Quais os desafios para se tornar um empreendedor de sucesso?

Uma das frases mais comuns quando falamos em empreendedorismo é que “empreender no Brasil não é fácil”. Realmente, apostar em um novo negócio é sempre desafiador, mas conhecer esses desafios do empreendedor já é uma vantagem quando se trata de empreender.

Por isso, trouxemos nesse artigo, os principais dos desafios, para que você possa se preparar para eles e obter sucesso. Acompanhe!

1 – Inovações

Empreender requer a criação de produtos e serviços inovadores, que despertem no seu cliente o desejo de compra e que atendam a uma necessidade. E, às vezes, criar algo exclusivo e se diferenciar de outras empresas é um grande desafio.

Além disso, a menos que o empreendedor crie um produto absolutamente novo, ele ainda terá que lidar com a concorrência e o Brasil tem sido um ambiente extremamente competitivo para novos empreendedores.

Mas isso não é motivo para desânimo: trabalhe sua criatividade, abandone formas tradicionais de pensar e trabalhar e ouse mais! Só assim você será capaz de criar produtos e serviços diferenciados e que realmente agreguem valor à sua marca. Isso já te deixará um passo à frente da concorrência.

2 – Capital

Você tem uma boa ideia, mas ainda te falta o capital e os recursos para abrir sua empresa e começar a empreender. No Brasil, o acesso a crédito para pequenas empresas e empreendedores ainda é escasso e desafiador.

A dica nesse caso é criar um bom plano de negócios. Ele é como um documento que mostra todo o planejamento empresarial do negócio, definindo objetivos, diretrizes, metas, análise de mercado, estratégias e planos de marketing, finanças e operacional. Esse documento é essencial para provar que sua empresa pode ser um sucesso e vai abrir mais possibilidades de crédito para seu início.

Para criar seu Plano de Negócios, talvez você precise de uma consultoria especializada, principalmente nas áreas de contabilidade e tributária. Para isso, conte com a contabilidade digital da Maximera, com serviço personalizado e atendimento humanizado para você e sua empresa.

3 – Marketing

Não basta ter uma ótima ideia e abrir sua empresa: é preciso alcançar seu público-alvo e fechar vendas, só assim seu negócio será saudável e sustentável a longo prazo. Portanto, empreender significa, também, saber vender.

Por isso, o investimento em marketing deve ser certeiro, bem planejado e capaz de atingir seu cliente de forma eficaz – e isso, muitas vezes, é um grande desafio. Afinal, é preciso se manter antenado às novidades e às mudanças do mercado, seguir as tendências, pensar na propaganda local e também no marketing digital. São muitas estratégias e escolher as que mais se adequam ao seu negócio é o segredo para o sucesso.

Por isso, não dispense ajuda especializada quando se trata de marketing. O investimento correto nessa área pode fazer uma grande diferença para as finanças da sua empresa.

4 – Burocracia

A lentidão dos processos brasileiros e a burocracia envolvida na abertura e manutenção de empresas têm sido uma verdadeira pedra no sapato de empreendedores. São exigidos tantos documentos e papeladas que muitos empreendedores não conseguem sequer formalizar suas empresas para obter CNPJ, CNAE, inscrições estaduais e municipais.

Nesse caso, o ideal é contar com uma consultoria em contabilidade digital, que te auxilia na abertura de sua empresa e obtenção de CNPJ, além de lidar com outras necessidades burocráticas para você, como legalizações em geral e obtenção de certificado digital. Você pode acessar o site da Maximera e saber mais sobre nossos serviços de contabilidade digital!

5 – Carga tributária

E chegamos ao desafio que, provavelmente, é o maior pesadelo não apenas dos novos empreendedores, mas também de empresários que estão há muito tempo no mercado: a elevada carga tributária brasileira.

A verdade é que nosso regime tributário é pesado e onera quem decide empreender. Dependendo do tipo de produto ou serviço oferecido, os impostos chegam a porcentagens que prejudicam, e muito, o crescimento de um novo negócio.

Por isso, é essencial contar com uma consultoria contábil especializada antes mesmo de abrir seu CNPJ. Uma equipe de contadores experientes pode te ajudar no enquadramento da empresa dentro das diversas possibilidades de regimes tributários, de forma a economizar um pouco nos impostos.

Contar com uma contabilidade digital também é uma ótima ideia, já que ela te ajuda no planejamento tributário e na gestão contábil de sua empresa, te dando a certeza de que não está pagando mais impostos do que deveria. Isso mantém seus negócios corretos diante da lei e sua saúde financeira em dia.

Entre em contato com a Maximera e fale com um de nossos especialistas. Conheça os nossos planos de contabilidade digital e escolha o que mais se adequa às suas necessidades. Nosso objetivo é te ajudar na abertura de sua empresa, em sua gestão contábil e no alívio das cargas tributárias com um atendimento único e exclusivo!

Quais os desafios para se tornar um empreendedor de sucesso?