Quais os sintomas do TDAH na infância?

Como identificar o TDAH na infância?Tempo de leitura estimado: 3 min.

15 de dezembro de 2021

Espaço da Família

Uma das maiores preocupações de pais e familiares durante a primeira infância é conseguir identificar desvios e problemas de aprendizagem. Entretanto, os sintomas do TDAH, muitas vezes, passam despercebidos e podem acompanhar a criança durante toda sua vida.

Neste artigo, vamos explicar o que é e como identificar o TDAH na infância, além de apresentar algumas dicas para lidar com a doença de forma saudável.

O que é o TDAH?

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), ou ADD (Distúrbio de Déficit de Atenção), é uma doença neurobiológica de origem genética que afeta de 3% a 5% das crianças no mundo.

Comum durante a fase escolar, e presente em grande parte entre jovens do sexo masculino, o TDAH se caracteriza pela presença de sintomas como desatenção, inquietação, impulsividade e esquecimento. Em alguns casos graves, as crianças e os adolescentes podem, até mesmo, desenvolver distúrbios como ansiedade e depressão.

No entanto, o transtorno vai muito além da simples falta de concentração e hiperatividade. Ele pode afetar de forma significativa o desenvolvimento da criança e, inclusive, impactar consideravelmente a vida pessoal e profissional do indivíduo na fase adulta.

O diagnóstico do TDAH na infância deve se basear no comportamento da criança em diversos ambientes, ou seja, não apenas na observação do indivíduo durante uma consulta ou a partir de relatos escassos. O profissional precisa averiguar o desempenho da criança em sua totalidade, assim como, também, por meio das observações dos pais, familiares e professores. A troca de informações e o diálogo sem preconceitos são fundamentais para o diagnóstico correto da doença.

Em casa, pais e familiares devem prestar atenção aos seguintes indicativos:

  • distração;
  • impulsividade;
  • dificuldade de compreender instruções;
  • baixo desempenho escolar;
  • agitação;
  • esquecimento;
  • ansiedade.

Como lidar com o TDAH na infância?

Após a confirmação do diagnóstico feito por um profissional especializado, e seu respectivo tratamento, seja ele medicamentoso ou não, os familiares precisam observar e motivar a criança. Alguns especialistas sugerem exercícios físicos, como esportes em equipe, para incentivar a interação social, e terapias individuais.

Crianças e adolescentes com TDAH apresentam muita dificuldade com foco, organização do tempo e identificação de prioridades. Por isso, é muito importante que os familiares acompanhem de perto o comportamento do estudante, não só para ajudar a organizar as tarefas, mas, também, para assegurar que ele tenha o descanso necessário quando houver sinais de desatenção.

O uso excessivo de telas (celulares, tablets, televisores etc.) em detrimento de atividades físicas pode ser um fator agravante em crianças com esse tipo de transtorno. Assim sendo, é oportuno que os pais tentem deixar essa relação equilibrada.

De modo geral, é aconselhável que os pais motivem o esforço da criança em pequenas atividades — mesmo que o desempenho não seja perfeito —, estabeleçam limites e regras em casa e, sobretudo, escutem e ajudem a criança a gerenciar a própria impaciência. O incentivo à gestão de emoções é importante para que ela não ceda perante as frustrações e suas limitações pessoais.

Neste artigo, explicamos o que é Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, como identificá-lo em crianças e adolescentes e apresentamos algumas dicas para lidar com o TDAH na infância de forma saudável.

Ajudamos você a saber mais sobre TDAH? Siga o Programa Escola da Inteligência nas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e LinkedIn. Estamos sempre compartilhando as melhores informações sobre educação socioemocional para ajudar sua família!

O Transtorno de déficit de atenção (TDAH) é o transtorno comportamental mais comum na infância, e atinge cerca de 5% das crianças. Dessas, 95% apresentam os sintomas do quadro antes dos 12 anos de idade — em geral, são os professores que observam as diferenças de comportamento que indicam a condição.

“A criança mais agitada muitas vezes se confunde com a que tem TDAH. É muito importante, tanto para pais como para profissionais que trabalham com essas crianças, saber qual a forma correta de se fazer o diagnóstico. É importante lembrar que a criança com TDAH pode, muitas vezes, não ser agitada, mas sim ter uma desatenção tão grande que a prejudica no dia-a-dia”, explica o neuropediatra Marcone Oliveira.

A principal maneira de identificar qual tipo de TDAH da criança é mais predominante (déficit de atenção ou hiperatividade) é utilizar os critérios do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais. O diagnóstico é clínico, ou seja, não é possível detectar a condição com exames laboratoriais ou de imagem. Confira os principais sinais:

Sintomas do déficit de atenção

  • Desatenção a detalhes e erros;
  • Dificuldade em sustentar atenção; parece não ouvir;
  • Dificuldade com instruções, regras e prazos;
  • Desorganização;
  • Evita/reluta tarefas de esforço mental;
  • Perde, esquece objetos;
  • Alta distração;
  • Não automatiza tarefas do cotidiano.

Sintomas de hiperatividade e impulsividade

  • Movimento excessivo do corpo durante postura;
  • Dificuldade em permanecer sentado;
  • Sobe, escala, exposição em perigos;
  • Acelerado para as atividades;
  • Faz tudo “a mil”;
  • Fala demais e se intromete;
  • Responde antes de concluir perguntas;
  • Dificuldade em esperar;
  • Interrompe inoportunamente.

Quais as características de uma pessoa com TDAH?

Basicamente, o TDAH é um transtorno neurobiológico que tem como principais características falta de atenção, agitação e impulsividade. Surge na infância e em muitos casos acompanha o indivíduo na vida adulta.

Quando suspeitar de TDAH?

A suspeita do diagnóstico de TDAH deve ser levantada na presença de crianças com sintomas de hiperatividade, falta de atenção e/ou impulsividade que estão presentes desde a infância. Tais sintomas devem ser inapropriados para a idade e resultar em significante disfunção psicológica, social e/ou educacional.

O que causa TDAH infantil?

Causas. Estudos apontam a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro como as principais causas do transtorno do déficit de atenção.

Quais os primeiros sintomas de TDAH?

Dificuldade de concentração, agitação, distração e atitudes impulsivas podem ser sinais de TDAH, o transtorno de deficit de atenção com hiperatividade. A desatenção, juntamente com outros sintomas, podem indicar TDAH e merece atenção.