Quais os benefícios para a saúde de quem pratica exercícios aeróbicos?

Os exercícios aeróbicos são aqueles que demandam bastante oxigênio durante sua prática, motivo pelo qual ganham esse nome. Eles representam as modalidades que exigem movimentação constante do corpo e promovem elevado gasto de calorias. Não à toa, esses exercícios são indicados tanto para emagrecimento como para manutenção de boa saúde do organismo como um todo.

Práticas como nadar, dançar, correr ou caminhar são definidas como aeróbicas e podem trazer muitos benefícios para o indivíduo. Só para se ter uma noção, hoje a OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda pelo menos 150 minutos de atividades aeróbicas de alta intensidade por semana; ou 300 minutos de atividades mais leves, como as caminhadas, por exemplo.

Pode parecer bastante, mas a verdade é que 150 minutos de atividades de alta intensidade são apenas 30 minutinhos por dia na semana. Já 300 minutos de atividades mais leves são 60 minutos, mas como são de baixa intensidade, podem passam voando se for em um passeio de bicicleta ou caminhando no parque com as amigas, vai dizer?

Quais os benefícios para a saúde de quem pratica exercícios aeróbicos?

O importante é escolher os aeróbicos que você mais se identifica e incluir essas atividades no dia a dia de uma forma que fique agradável para você. Pensando em te ajudar a tomar essa atitude que trouxemos neste artigo os principais benefícios dos exercícios aeróbicos.

Vamos ver quais são?

1. Aliado da saúde cardiovascular

Os exercícios aeróbicos são aliados da boa saúde cardiovascular uma vez que estimulam a circulação sanguínea e aumentam a frequência dos batimentos. Com o passar do tempo, o coração vai ficando mais forte, bombeando mais sangue pelo corpo e oxigênio aos tecidos que necessitam.

2. E também da cardiorrespiratória

Se você está precisando ganhar fôlego, aí está um excelente motivo para praticar exercícios aeróbicos. Ao melhorarem a circulação sanguínea esses exercícios também estimulam o bom funcionamento do sistema respiratório, principalmente ao facilitar a troca gasosa que acontece no pulmão.

Na prática é bem fácil de reparar – depois de um tempo correndo seu corpo fica melhor condicionado, especialmente pela boa respiração.

E falando em condicionamento… se você quer ganhá-lo os exercícios aeróbicos precisam fazer parte da sua rotina.

3. Fortalecimento muscular

Ainda que o objetivo dos exercícios aeróbicos não seja rigidez muscular, é fato que no médio e longo prazo essas atividades também contribuem para o fortalecimento dos principais grupos musculares do corpo, especialmente aqueles que ficam em evidência durante a prática da atividade em específico, como as pernas para os corredores ou braços de nadadores, por exemplo.

4. Emagrecimento

E se a ideia é perder aqueles quilinhos que acumularam na balança com o passar dos anos, aí está mais um motivo para apostar nos aeróbicos. A queima de calorias acontece porque o corpo precisa gastar a energia acumulada para realizar essas atividades, diminuindo o percentual de gordura ao mesmo tempo em que se aumenta o de massa magra.

5. Fortalecimento imunológico

Os exercícios aeróbicos também fortalecem a imunidade do indivíduo, deixando o corpo muito mais resistente a resfriados, gripes e até condições mais sérias.

E não para por aí. A prática de exercícios aeróbicos também ajuda a controlar diabetes, pressão alta e colesterol ruim, evita doenças neurológicas, melhora a memória e cognição, diminui estresse e ansiedade, relaxa e ainda aumenta a expectativa de vida como um todo.

Esperando o que para começar a praticar?


Conheça o NUTRIGREEN.
Acompanhamento nutricional, para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

Quais os benefícios para a saúde de quem pratica exercícios aeróbicos?

Quais benefícios do exercício aeróbico para a saúde?

4 benefícios dos exercícios aeróbicos.
Ajudam a melhorar a aptidão cardiovascular. ... .
Ajudam a aumentar a resistência. ... .
Podem ajudar a melhorar o humor. ... .
Ajudam a fortalecer o seu coração..

Quais benefícios para a saúde de quem pratica exercícios físicos aeróbios e anaeróbios?

Tanto os exercícios aeróbicos quanto anaeróbios são importantes e possuem vários benefícios para a saúde, como por exemplo melhora do condicionamento físico, aumento da força muscular e da resistência, além de diminuir o risco de doenças cardiovasculares.

Quais são os benefícios da atividade anaeróbica?

Os anaeróbios não fortalecem apenas os músculos, mas também aumentam a densidade dos ossos e criam uma resistência elevada. Isso previne contusões e combate doenças, como artrite e osteoporose. Por oferecer mais saúde ao corpo, a prática ajuda a aumentar a imunidade, o que diminui a incidência de resfriados e viroses.

São alguns benefícios dos exercícios aeróbios exceto?

Qual a diferença entre exercícios aeróbicos e exercícios anaeróbicos?.