Quais os materiais que são bons condutores de eletricidade?

Mais Artigos

  1. Por que os fios de cobre são bons condutores?
  2. Os melhores metais para condução de calor
  3. O que é ouro PVD?
  4. Como separar sucata de ferro e metal
  5. A diferença entre o polietileno e o PVC

Os condutores elétricos são materiais com partículas livres eletricamente carregadas, conhecidas como "elétrons" nos metais. Quando uma carga elétrica é aplicada em alguns pontos de um metal, os elétrons se moverão e permitirão que a eletricidade passe. Os materiais com alta mobilidade de elétrons são bons condutores e aqueles com baixa mobilidade de elétrons não são bons condutores, sendo chamados de "isoladores".

Cobre e prata

A prata é o melhor condutor de eletricidade, pois contém maior número de átomos móveis (elétrons livres). Para um material ser um bom condutor, a eletricidade passada através dele deve ser capaz de mover os elétrons; quanto mais elétrons livres no metal, maior é a sua condutividade. No entanto, a prata é mais cara do que outros materiais e não é normalmente usada a menos que seja necessária para equipamentos especializados, como satélites ou placas de circuito. O cobre é menos condutor do que a prata, mas é mais barato e é comumente usado como um condutor eficaz em aparelhos domésticos. A maioria dos fios é de cobre niquelado e os núcleos eletromagnéticos são normalmente envolvidos com fios de cobre. O cobre é fácil de ser soldado e enrolado em fios, por isso, ele é normalmente utilizado quando é necessário uma grande quantidade de material condutor.

Alumínio

O alumínio, quando comparado pelo peso, é mais condutor do que o cobre e custa menos. Ele é usado em produtos domésticos ou em fiações, mas não é uma opção comum, pois tem vários defeitos estruturais. Por exemplo, o alumínio tem a tendência de formar uma superfície de óxido eletricamente resistente nas conexões elétricas, o que pode fazer com que ela superaqueça. Ele é utilizado nas linhas de transmissão de alta tensão (por exemplo, cabos de telefone), que podem ser cobertas por aço para uma proteção adicional.

Ouro

O ouro é um bom condutor elétrico e não mancha, como outros metais, quando exposto ao ar — por exemplo, o aço ou o cobre podem oxidar (corroer) quando são expostos por muito tempo ao oxigênio. O ouro é bastante caro e é usado somente em certos materiais, como nos componentes da placa de circuitos ou de pequenos conectores elétricos. Alguns materiais podem receber revestimento de ouro como condutor elétrico ou utilizar uma pequena quantidade de ouro que recebe um outro material de revestimento para reduzir os custos de fabricação.

Aço e latão

O aço é uma liga de ferro que também é um condutor e é um metal inflexível que é altamente corrosivo quando exposto ao ar. É difícil de se moldar e não é utilizado em pequenos produtos ou máquinas; em vez disso, o aço é utilizado para envolver outros condutores ou em grandes estruturas. O latão, que também é uma liga metálica, é um metal de tração que faz com que seja fácil de se dobrar e moldar em diferentes peças de máquinas menores. É menos corrosivo do que o aço, um pouco mais condutor, mais barato para comprar e ainda mantém o valor após o uso, enquanto a liga de aço só é valiosa quando comprada pela primeira vez.

Referências

Sobre o Autor

Victoria Gorski has been a freelance copywriter since 2005, producing articles for small businesses, newspapers and magazines, as well as creating marketing material. She also publishes material for literacy communities and regional newspapers, such as the "MEN" and "Bolton News." Gorski is pursuing a Master of Arts in creative writing and a postgraduate certificate in education.

Quais os materiais que são bons condutores de eletricidade?

Quais os materiais que são bons condutores de eletricidade?

Introdu��o

O presente trabalho insere-se no �mbito da disciplina de Ci�ncias F�sico-Qu�micas.

Vou falar de bons e maus condutores de corrente el�ctrica.

Nos materiais condutores h� muito menor resist�ncia � passagem das cargas el�ctricas do que nos materiais isoladores. Os fios el�ctricos usados nos circuitos s�o feitos de metais bons condutores revestidos por um material isolador, geralmente pl�stico.

Mas mesmo os materiais bons condutores da corrente el�ctrica, como o cobre, oferecem sempre resist�ncia � passagem dos electr�es de condu��o.

Mas, ser� que todos os materiais possuem essa mesma propriedade?

A condutibilidadeel�ctricarefere-se � circula��o da corrente nos materiais, pois os materiais podem ser classificados quanto � sua maior ou menor capacidade para conduzir corrente el�ctrica.

Existem bons e maus condutores da corrente el�ctrica.

Bons Condutores

Os materiais bons condutores s�o aqueles que se deixam atravessar pela corrente el�ctrica.

Exemplos de bons condutores:

- Metais (como o cobre, alum�nio, ferro, etc.) e algumas ligas met�licas;

- Grafite

- Solu��es aquosas (de sulfato de cobre, de �cido sulf�rico. etc.)

- �gua da torneira, �gua salgada, �gua ionizada (como, por exemplo as das piscinas);

- Corpo humano;

-Ar h�mido.

O que provoca esta diferen�a de comportamento dos materiais?

Os metais s�o bons condutores porque os electr�es que encontram-se  mais afastados dos n�cleos at�micos, por isso t�em grande mobilidade.

Estes electr�es designam-se por electr�es livres: movimentando-se desordenadamente no interior dos metais. Contudo ao fechar-se um circuito el�ctrico, estes electr�es organizam-se de imediato num movimento ordenado, formando uma corrente el�ctrica.

Existem solu��es que s�o boas condutoras e outras nem por isso�Somente as solu��es que  s�o formadas por  i�es e por sais � que s�o boa condutoras de corrente el�ctrica. Assim quando se fecha o circuito el�ctrico, os i�es movimentam-se organizadamente, dirigindo-se os i�es negativos para o el�ctrodo positivo e os i�es positivos para o el�ctrodo negativo. Este movimento organizado constitui a corrente el�ctrica no liquido.

Maus Condutores

Os materiais maus condutores ou isoladores s�o aqueles que n�o se deixam atravessar pela corrente el�ctrica e que, portanto, dificilmente a conduzem.

Exemplos de maus condutores:

- Borracha, madeira, corti�a;

- Vidro, porcelana;

- Pl�stico;

- T�xteis (l�, seda, etc.);

- �gua desionizada, �gua bastante a�ucarada;

- Ar seco.

Estes materiais referidos acima dizem-se isoladores da corrente el�ctrica.

Quais os materiais que são bons condutores de eletricidade?

Quais os materiais que são bons condutores de eletricidade?

Conclus�o

Neste trabalho aprendi mais sobre bons e maus condutores de electricidade. Neste trabalho referi essencialmente exemplos de bons e maus condutores. Com tudo isto aprendi que os fios condutores s�o em metal, porque o metal � um �ptimo condutor, e s�o revestidos normalmente por borracha para que n�s n�o apanhemos �choque� ao agarrar no fio. 

Bibliografia

Na Internet:

  • Http://www.mocho.pt/search/local.php?info=local/fisica/8ano/electricidade/r_e_l_o.info

  • http://coolcat.no.sapo.pt/rmf2.doc

No livro:

  • Titulo � EUREKA! CFQ _ 3� ciclo_ viver melhor na terra

Autora � Teresa Tasso de Figueiredo

Editor � Texto editora, Lda. 

Gon�alo Gon�alves

Que materiais são bons condutores de eletricidade?

Os metais, em geral, são ótimos condutores de eletricidade. Neles, os elétrons fluem com facilidade. Por isso, o cobre, o alumínio e o estanho costumam ser empregados na fabricação de fios elétricos.

Qual e o melhor fio condutor?

Melhores condutores elétricos.
A prata possui uma condutibilidade de 62,5 S*m/mm²..
O cobre possui uma condutibilidade de 61,7 S*m/mm²..
Ouro possui uma condutibilidade de 43,5 S*m/mm²..
Os primeiros fios foram feitos de ferro e com isolação de pano..