Quais foram as indústrias que mais se destacaram no início da industrialização brasileira?

Você sabe qual é a diferença entre o processo de industrialização do Brasil e dos países considerados desenvolvidos? Vamos revisar este conteúdo para o Enem!

Com um século de atraso da consolidação da sua industrialização, o Brasil é considerado um país subdesenvolvido. Entre outros fatores, pela sua industrialização tardia. Enquanto os países considerados desenvolvidos, como por exemplo Inglaterra, França e Estados Unidos, tiveram o início do seu processo no período da Primeira Revolução Industrial, a industrialização brasileira iniciou-se por volta do final do século XIX.

Como foi a industrialização brasileira

O início da industrialização do Brasil acontece por conta das mudanças da estrutura econômica não somente nacional, mas de todo o globo terrestre, em conjunto com o contexto político e social do país. A mudança responsável para o início deste processo foi a abolição da escravidão e início do trabalho remunerado.

Com o início do trabalho remunerado, a população brasileira passou a consumir muito mais produtos do que antes. Não somente produtos característicos da cultura brasileira, mas também aqueles difundidos no território nacional pelos imigrantes.

A partir do aumento gradual do consumo por parte da população brasileira e com o marco político da proclamação da república, o processo de industrialização brasileira começou a dar pequenos passos a cada período histórico.

Fases da industrialização no Brasil

Podemos dividir estes períodos em quatro fases para melhorar o entendimento. É sempre importante ressaltar que estas mudanças ocorreram de forma gradual, e não em anos específicos. Deste modo, as datas são somente para uma contextualização não precisa.

Primeira fase da industrialização no país

A primeira fase da industrialização brasileira foi caracterizada por uma época onde o país ainda era uma colônia europeia.

Deste modo, Portugal, que comandava o Brasil na época, não permitia que indústrias se instalassem no país. Esta fase é então caracterizada pelo período de 1500 a 1808 e é marcada pela produção artesanal e utilização de engenhos.

Segunda fase

A segunda fase foi ocasionada pela chegada da família real ao Brasil, em 1808, que permitiu a implantação das primeiras indústrias no país entre o período de 1808 a 1930. Esse período foi marcado pela chegada das indústrias com tributo de taxas que chegaram até 60% para as mercadorias importadas.

Esse período, que chamamos aqui de segunda fase da industrialização, é o período onde o poder do café entra em declínio. Com o declínio do café, muito fazendeiros largaram as atividades agrícolas e passaram a investir os recursos acumulados nas atividades industriais, que estavam cada vez mais em alta.

As primeiras indústrias eram voltadas para o ramo alimentício e outros produtos os quais não necessitavam de tanta tecnologia. Já que pouco da tecnologia dos demais países havia chegado ao território brasileiro.

Terceira fase da industrialização brasileira

A terceira fase foi o período onde temos a construção de novos modos de transporte de mercadorias, como por exemplo a construção de ferrovias ao longo de todo território brasileiro. Os investimentos para a construção destas novas vias de circulação vieram em boa parte dos antigos cafeicultores que agora consolidavam suas indústrias no país.

Neste período, grandes companhias como a Siderúrgica Nacional (1947) e a PETROBRAS (1953) foram criadas, estimulando a mineração. Isso porque havia uma grande demanda de metais que abasteciam as indústrias e a extração de petróleo, que se tornaria uma importante matéria prima para produção de plástico e combustíveis. Essas mudanças ocorreram aproximadamente entre os anos de 1930 e 1955, durante o governo Vargas.

Quarta fase

Por fim, a quarta fase, que se estende até a atualidade, é o período que se inicia no mandato do presidente Juscelino Kubitschek, responsável por iniciar o processo de abertura econômica. Este processo foi responsável por trazer ao Brasil novos investimentos de outras nações e empresas multinacionais durante a segunda metade da década de 1950.

Quais foram as indústrias que mais se destacaram no início da industrialização brasileira?

A partir do ano de 1964, com o início da ditadura militar, o processo de abertura econômica foi levado a um nível que causou grandes problemas para a indústria brasileira. A grande quantidade de empresas e investimentos estrangeiros descontrolaram a economia do país. Assim, o Brasil passou a perder a autonomia perante seu crescimento econômico, criando dependência dos países que passaram a instalar sua multinacionais aqui.

Além da dependência criada em relação aos outros países, a indústria nacional passou a desvalorizada. Essa desvalorização começou a diminuir efetivamente somente no início do século XXI, quando durante o governo do presidente Luiz Inácio da Silva, a indústria nacional passou a receber maior atenção novamente.

Atualmente, no governo Jair Bolsonaro, a desvalorização das indústrias e serviços brasileiros voltou a ser pauta. Já que a postura de relações econômicas do partido em vigência possui tendências extremamente liberais, muitos especialista temem uma volta aos problemas econômicos que se iniciaram em 1964.

Videoaulas

Este é um conteúdo bastante importante para o Enem, por isso, para que você aprenda mais, sempre recomendamos as videoaulas e as questões que estão sempre ao final das aulas!

Questões sobre a industrialização brasileira

Para terminar, responda as questões abaixo, selecionadas pelo nosso professor, e verifique se você realmente aprendeu tudo sobre o processo de industrialização do Brasil.

Compartilhe:

Quais são as principais indústrias que se destacam no Brasil?

Os principais tipos de indústrias no Brasil são as automobilísticas, petroquímicas, de produtos químicos, alimentares, de minerais não metálicos, soja, têxtil, de vestuário, metalúrgica, mecânica, etc.

Quais foram as principais indústrias desenvolvidas no período da industrialização?

A Industrialização e as Revoluções Industriais Segunda Revolução Industrial do século XIX, que desenvolveu as indústrias química, elétrica e siderúrgica, usando como fonte de energia o petróleo e da eletricidade (contexto ficou marcado pelo Imperialismo que levou à Primeira Guerra Mundial).

Quais foram os segmentos industriais que mais se destacaram no início da industrialização brasileira?

Assim podemos dizer que os segmentos que mais se destacaram no inicio do processo de industrialização foi o alimenticio, o textil e também o de vela e o de sabão.

Quais foram as primeiras indústrias criadas no Brasil?

As primeiras indústrias do país foram as de base, mais precisamente a Companhia Siderúrgica Nacional (1941), a Vale do Rio Doce (1943) e a Companhia Hidrelétrica São Francisco (1945).