Quais os tipos de esterilização cirúrgica?

Curta e Compartilhe este Conteúdo!

 

  

Quais os tipos de esterilização cirúrgica?

São vários os tipos de invólucros para esterilização de materiais hospitalares disponíveis no mercado. No processo de escolha, há dois fatores preponderantes: a qualidade da embalagem para esterilização e o seu custo.

É importante se ressaltar aqui a diferença entre o preço de aquisição e o custo final que este invólucro pode acumular. Por exemplo, se o material for reutilizável, qual gasto será adicionado ao se considerar as etapas de confecção e lavagem?

Feita essa relação, resta a pergunta: Qual invólucro tem o melhor custo-benefício? O papel kraft, o brim, o papel crepado, o papel grau cirúrgico ou o sms para esterilização?

Veja o infográfico abaixo com o comparativo entre essas opções e entenda suas principais diferenças:

Quais os tipos de esterilização cirúrgica?

VEJA OS TAMANHOS DE PAPEL GRAU CIRÚRGICO E SMS PARA ESTERILIZAÇÃO E FAÇA UM ORÇAMENTO COM  PREÇO DE ATACADO

Faça um Orçamento!

Tipos de embalagens para esterilização de materiais hospitalares

Papel Kraft


O uso do papel kraft como embalagem para esterilização é proibido pela Anvisa, segundo a RDC15/2002.

Além de apresentar inconstância na gramatura, microfuros, não suportar umidade e ter efeito memória, o material contém amido, corante e produtos tóxicos. Isso pode prejudicar a saúde dos profissionais que manuseiam o produto na hora da selagem do papel.

Portanto, o uso deste material na Central de Material e Esterilização (CME) deve ser descartado.

Brim (algodão)


Difundido ainda hoje em muitos hospitais, o uso do tecido de algodão para esterilização é visto como uma alternativa mais barata entre muitos compradores e enfermeiros. No entanto, é bom lembrar que devem ser colocados na ponta do lápis os gastos com a lavanderia (água, sabão, energia), além da mão de obra empregada no processo para poder reutilizá-lo. Afinal de contas, os funcionários poderiam dedicar este tempo para executar outras tarefas.

Vale lembrar também que o algodão não resiste à umidade e possui baixa barreira antimicrobiana (34%), aumentando o risco de infecções hospitalares. A cada nova lavagem, as fibras se desgastam, e o monitoramento de reutilizações pode ser complicado para o hospital.

Papel Crepado para esterilização


O papel crepado possui baixa resistência à tração, podendo furar ou rasgar com facilidade. O material possui efeito memória (pouco maleável), dificultando o manuseio e a abertura asséptica.

Não é compatível com Plasma de Peróxido de Hidrogênio.

Papel Grau Cirúrgico


O papel grau cirúrgico é uma ótima opção para embalar objetos menores. É regulamentado, tem baixo custo e possui disponibilidade em várias formas e tamanhos. É compatível com os métodos de esterilização: vapor sob pressão, óxido de etileno, plasma de peróxido de hidrogênio, autoclave de formaldeído e radiação ionizante.

Tecido SMS para esterilização


O SMS é um tecido-não-tecido 100% polipropileno. É considerado o material para esterilização mais completo, uma vez que possui alta barreira contra microrganismos, é compatível com todos os processos gasosos e a vapor e tem alta resistência contra rasgos e furos.

É maleável, repele líquidos e  permite a penetração do agente esterilizante.

O SMS também possui tempo de validade extenso, podendo a chegar até 6 meses dependendo das condições de armazenamento.

O material é composto por três camadas:
Spunbond: duas lâminas externas que garantem a resistência e durabilidade do material
Meltblown: uma lâmina interna que forma uma barreira efetiva contra bactérias e líquidos

Conclusão:


Sabe-se que nenhum hospital usa apenas um tipo de material para esterilização em sua CME. Levando em conta todos os benefícios e custos de cada um, encontra-se na melhor combinação para uso na central de material e esterilização os invólucros de Grau Cirúrgico (para embalar instrumentais cirúrgicos menores) e o SMS para Esterilização (para embalar volumes maiores).


Curta e Compartilhe este Conteúdo!

 

  

Quais os tipos de esterilização cirúrgica?

Quais os 4 tipos de esterilização?

O processo de esterilização pode ser feito por meio de quatro métodos que englobam a técnica:.
Flambagem;.
Incineração;.
Raios infravermelhos;.
Estufas de ar quente..

Quais os tipos de esterilização no centro cirúrgico?

Os métodos são: esterilização térmica por calor seco, esterilização térmica por vapor saturado e por radiação ionizante.

Quais os 3 tipos de esterilização?

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

Quais os tipos de esterilizantes?

Os métodos de esterilização podem ser divididos em químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético) e físicos (calor, filtração e radiação).