada cidade. Muitas são bastante conhecidas pelos brasileiros, como o Dia de Reis (Epifania, em 6 de janeiro), o domingo de Páscoa (Pasqua), o dia de Todos os Santos (Tutti i Santi, em 1o de novembro), Natal (Natale) e noite de São Silvestre, em 31 de dezembro.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Befana

Para mim, das tradições da cultura italiana que conheço, a Befana é a mais bonitinha delas. Na noite de 5 para 6 de janeiro, uma bruxa chamada Befana visita a casa das crianças deixando caramelos e doces nas meias daquelas que se comportaram bem durante o ano anterior e carvão para as que não foram boazinhas. A boneca com imagem da Befana está na capa do nosso artigo. Além dos doces, a Befana é muito caprichosa e usa sua vassoura para varrer a casa antes de ir embora. A tradição é tão difundida aqui na Itália, que os pais fazem os meiões da Befana para as crianças, ou seja, enchem aquelas meias de natal com doces italianos, chocolates e brinquedinhos. E claro os docinhos em formato de carvão, vendidos especialmente para a ocasião. Você pode conferir algumas comidas típicas da Itália, que vão deixar você com água na boca.

Sagras e batalhas

Elas são relacionadas às colheitas de determinados produtos, comemoram a mudança da estação do ano ou trazem outros sentidos. No Piemonte, no carnaval, há a Batalha de Laranjas de Ivrea, que consiste basicamente em uma guerra de laranjas. Em Ruvo, na região da Apúlia, por volta do mês de novembro a cidade fica repleta para a Sagra do cogumelo Cardoncello. As sagras são festas populares de rua e, no caso desta, celebra a colheita do cogumelo com vários pratos típicos preparados com o ingrediente.

Quais elementos Os italianos trouxeram para nossa cultura?
Essas festas usualmente remontam a Idade Média e são bastante comemoradas pelos moradores. Outra festa muito famosa é o Palio de Siena, que é uma corrida de cavalos que ocorre anualmente desde o século XVII na cidade de Siena, na Toscana. Veja a lista das melhores cidades pequenas da Itália para morar.

Explosão do Carro

No Domingo de Páscoa, em Florença, há um evento folclórico que acontece desde o século 11 chamado “Explosão do Carro”. Um carro puxado por bois enfeitados segue em uma procissão até a Piazza Duomo e, chegando lá, um fio de cobre conecta o carro ao altar maior. Ao fim da cerimonia religiosa, o estopim é aceso e explode o carro em meio a fogos de artifício.

Procissão das Serpentes

Outra procissão incrível é a das serpentes, em Concollo, na região de Abruzzo. Na primeira semana de maio, a imagem do padroeiro, São Domenico, é decorada com serpentes vivas. Isso mesmo. E outras centenas de pessoas levam mais serpentes nas mãos, na caminhada.

Quais elementos Os italianos trouxeram para nossa cultura?

Presentear as mulheres com um ramo de mimosa no Dia das Mulheres

Para comemorar o Giorno della Donna (Dias das Mulheres) a tradição aqui na Itália é presentear cada mulher com um raminho de mimosa no dia delas. A mimosa é uma florzinha amarela bastante comum por aqui e bem resistente ao inverno. Esta tradição da cultura italiana nasceu em 1946, no primeiro dia das mulheres após o final da 2ª Guerra Mundial, por decisão das mulheres do Unione Donne in Italia (U.D.I.) que buscavam um símbolo para o dia, e a escolha da flor deve-se ao fato da mimosa florescer bem na época do 8 de março.

Adornos de fitas de nascimento e casamento

Outra tradição da cultura italiana bastante interessante é o hábito de anunciar os nascimentos e casamentos com adornos de fitas. Quando nasce uma criança os pais colocam na porta da casa um adorno de fita azul (para meninos) ou rosa (meninas) com o nome da criança anunciando sua chegada. Desta maneira, os vizinhos ficam sabendo do nascimento do bebê e visitam a família, levando presentes e comidas. Já quando casam, os italianos enfeitam o carros dos noivos e do cortejo com adornos de fitas brancas. Confira as dicas que já compartilhamos para morar na Itália.

Tradições da cultura italaina: é verdade que eles falam em dialeto?

Sim. Quem leu os famosos livros de Elena Ferrante, cujas histórias se passam principalmente em Nápoles, frequentemente encontrou passagens em que a linguagem mudava – do italiano convencional, eles passavam a conversar no dialeto local. E é exatamente o que acontece ainda hoje em algumas localidades no país. Até meados do século 19, as cidades-estado italianas falavam e escreviam em diferentes línguas. Em 1861, o país foi unificado e o italiano foi imposto como língua obrigatória. A universalização do ensino de italiano nas escolas se deu apenas depois da Segunda Guerra Mundial, então muitos idosos ainda cultivam esta tradição. Na Região do Vêneto, por exemplo, o dialeto é bastante difundido e falado por pessoas de todas as idades e é possível encontrar placas em italiano e em vêneto nas ruas e estabelecimentos comerciais. Existem mais de 21 dialetos falados na Itália, como você pode conferir neste artigo. Aproveite e confira 8 dicas e um segredo para aprender italiano rápido.

Cinema também é uma das tradições da cultura italiana

Entre as tradições da cultura italiana, a gente costuma esquecer a importante contribuição do cinema. As décadas entre 1950 e 1980 foram consideradas de ouro, reunindo o trabalho de diretores e cineastas como Federico Fellini, Sergio Leone, Michelangelo Antonioni, Pier Paolo Pasolini e Dario Argento. Da Itália também saíram estrelas consagradas, como a atriz Sophia Loren. Confira nosso top 10 de filmes italianos.

Marcas de luxo

Elas estão muito presentes no cotidiano e no imaginário ligado ao luxo e ao bom gosto. Marcas de carro como Ferrari e Lamborghini, por exemplo, são objetos de desejo. Na moda, as grifes como Valentino, Prada, Gucci, Dolce & Gabbana, Armani e Versace há várias décadas ditam tendências e estão entre as principais tradições da cultura italiana. A cidade de Milão é a mais importante do ponto de vista financeiro e de negócios ligados ao mercado de luxo. Veja também o que você precisa saber para morar em Milão.

Patrimônio histórico e cultural

Como falar das tradições da cultura italiana sem destacar a história riquíssima do país? Estima-se que pelo menos 50 patrimônios da humanidade estejam no território. Entre eles, o Coliseu em Roma, o Duomo de Milão, o centro histórico de Florença, a Torre de Pisa, o sítio arqueológico em Pompeia, as cidades de Veneza e Verona são alguns dos mais conhecidos. O site oficial do país tem várias informações. Saiba mais sobre os monumentos da Itália.

Quais elementos Os italianos trouxeram para nossa cultura?
A ópera também merece um lugar especial neste artigo. Há séculos escutamos as obras-primas de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini, Gioacchino Rossini e Antonio Vivaldi. E certamente a música do país tornou-se mais relevante em todo o mundo graças aos famosos tenores, como Luciano Pavarotti e Andrea Bocelli. A música contemporânea também é bastante presente nas listas de sucessos, com artistas como Laura Pausini e Eros Ramazzotti. No cinema, o compositor Ennio Morricone também conquistou um lugar de ídolo cult.

Diferenças e semelhanças das tradições da cultura italiana com o Brasil

Mais de 30 milhões de brasileiros possuem origem italiana. A forte presença dos imigrantes e a maneira como o Brasil acolheu sua cultura a tornou bastante presente por aqui. Há, portanto, uma série de semelhanças interessantes que nos conectam aos italianos. Ao mesmo tempo, existem diferenças que precisam ser compreendidas e respeitadas. Veja alguns exemplos.

Semelhanças

  • Tanto na Itália quanto no Brasil, o futebol é uma paixão. Na Itália eles chamam a seleção tetra-campeã de Azurri, devido à camisa azul;
  • A origem dos brasileiros e dos italianos é latina. Então, ambos os povos têm um comportamento mais ligado à família e à religião, além de serem expansivos e calorosos. Bom exemplo é o jeito italiano de falar com as mãos, sempre muito imitado;
  • Os dois povos também são bastante vaidosos;
  • Como no Brasil, há na Itália uma espécie de disputa entre as regiões norte e sul. No país da bota, o norte é ligado ao estereótipo do trabalho e da economia forte; o sul costuma ser associado à pobreza;
  • Eles se cumprimentam com dois beijinhos no rosto, como no Rio de Janeiro e nos estados do Nordeste.

Diferenças

  • Ao contrário do Brasil, o conceito de fila não é exatamente claro na Itália. Muitos visitantes que vão ao país estranham as pessoas furando filas;
  • Tampouco existem assentos especiais para idosos nos transportes públicos, enquanto no Brasil é um direito;
  • Na Itália, o comércio fecha para o almoço em algumas regiões. Lembra o hábito da siesta, praticado na Espanha. Bem que poderíamos adotar este costume por aqui!
  • Várias casas italianas não possuem sala de estar. O primeiro cômodo é a cozinha, com uma grande mesa e, sobre ela, fica a TV e são feitas as refeições. É onde as pessoas se reunem;
  • A comida é servida em várias etapas na Itália. Depois dos antepastos, é servido o prato principal (il primo piato), normalmente uma massa ou risoto. O secondo piato costuma ser a carne ou alguma proteína vegetariana, como purê de feijões-pretos brancos. Para finalizar, o dolce ou sobremesa. Em alguns locais, ainda servem um aperitivo, como um limoncello;
  • É possível beber água de graça em algumas ruas, nas fontes públicas. Basta levar uma garrafinha e encher. A água tem um gosto mais salgado, como em várias regiões da Europa, mas é própria para consumo;
  • Aliás, as pessoas tomam água da torneira;
  • E os banheiros não possuem lixo – eles jogam papéis no vaso sanitário.

Como são as tradições da cultura italiana em relação ao restante da Europa?

Até já adiantamos algumas semelhanças interessantes com a Espanha, no caso da siesta à tarde, e da França, ligada à cultura alimentar de valorização dos ingredientes e do preparo da comida. Que tal conhecer outras diferenças e pontos em comum?

Em comum

  • Assim como na França, a Itália tem muita ligação com marcas de luxo na moda e no design;
  • E, assim como na França, a burocracia italiana é conhecida como uma das mais complicadas do continente;
  • A Itália, como vários países da Europa, é um museu a céu aberto. Estátuas, imponentes prédios históricos, ruínas e outros monumentos são impressionantes;
  • Os italianos adoram filmes dublados, assim como na França e na Espanha. Mas há cinemas em que os filmes passam com legendas. Vale perguntar antes de comprar o ingresso;
  • O ano letivo italiano é o mesmo que em toda a Europa: inicia em setembro, no final do verão, e segue até junho do ano seguinte. Também é dividido em dois semestres, com uma pausa entre janeiro e fevereiro.

O que há de diferente

  • Os italianos são mais supersticiosos do que muitos países mais austeros. Aliás, o número 17 está associado a azar no país da bota. Eles também acreditam que brindar apenas com água traz má sorte;
  • A história das máfias é outro aspecto particular na Itália;
  • O povo italiano é alegre e mais comunicativo do que o de outros países, especialmente ao norte do continente, como Alemanha, Suécia, Dinamarca e Inglaterra;
  • A geografia italiana é única, especialmente no que se refere ao grande número de vulcões. Para citar apenas os três mais famosos, há o Etna, o Vesúvio e o Stromboli.

Conheça também a influência europeia na cultura brasileira.

Antes de viajar para a Itália

Ficou com vontade de conhecer este país e conferir todas essas curiosidades? Estas são apenas algumas, em uma cultura tão rica e diversificada. Saiba que, para garantir uma viagem tranquila pelo país, é necessário um seguro viagem com cobertura de pelo menos 30 mil euros, pois o país faz parte do Acordo de Schengen. Você pode utilizar nosso comparador de seguro viagem do Euro Dicas, que vai mostrar nos resultados apenas os seguros que atendam a essa especificação. Outra opção é acessar o Seguros Promo. Nos dois sites, você pode utilizar ao final da compra o cupom EURODICAS5 para ganhar um desconto exclusivo para os nossos leitores.