Quais foram as questões não resolvidas da Primeira Guerra Mundial?

Qual o principal motivo que levou ao assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e, consequentemente ao desencadeamento da Primeira Guerra Mundial?

  • A A morte do arquiduque foi, na verdade, um efeito colateral de um ataque maior planejado pelos nacionalistas sérvios ao território da Bósnia-Herzegovina.

  • B O arquiduque defendia a ideia de que os povos do império austro-húngaro deveriam ser detentores de maior autonomia, o que ia contra os objetivos da Sérvia, que almejava implantar sua política nacionalista.

  • C O império austro-húngaro era detentor de um território cheio de riquezas ambicionadas pela Sérvia; diante da negativa do arquiduque em fechar um acordo comercial que a beneficiasse, foi planejado e colocado em prática um plano para assassiná-lo.

  • D O arquiduque era visto como um governante muito ambicioso, e por isso o movimento nacionalista da Sérvia decidiu livrar-se dele, de forma a tornar a região por ele representada um território com mais autonomia.

O Século XX foi um período de conflitos de dimensões nunca vistas até então. Sobre a Primeira Guerra e a Segunda Guerra Mundiais, é INCORRETO dizer que:

  • A A Primeira Guerra começou como uma guerra essencialmente europeia, entre a tríplice aliança de França, Grã-Bretanha e Rússia, de um lado, e as chamadas “Potências Centrais”, Alemanha e Áustria-Hungria, do outro.

  • B Com o fim da Primeira Guerra, foi imposta à Alemanha uma paz punitiva, cláusula da “culpa de guerra”, para mantê-la permanentemente enfraquecida, privando-se a Alemanha de uma marinha e de uma força aérea efetivas.

  • C A Liga das Nações foi, de fato, estabelecida como parte do acordo de paz após a Primeira Guerra Mundial e revelou-se um quase total fracasso.

  • D Em 1940, a França foi submetida ao domínio Alemão.

  • E Hitler quebrou o pacto de não-agressão estabelecido com a Inglaterra, comprometendo, assim, a Alemanha e subestimando a capacidade inglesa de resistir.

Analise as proposições e coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas, sobre a história do período entreguerras:
( ) A crise da bolsa de valores de Nova York e, por sua vez, a Depressão econômica de proporção Mundial colaboraram com a emergência do sistema soviético como uma alternativa ao capitalismo mundial. ( ) A partir das descobertas de novas tecnologias, oriundas da primeira Guerra Mundial, houve um crescimento acentuado das transações de mercado, permitindo aos EUA consolidar sua presença internacional de forma segura afastando-os do terremoto global da História Econômica. ( ) A Primeira Guerra Mundial arruinou materialmente o chamado velho mundo, principalmente a Europa. No entanto, a ruína econômica foi ampla e foi sentida do México à China, como também do Magreb à Indonésia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

  • A V, F e V.

  • B V, V e F.

  • C F, V e V.

  • D F, V e F.

  • E V, F e F.

Assinale a alternativa que traz os pontos CORRETOS sobre o Tratado de Versalhes (1919).

  • A No tratado de Versalhes (1919) existe uma cláusula, conhecida como “culpa de Guerra”, que fez da França a única responsável pela primeira Guerra Mundial.

  • B Na Alemanha, houve a união do partido comunista, na extrema esquerda, com o partido nacional socialista de Hitler, na extrema direita, a partir da compreensão do Tratado de Versalhes como injusto e inaceitável.

  • C A reparação pelo custo da guerra com a imposição do pagamento, pelo seu ônus, às diversas nações envolvidas, possibilitou a segurança da paz mundial até 1939, devido ao Tratado de Versalhes.

  • D O tratado de Versalhes permitiu a união da Europa e dos EUA contra a União Soviética.

  • E Diante da sua característica de defesa e consolidação da paz, o Tratado de Versalhes não possui nenhuma relação com a eclosão do novo conflito mundial bélico em 1939.

“(...) a Primeira Guerra Mundial foi seguida por um tipo de colapso verdadeiramente mundial, sentido pelo menos em todos os lugares em que homens e mulheres se envolviam ou faziam uso de transações impessoais de mercado” (Hobsbawm, Eric. Era dos extremos: o breve século 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995 pag. 91)

O contexto da Primeira Guerra Mundial também coincidiu com o acirramento dos conflitos sociais e ideológicos no mundo todo, e o Brasil não ficou imune. (...) a política brasileira via nascer atores influentes e ideologias; o parque industrial crescera; crescera também a classe operária e suas organizações sindicais e políticas. (Napolitano, Marcos. História do Brasil república: da queda da Monarquia ao fim do Estado Novo. São Paulo: Contexto, 2018. Pag. 38).

Os dois fragmentos textuais sinalizam aspectos históricos da Primeira Guerra Mundial numa escala mundial e brasileira, assinale respectivamente os enunciados correspondentes.

  • A A Primeira Guerra Mundial não envolveu as grandes potências econômicas do mundo e todos os Estados europeus participaram de alguma forma; no Brasil se constituía a possibilidade de uma perspectiva democrática no cenário político.

  • B O conflito entre 1914-1918 tem em seus pretextos de deflagração o interesse dos sérvios em separar os eslavos do sul em pequenas comunidades independentes; na dimensão nacional despontava um parque industrial instrumentalizado e produtivo.

  • C Os países que se envolveram nos conflitos desenvolveram economias prósperas especialmente; no Brasil se defendia incentivo a agricultura para o país sair do atraso.

  • D As nações que estavam no epicentro do conflito saíram economicamente arruinadas, sobretudo a Alemanha; no Brasil os militares expressavam as insatisfações da classe média e defendiam políticas de industrialização.

  • E O conflito alterou a geopolítica do mundo dividindo em dois mundos; as críticas do movimento operário sustentavam as formas de condução do capitalismo.

Quais os problemas não resolvidos na Primeira Guerra Mundial?

Dentre os problemas estruturais que permaneceram após a Primeira Guerra estavam o alcance das ideologias militaristas expansionistas, as rivalidades econômicas entre as grandes potências industriais, a realidade do Imperialismo europeu e a ausência de mecanismos adequados de diplomacia internacional.

Quais foram as questões não resolvidas da Primeira Guerra que influenciaram o início da segunda?

O revanchismo, a crise de 1929, a ascensão de regimes totalitários e os tratados do pós-Primeira Guerra foram algumas das motivações que resultaram na Segunda Guerra Mundial.

Quais foram os problemas da Primeira Guerra Mundial?

Entre as principais consequências da Primeira Guerra Mundial está a ascensão do nazismo e fascismo como regimes totalitários. Eles surgem, principalmente, como resposta ao cenário de devastação política e econômica que o conflito deixa na Europa, especialmente na Alemanha.

Qual o resultado negativo da Primeira Guerra Mundial?

O fim da guerra implicou implosão de diversos países, entre os quais o Império Austro-Húngaro, na perda significativa de território do Império Russo e do Império Turco, além da criação de novos países que ainda existem como a Polonia, Lituânia, Estônia e Finlândia.