Quais foram os principais filosóficos grego?

Quais foram os principais filosóficos grego?

A Grécia antiga foi um período particularmente prolífico para a cultura e a filosofia . De fato, a história do pensamento ocidental não é explicada em vão sem levar em consideração os grandes pensadores gregos.

Neste ranking dos 15 filósofos gregos mais importantes , tentaremos sintetizar o trabalho de cada um dos pensadores mais influentes e que deixaram um legado mais proeminente.

Principais filósofos da Grécia Antiga

Quando falamos sobre a Grécia Antiga, nos referimos ao período histórico que vai do ano 1200 a. C. até o ano 146 a. C. , quando ocorreu a invasão dórica na região de Helena.

A cultura grega foi tão influente que até o Império Romano adotou grande parte do pensamento deixado por Platão, Sócrates, Heráclito e muitos outros.

Esses pensadores conseguiram fazer da sede do conhecimento seu modo de vida. Saberemos quais foram os 15 filósofos gregos mais importantes . Deixamos de fora os pensadores que também mereciam uma menção honrosa, como é o caso de Górgias de Leontinos , Diógenes Laercio, Plutarco , Hipócrates e muitos outros.

15. Heráclito de Éfeso (540-480 aC)

Quais foram os principais filosóficos grego?

Conhecido por seu apelido “As Trevas de Éfeso”, Heráclito nasceu em uma região da atual Turquia. Seu trabalho era aforístico na forma de poemas intermináveis; portanto, o conhecimento que ele desenvolveu exigia um estudo detalhado.

Ele contribuiu com um conhecimento valioso para o mundo da física, teorizando sobre um “princípio natural” e a mudança incessante da matéria. Seus postulados científicos foram submetidos a análises posteriormente.

  • Saiba mais: “As 35 melhores frases famosas de Heráclito”

14. Epicuro de Samos (341-270 aC)

Quais foram os principais filosóficos grego?

Epicuro foi um dos filósofos mais famosos da Grécia Antiga. Ele desenvolveu o atomismo e sua filosofia de vida era o hedonismo racional . Em busca do prazer hedônico, ele tentou abandonar qualquer forma de dor baseada em uma vida frugal e desapegada.

Infelizmente, poucos dos escritos de Epicuro foram preservados após sua morte, por isso devemos seu legado à poesia de Lucrécio e à correspondência que ele manteve com outro filósofo: Diógenes Laercio.

  • Saiba mais: “As 40 melhores frases de Epicuro de Samos”

13. Sófocles (496-406 aC)

Quais foram os principais filosóficos grego?

Nascido na cidade de Colono, Sófocles era um poeta trágico e um pensador muito proeminente . Embora seu campo de pensamento fosse mais literatura e dramaturgia do que filosofia, seus trabalhos estavam encharcados de reflexões e conhecimentos que outros filósofos desenvolveriam mais tarde. Ele foi o autor do famoso rei de Antígona e Édipo , considerado obras-primas autênticas do teatro trágico grego.

Embora ele fosse um escritor elegante, apenas sete de suas tragédias gregas foram preservadas, que se tornaram referências do gênero por séculos.

  • Saiba mais: “As 25 melhores frases famosas de Sófocles”

12. Anaxágoras de Clazómenas (500 – 428 aC)

Quais foram os principais filosóficos grego?

Anaxágoras foi um filósofo pré-democrático que foi o pioneiro na introdução da noção de nous (νοῦς, mente ou pensamento). Nascido em Clazómenas, na região da atual Turquia, viveu em Atenas desde a adolescência.

Para esse pensador grego, as idéias filosóficas que ele trabalhou sempre giravam em torno da própria natureza. Ele nos deixou um enorme legado com suas descrições da natureza e do universo. Em seus textos, ele argumentou que cada elemento consistia ou vinha de outro elemento e, por sua vez, pertencia a um todo.

  • Saiba mais: “As 13 melhores frases famosas de Anaxágoras”

11. Diógenes de Sinope (404-323 aC)

Quais foram os principais filosóficos grego?

Nascido em Sinope, próximo ao Mar Negro, Diógenes, o Cínico, foi um dos filósofos da Grécia Antiga com um estilo mais irônico e bem-humorado . Embora tenham chegado poucos manuscritos de Diógenes, conhecemos muitas de suas idéias graças a seus fiéis discípulos e estudantes.

Ele se dedicou à arte da discussão e da oratória e rejeitou qualquer convencionalismo de sua era de refugiados em uma vida frugal e austera, embora não tentasse reformar ou mudar o que desafiava. Foi seu discípulo Diógenes de Laercio quem registrou os conhecimentos e as teorias do professor.

10. Agrigento Empédocles (495 – 444 aC)

Quais foram os principais filosóficos grego?

Político e filósofo, Empédocles inventou a teoria das quatro raízes: quatro elementos básicos (água, terra, fogo e ar) que são os componentes essenciais de tudo o que existe. Ele também é o autor das duas “condições” ou “forças” do mundo, das quais explicou os problemas de seu tempo, como corrupção, ódio e amor. A primeira força uniu o existente, enquanto o segundo o separou.

Seu legado originou uma onda de poetas e pensadores que, motivados pelas teorias de Empédocles e seus quatro elementos, iniciaram o campo da física atômica.

  • Saiba mais: “As 12 melhores frases de Empédocles”

9. Parmênides de Eléia (530-470 aC)

Quais foram os principais filosóficos grego?

Na região sul da Magna Grécia, nasceu Parmênides, um poeta e pensador que questionou a própria existência . “É ou não é?”, Pergunta que ele tentou responder e que foi objeto de análise da filosofia durante séculos, sendo um dos paradoxos que correm mais rios de tinta.

Nas palavras de Parmênides, os sinais do caminho da verdade eram a concretização do que é e do que não é. Por esse raciocínio, ele explicou que uma coisa que é nunca pode deixar de ser mais do que sozinha. Como podemos ver, é um argumento um tanto abstrato e estranho que deu origem a centenas de teorias e elucidações em tempos posteriores.

  • Saiba mais: “As 16 melhores frases de Parmênides de Eléia”

8. Pitágoras de Samos (569-475 aC)

Quais foram os principais filosóficos grego?

Reconhecida como o primeiro matemático puro da história, as contribuições de Pitágoras foram fundamentais nos campos da filosofia, geometria e aritmética . O conhecido ” teorema de Pitágoras ” ainda é estudado nas escolas primárias e explica que “em todo triângulo retângulo o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados das pernas”.

Esse pensador não apenas contribuiu para o pensamento abstrato e lógico, mas também refletiu sobre as leis morais da vida, uma vez que sua escola concentrou muitos esforços na promoção de uma vida justa e equilibrada.

  • Saiba mais: “As 35 melhores frases famosas de Pitágoras”

7. Zenão de Eléia (490-430 aC)

Quais foram os principais filosóficos grego?

Zenão de Elea foi especialmente reconhecido por sua teoria do infinito , uma série de raciocínios com os quais ele tentou resolver os paradoxos e dilemas sobre pluralidade e movimento, conceitos que, de um nível metafísico, questionavam com base em argumentos lógicos tendenciosos que permaneciam. Registrado em diferentes manuscritos.

Esse filósofo grego pré-socrático iniciou uma jornada de pensamento que muitos de seus discípulos (incluindo nomes importantes como Meliso, Demócrito e Anaxágoras) continuaram e se expandiram após sua morte.

6. Thales of Miletus (624-546 aC)

Quais foram os principais filosóficos grego?

Mestre de outros grandes pensadores gregos, como Anaximenes, e pai da filosofia grega antiga, Tales of Miletus teorizou sobre a filosofia natural , a origem da matéria e também contribuiu com grande conhecimento em ciências, geografia e matemática, onde deixou como legado o conhecida como “teoria da mudança”.

Para este importante filósofo grego, a água é o elemento principal e original do mundo, o começo de todas as outras coisas. Essa idéia se espalhou pela Grécia antiga e dezenas de filósofos posteriores desenvolveram essas noções.

  • Saiba mais: “As 32 melhores frases de Contos de Mileto”

5. Demócrito (460 – 370 aC)

Quais foram os principais filosóficos grego?

Cientista e matemático único, Demócrito era conhecido como “o filósofo risonho” , ele trouxe grandes teorias e conhecimentos ao mundo da matemática, geometria e astronomia.

Através de diferentes experiências e raciocínios, ele foi capaz de traçar sua teoria atômica do universo, argumentou que os átomos são indivisíveis, inteiros, partículas homogêneas e não são visíveis a olho nu. Uma consideração que a ciência demonstrou mais tarde.

  • Saiba mais: “As 24 melhores frases de Demócrito, o filósofo grego”

4. Anaximetos de Mileto (590-525 aC)

Quais foram os principais filosóficos grego?

Anaximets de Mileto foi um dos filósofos mais importantes e famosos da Grécia Antiga , embora ele não tenha sido apenas um dos primeiros autores da filosofia, mas também tenha contribuído com sua sabedoria para áreas como biologia e geografia. Ele é considerado um dos primeiros astrônomos da história, pois conseguiu criar a primeira imagem do universo.

Este concidadão e discípulo de Thales of Miletus foi estudado e analisado por filósofos posteriores. Uma de suas noções mais importantes foi a que fez referência ao fato de que o princípio de todas as coisas era infinito.

3. Aristóteles (384-322 aC)

Quais foram os principais filosóficos grego?

Considerado o pai da biologia e da lógica, Aristóteles fundou a história do conhecimento no Ocidente . Seu legado consiste em mais de 200 textos nos quais ele teoriza e desenvolve idéias em torno de sete diferentes campos do conhecimento.

A criatividade e profundidade desse filósofo, excelentes em seus escritos e a complexidade de suas abordagens, não apenas significaram um passo adiante no pensamento da Grécia Antiga, mas muitos pensadores posteriores basearam seus postulados nas idéias e experiências deixadas pelos grandes Aristóteles

  • Saiba mais: “As 100 melhores frases famosas de Aristóteles”

2. Sócrates (470-399 aC)

Quais foram os principais filosóficos grego?

Sócrates, nascido em Atenas, foi um dos mais importantes filósofos gregos . É devido a ele as perguntas sobre o próprio raciocínio, além do método socrático, que permitiu que os pensadores perguntassem sobre seu próprio comportamento até alcançarem abordagens mais certas e duradouras.

Ele era um mestre de Platão, que seguiu suas chaves filosóficas e as desenvolveu.

  • Saiba mais: “70 grandes frases de Sócrates para entender seu pensamento”

1. Platão (427-347 aC)

Quais foram os principais filosóficos grego?

Discípulo de Sócrates, Platão desenvolveu a teologia de seu professor para entrelaçá-la com novas abordagens metafísicas . Fundador da Academia de Atenas, ele ensinou suas teorias éticas, bem como dialética e física, onde também contribuiu com grande conhecimento.

Por meio dessas facetas científicas e filosóficas, Platão pretendia criar homens muito mais instruídos e capazes de se governar.

  • Saiba mais: “As 80 melhores frases de Platão e sua filosofia”
  • E também: “As importantes contribuições de Platão para o estudo da psicologia”

Quais foram os principais filósofos gregos?

Alguns abandonaram os mitos e religiões que explicavam tudo na época, buscando teorias mais racionais..
Tales de Mileto (624 a.C.- 558 a.C.) Compartilhar. ... .
Anaximandro (610 a.C. - 546 a.C.) ... .
Pitágoras (582 a.C. - 497 a.C.) ... .
Heráclito (540 a.C. - 470 a.C.) ... .
Parmênides (510 a.C. - 445 a.C.) ... .
Demócrito (460 a.C. - 370 a.C.).

Quais são os primeiros filósofos gregos?

Conheça os primeiros sábios gregos a formular uma explicação racional para o mundo sem recorrer ao sobrenatural. Tales de Mileto (cerca de 624-545 a.C.) Anaximandro de Mileto (cerca de 610-546 a.C.) Pitágoras de Samos (cerca de 570-495 a.C.)

Quais foram os 3 principais filósofos?

Relembre os 10 filósofos mais importantes da história.
Aristóteles (384-322 a.C.) Compartilhar. ... .
Platão (427-347 a.C.) Compartilhar. ... .
Nietzsche (1844-1900) Compartilhar. ... .
Wittgenstein (1889-1951) Compartilhar. ... .
Descartes (1596 - 1650) Compartilhar. ... .
Hegel (1770-1831) Compartilhar. ... .
Kant (1724-1804) ... .
Sócrates (470-399 a.C.).

Quem eram os principais filósofos gregos E o que eles estudavam?

Os primeiros filósofos gregos foram chamados de pré-socráticos e buscaram a descoberta de um princípio originário de todo o Universo. À esquerda, Heráclito, e à direita, Demócrito, ambos pintados pelo pintor holandês Hendrik ter Brugghen. Os filósofos pré-socráticos foram os primeiros filósofos do Ocidente.