Quais os motivos que levaram a Primeira Guerra Mundial resumo?

Graduação em História (Universidade do Vale do Sapucaí, UNIVÁS, 2008)

Ouça este artigo:

A Primeira Guerra Mundial foi um conflito em larga escala iniciado em agosto de 1914 e que terminou no fim do ano de 1918 e envolveu grandes potências da Europa e de outros continentes e países ao redor do globo que tinham alguma ligação com essas potências. A conjuntura política, econômica e militar que levou ao conflito se formou ao longo do fim do século 19 e percorreu todo o século XX criando as condições para que a guerra estourasse em 1914. Assim, vários fatos podem ser apontados como causas da Primeira Guerra Mundial, dependendo do ponto de vista de quem realiza a análise.

O Imperialismo

O caráter expansionista e dominador de algumas potências europeias no final do século XIX deu início a uma política que foi denominada de “Imperialismo”, pela qual uma potência dominava, subjugava e controlava uma área específica de interesse, seja onde estivesse.

Essa política Imperialista levou a França e a Inglaterra num primeiro momento, e a Alemanha, a Itália, a Bélgica e alguns outros países europeus e buscar aumentar o seu poder e influência no mundo todo, gerando atritos entre eles, com consequências muitas vezes militares, aumentando as rivalidades.

O Nacionalismo

O nacionalismo, surgido no século XIX contaminou muitos povos na Europa do final do século XIX e início do século XX. Embasados em histórias, grandes personagens, mitos e discursos políticos, vários povos europeus que se encontravam divididos em vários estados ou ocupados, dominados por outros povos acabaram por avivar um sentimento de pertencimento nacional que deu início a uma série de problemas políticos e militares na Europa.

O exemplo mais claro nesse sentido é a Sérvia, de tradição católica ortodoxa, mas que não existia enquanto Estado independente, sendo subordinada ao Império Austro Húngaro. Ali surgiu o movimento que seria o estopim para a Primeira Guerra Mundial.

A questão balcânica

Uma das primeiras e mais importantes causas da Primeira Guerra Mundial é a grande disputa travada entre as potências européias no intuito de influenciar uma região específica e extremamente importante da Europa, os Bálcãs. Local de união entre os continentes europeu e asiático, a região tem papel importantíssimo desde a Idade Antiga e foi visada e conquistada por diferentes impérios. A região é lar, há séculos, de povos de diferentes religiões e culturas, influenciadas ou protegidas por diferentes potências ao longo do tempo. Muçulmanos vindos da Ásia, cristãos ortodoxos de influência russa e cristãos católicos romanos dividem o espaço dessa região. No início do século XX, a região é dominada e permanece por um tempo sob as ordens do Império Austro Húngaro.

As Rivalidades

Outro fator de destaque que contribuiu muito para a Guerra foram as rivalidades entre as potências europeias no fim do século XIX e começo do século XX. Nesse sentido cabe destacar algumas disputas:

Alemanha X Inglaterra: A Inglaterra dominava a Europa há tempos e controlava o comércio marítimo no continente até o século XIX. No entanto, a partir da unificação alemã em 1871, os ingleses ganham um rival de peso tanto no comércio marítimo quanto no domínio militar. A Marinha de Guerra alemã passa a rivalizar com a marinha real inglesa em todos os níveis.

Os alemães passaram a ter também uma forte disputa com os franceses pelo domínio da Europa Central. Países vizinhos, a Alemanha e a França haviam ido à guerra em 1870 pela região da Alsácia Lorena, de população francesa, mas reivindicada pelos alemães, que venceram e a anexaram ao seu novo país. Isso gerou um revanchismo que permeará toda a primeira metade do século XX.

Bibliografia:

HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991; Tradução Marcos Santarrita; - São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
RÉMOND, R (2009), Introdução à História do Nosso Tempo: Do Antigo Regime aos Nossos Dias, Lisboa: Gradiva, 3ª edição

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/causas-da-primeira-guerra-mundial/

Quais os motivos que levaram a Primeira Guerra Mundial resumo?

Um jogo de cartas, durante a Primeira Guerra Mundial, numa trincheira alemã, na Bélgica, em meados de 1916.

Fotografia por ADOC-Photos, Corbis, via Getty

Ficou conhecida como “A Grande Guerra” – um conflito terrestre, marítimo e aéreo tão horroroso que dizimou 8 milhões de militares e 6.6 milhões de civis. Morreram quase 60% dos intervenientes na guerra. Em apenas 4 anos, entre 1914 e 1918, a Primeira Guerra Mundial alterou a face dos conflitos bélicos modernos, transformando-se numa das guerras mais mortíferas na história mundial.

O QUE PROVOCOU A GRANDE GUERRA
A Primeira Guerra Mundial foi originada por diversas razões, mas as suas raízes assentavam numa complexa rede de alianças entre as potências europeias. No seu âmago estava a desconfiança – e militarização – entre a informal “Tríplice Entente” (Grã-Bretanha, França e Rússia) e a secreta “Tríplice Aliança” (Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália).

Os jogadores mais poderosos, a Grã-Bretanha, a Rússia e a Alemanha, governavam impérios coloniais que queriam expandir e proteger. No decorrer do século XIX, consolidaram o seu poder e protegeram-se forjando alianças com outras potências europeias.

Mulheres e crianças penduram cartazes a pedir aos americanos para se alistarem no exército.

Em julho de 1914, as tensões entre a Tríplice Entente (também conhecida por Aliados) e a Tríplice Aliança (também conhecida por Potências Centrais) inflamaram-se com o assassinato do arquiduque Franz Ferdinand, herdeiro do trono Austro-Húngaro, por um nacionalista sérvio bósnio, durante uma visita sua a Sarajevo. A Áustria-Hungria culpou a Sérvia pelo ataque. A Rússia apoiou o seu aliado, a Sérvia. Um mês depois, quando a Áustria-Hungria declarou guerra à Sérvia, os seus aliados entraram no conflito – e o continente estava em guerra.

O arquiduque Franz Ferdinand (1863-1914), em cima, foi assassinado em Sarajevo por um nacionalista sérvio. O incidente despoletou a Primeira Guerra Mundial.

Fotografia por NONE << The NONE Print Collector, Print Collector, Getty

O ALCANCE DA GUERRA
O conflito expandiu-se rapidamente pelo mundo inteiro, afetando colónias e países aliados em África, na Ásia, no Médio Oriente e na Austrália. Em 1917, após um longo período de não intervenção, os Estados Unidos entraram na guerra. Mas quando isso aconteceu já o principal teatro de guerra – a Frente Ocidental no Luxemburgo, na Holanda, na Bélgica e em França – estava sob um impasse mortal.

Apesar dos avanços, como a utilização de gás venenoso e de tanques blindados, ambos os lados ficaram presos numa guerra de trincheiras, ceifando um número impressionante de vidas. Batalhas como a Batalha de Verdun e a Ofensiva do Somme estão entre os conflitos mais mortíferos na história da humanidade.

Através da Ofensiva dos Cem Dias, com a ajuda dos EUA, os Aliados conseguiram finalmente progredir, derrotando militarmente a Alemanha. A guerra terminou oficialmente às 11 horas e 11 minutos, na manhã do dia 11 de novembro de 1918.

Um soldado e o seu cão procuram feridos, nas zonas de guerra atacadas com gás venenoso.

Nessa altura, o mundo estava a enfrentar uma pandemia de gripe que infetaria um terço da população mundial. A Alemanha, a Rússia e outros países estavam em revolução. Grande parte da Europa estava em ruínas. Os efeitos psicológicos da guerra e os efeitos secundários do envenenamento por gás acabariam por dizimar mais uns milhares de vidas.

O Coronel Americano, Christopher Miller, examina a paisagem de crateras no topo do Forte Vaux. As colinas aparentemente suaves são testemunhos duradouros dos bombardeamentos feitos durante a Batalha de Verdun.

NUNCA MAIS?
Embora o mundo tivesse feito votos para impedir outra guerra de contornos semelhantes, as raízes do conflito seguinte seriam semeadas no Tratado de Versalhes, considerado pelos alemães como humilhante e punitivo, ajudando a preparar o terreno para a ascensão do fascismo e da Segunda Guerra Mundial. A tecnologia desenvolvida durante a guerra seria usada na guerra mundial seguinte, apenas duas décadas mais tarde.

Apesar de ter sido descrita na época como “a guerra para pôr fim a todas as guerras”, a cicatriz deixada pela Primeira Guerra Mundial no mundo foi tudo menos temporária.

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site nationalgeographic.com e atualizado a 18 de março de 2020 por motivos editoriais.