Quais receitas e despesas pertencem ao exercício financeiro?

Grátis

5 pág.

Quais receitas e despesas pertencem ao exercício financeiro?

  • Quais receitas e despesas pertencem ao exercício financeiro?
    Denunciar


Pré-visualização | Página 2 de 3

credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito é o/a? Liquidação
Assinale a alternativa com o termo cuja definição é: consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito, e tem a finalidade de apurar a origem e o objeto do que se tem que pagar, a importância exata a pagar e a quem se deve, para extinguir a obrigação. Liquidação
É um exemplo de despesa por mutação patrimonial: aquisição de material permanente.
Constatou-se que determinada no exercício anterior determinada despesa não foi processada, embora o orçamento então vigente houvesse consignado crédito próprio para tal fim, com saldo suficiente para atendê-la. Tal despesa pode ser atendida no presente exercício utilizando-se a: dotação orçamentária do atual exercício.
Despesas de Capital são gastos realizados pela administração pública, cujo propósito é o de criar bens de capital ou mesmo de adquirir bens de capital já em uso, que constituirão incorporações ao patrimônio público de forma efetiva ou através de mutação patrimonial. Segundo a Lei nº 4.320/64, podem ser consideradas como despesa de capital: As Inversões Financeiras.
Dispêndio, gasto ou desembolso são palavras normalmente utilizadas para caracterizar as importâncias que saem dos cofres públicos. Entretanto, nem toda saída de recursos dos cofres públicos pode ser considerada como despesa pública. Assinale a alternativa que representa uma saída de recursos nos cofres públicos que não configura uma despesa pública. Pagamento de valor recebido a título de caução.
(Contador/VALEC/2012) A execução orçamentária da despesa obedece à seguinte sequência operacional: Empenho, Liquidação e Pagamento.
Aula 4
Sobre o campo de aplicação da Contabilidade Pública no Brasil, podemos afirmar que: não inclui as empresas estatais de capital aberto (sociedades de economia mista).
Segundo a Lei no 4.320/1964, pertencem ao exercício financeiro: as despesas legalmente empenhadas.
As entidades abrangidas pelo campo de aplicação da Contabilidade Pública que devem observar integralmente as normas e aplicar as técnicas próprias desse segmento são: Todas as da Administração Direta.
Para fins de controle das receitas e despesas na execução orçamentária, o artigo 35 da Lei nº 4.320/1964 dispõe que pertencem ao exercício financeiro: as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas.
Quanto ao conceito, campo de aplicação e objeto da Contabilidade Pública, conforme NBC T 16 (Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público), marque a alternativa CORRETA. Contabilidade Aplicada ao Setor Público é o ramo da ciência contábil que aplica, no processo gerador de informações, os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as normas contábeis direcionados ao controle patrimonial de entidades do setor público.
O artigo 35, da Lei nº 4.320/64, consagra o regime contábil MISTO, ao estabelecer que: Art. 35 - Pertencem ao exercício financeiro: I - as receitas nele arrecadadas; II - as despesas nele legalmente empenhadas. Este regime se aplica: Apenas ao orçamento público.
(Analista Judiciário/TRT-MS/2011) Considerando o campo de aplicação da contabilidade aplicada à Administração Pública é correto afirmar que aquela NÃO se aplica no(as): Empresas estatais não dependentes.
(FCC/2013/PGE-BA) O campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, segundo as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público NBC T 16, abrange: todas as entidades do setor público.
A respeito do campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público é correto afirmar que: Uma empresa pública cujos recursos para pagamento de pessoal e outros custeios são oriundos do Orçamento Fiscal da União está obrigada a seguir as regras da Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
(FCC/2006/ARCE/Analista de Regulação/Contador) A contabilidade pública é obrigatória: na Administração direta e em autarquias.
O momento de reconhecimento da receita orçamentária sob o enforque orçamentário, na contabilidade pública, a receita orçamentária é reconhecida pelo regime de caixa, nos termos estabelecidos no art. 35 da Lei nº 4320/1964, ou seja: Pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas.
Tendo em vista as normas de contabilidade expedidas pela Secretaria do Tesouro Nacional e o estabelecido na NBCT 16.1, assinale a opção que indica a afirmativa verdadeira, no que se refere ao campo de aplicação da Contabilidade Pública. Estão obrigados a aplicar as regras de contabilidade pública os órgãos e entidades que recebem recursos do orçamento fiscal ou do orçamento da seguridade social, incluídas as empresas estatais dependentes.
Quanto a contabilidade pública podemos afirmar que: Seu objeto é o patrimônio público.
Sob o ponto de vista da sua função social, a Contabilidade Aplicada ao Setor Público deve refletir, sistematicamente, o ciclo da administração pública visando a: Fornecer informações necessárias à prestação de contas.
Conforme o disposto nas Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor público, o objeto da CASP é: o conjunto de direitos e de bens, tangíveis ou intangíveis, onerados ou não, que seja portador ou represente um fluxo de benefícios, presente ou futuro, inerente à prestação de serviços públicos ou a exploração econômica por entidades do setor público e suas obrigações.
O____________________ é base indispensável à integridade e à fidedignidade dos processos de reconhecimento, mensuração e evidenciação da informação contábil, dos atos e dos fatos que afetam ou possam afetar_________________________, observadas as Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao Setor Público. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto. princípio da oportunidade ... o patrimônio da entidade pública.
Segundo a Lei 4.320/64, que consagra o regime misto, em seu Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro: I. As receitas nele arrecadadas II. As despesas legalmente arrecadadas III. As receitas legalmente empenhadas IV. As despesas nele legalmente empenhadas Estão corretas: I e IV.
No ano de 2007, com a criação do Comitê Gestor da Convergência no Brasil, o movimento de convergência e o alinhamento à Ciência Contábil ganharam força e, logo no ano seguinte, 2008, ocorreu um importante evento para a Contabilidade Pública. Que evento foi esse? A edição das 10 primeiras Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Púbicas.
Aula 5
Determinada Entidade Pública adquiriu um veículo, a prazo, pelo valor de R$ 30.000,00. Sob o enfoque patrimonial: não houve aumento no patrimônio líquido da Entidade por tratar-se de variações patrimoniais qualitativas.
A Policia Federal de Narcóticos recebeu uma cadela como doação, para atuar no Aeroporto de Tucunduba, tal fato na Contabilidade Pública é considerado: Superveniência Ativa independente da execução orçamentária;
Assinale a opção que indica uma operação em que se observa a ocorrência simultânea de variações ativas e passivas: Liquidação de despesa com a aquisição de material permanente para uso da própria unidade ou para estoque.
Com relação ao Plano de Contas a ser utilizado pelas entidades públicas está correta a afirmação: É uma estruturação ordenada e sistemática das contas utilizáveis
Em relação as variações passivas é correto afirmar: Ocasionam redução na situação líquida patrimonial
A Contabilidade Aplicada ao Setor Público é organizada na forma de sistema de informações que é integrado por quatro subsistemas de informação. Assinale a alternativa que não representa um subsistema de informação: Financeiro
Tendo em vista os procedimentos adotados na contabilidade federal, assinale a opção correta a respeito das variações ativas. As variações ativas orçamentárias são compostas pela receita orçamentária e pelas mutações ativas decorrentes do aumento do ativo ou redução do passivo.
Em relação a escrituração em Contabilidade Pública, são verdadeira(s) somente a(s) afirmações:

Página123

O que pertence ao exercício financeiro?

Segundo a legislação brasileira, pertencem ao exercício financeiro as receitas nele arrecadadas e as despesas nele legalmente empenhadas. Além disso, o exercício financeiro é balizador para a elaboração dos orçamentos anuais e dos planos plurianuais de investimento.

Qual a diferença entre exercício financeiro e ano financeiro?

De forma bem simples, ano-calendário é o período de 12 meses (1º de janeiro a 31 de dezembro) em que foram registrados os rendimentos e despesas do contribuinte. Ano-exercício, por sua vez, é o ano em que a declaração é feita. Por exemplo: em 2022 (ano-exercício), declaram-se os rendimentos, despesas e bens de 2021.

Como calcular exercício financeiro?

A demonstração do resultado do exercício simples relata as receitas e despesas de forma resumida. Ou seja, apenas soma todas as receitas, depois soma todas as despesas e subtrai um valor do outro. De forma que ela apenas detecta se houve lucro ou prejuízo.

O que significa início do próximo exercício financeiro?

Princípio da Anterioridade do Exercício Financeiro Seguinte (art. 150, III, b, CF): Determina que os entes somente podem cobrar o tributo a partir do primeiro dia do exercício financeiro seguinte àquele em que foi publicada lei que o instituiu ou aumentou. Exercício financeiro é o período de 1º/01 a 31/12 de um ano.