Quais são as bases para seleção de pessoas?

Índice

  • Primeiro passo, a descrição do trabalho
  • A pré-seleção
  • Onde procurar candidatos?
  • Técnicas de recrutamento de pessoal
  • Testes para selecionar candidatos

Hoje é imprescindível desenhar processos de seleção de pessoal que permitam que os perfis buscados sejam adequados às necessidades da empresa.

Não se trata apenas da empresa se perguntar que tipo de perfil precisa, mas como encontrá-lo e como obter dos candidatos as informações necessárias. É aqui que as técnicas de recrutamento entram em jogo.

Primeiro passo, a descrição do trabalho

Mas, antes de explicar como as empresas organizam seus processos de recrutamento, vamos começar pelo início. Primeiro, você tem que analisar quais são as necessidades da empresa. Para fazer isso, uma descrição detalhada do trabalho terá que ser elaborada.

Tudo isso levará a empresa a fazer uma análise do trabalho a ser oferecido. Isso envolve o detalhamento de quais são as qualificações e habilidades exigidas para o trabalho. Ou seja, aqui a empresa já decide que tipo de candidato procura.

Esta descrição do cargo implica em detalhar a atividade que o trabalhador irá desenvolver, suas habilidades pessoais e técnicas, detalhando a jornada de trabalho, o salário e o tipo de relação que manterá com o meio ambiente.

A pré-seleção

Aqui entra em jogo o chamado perfil profissional. É um documento que permitirá que os candidatos sejam avaliados de acordo com uma série de características. Assim, serão levados em consideração aspectos como características pessoais, experiência profissional, nível de formação, tipo de personalidade do candidato e requisitos do cargo.

Onde procurar candidatos?

Agora, outra questão que se coloca a todas as empresas é como encontrar os candidatos. Bem, essas fontes de recrutamento podem ser de dois tipos: internas ou externas.

Uma boa forma de cobrir o emprego oferecido é por meio de promoção interna. Para isso, são utilizados trabalhadores próprios da empresa, treinando o candidato selecionado em suas novas funções. É um processo muito efetivo, sem esquecer que a empresa já conhece o seu candidato, pois ele já está atuando na organização há algum tempo.

No entanto, a promoção interna também tem suas desvantagens. E é isso, pode dar origem a conflitos de interesses entre os próprios quadros. Pode acontecer também que o trabalhador não consiga se adaptar às novas funções do posto de trabalho ou que o acesso ao posto de trabalho seja visto como algo muito restrito, disponível apenas para um grupo muito reduzido de pessoas da própria empresa.

Relativamente às fontes externas de recrutamento, os candidatos podem sempre ser procurados através de estágios de formação em empresas. Uma segunda opção é utilizar as bases de dados de currículos disponíveis no departamento de Recursos Humanos da própria empresa. Finalmente, você também pode ir ao Escritório de Emprego e agências de colocação privada em busca de candidatos.

Graças a fontes externas de recrutamento, pessoas com novas ideias entram na organização e a força de trabalho é enriquecida. No entanto, esses tipos de fontes implicam em custos mais elevados e os candidatos nem sempre podem responder às necessidades da empresa. Portanto, em muitas ocasiões, períodos de experiência são usados. Por outro lado, também podem causar certa frustração entre os próprios trabalhadores da organização, que veem truncadas suas esperanças de ascensão na empresa.

Técnicas de recrutamento de pessoal

Com suas fontes de recrutamento selecionadas, a próxima etapa é escolher suas técnicas de recrutamento. Nesse sentido, estas são algumas das opções mais destacadas:

  • Técnica de incidente crítico: Trata-se de ver como uma pessoa age em determinada situação. Ou seja, o comportamento e as qualidades do candidato são valorizados. Para isso, situações hipotéticas podem ser levantadas por meio de questionários ou entrevistas pessoais.
  • Técnica de análise de cobrança de mercado: Observam-se empresas semelhantes, utilizando cargos semelhantes em termos de funções e requisitos.
  • Hipótese de trabalho: Consiste em estimar uma previsão do tipo de perfil que a empresa precisará para o trabalho oferecido.

Testes para selecionar candidatos

Os testes de seleção permitem a qualquer empresa verificar as competências e conhecimentos dos candidatos. Dependendo de como você deseja abordar o processo de recrutamento, existem testes muito diferentes.

Uma entrevista permite que você encontre o candidato cara a cara, pergunte sobre suas habilidades e aprofunde-se, veja como ele reagirá a determinadas situações e conheça suas motivações.

Os testes medem as características dos diferentes candidatos. Assim, os testes ajudam a medir a inteligência ou permitem avaliar traços psicológicos como autocontrole, assertividade, timidez ou extroversão.

Os testes profissionais permitem que a empresa avalie as competências e conhecimentos técnicos dos candidatos. Por exemplo: digitar em uma posição administrativa.

Os exercícios de simulação permitem que você veja como um candidato reagiria a um cenário hipotético. Desta forma, são recriadas as situações que podem ocorrer dentro da empresa. Graças a isso, mede-se o tipo de resposta dos candidatos. Um teste muito utilizado é a dinâmica de grupo, que também ajuda a revelar aspectos psicológicos e a capacidade de trabalhar em equipe.

Você vai ajudar o desenvolvimento do site, compartilhando a página com seus amigos

Quais são as bases do processo de seleção?

O planejamento é a base para um processo seletivo de sucesso. Aqui você deverá definir desde como será a vaga que está sendo aberta, quais meios de atração serão utilizados, até como será feita a seleção. Antes de tudo, é necessário identificar e avaliar a necessidade da vaga.

Quais são as etapas da seleção de pessoas?

Entenda quais são as etapas do processo seletivo.
Definição do perfil..
Desenvolvimento do perfil..
Divulgação do perfil..
Triagem ou seleção..
Contato com o candidato..
Entrevista individual..
Negociação salarial e contratação..
Conclusão..

Quais são as técnicas de seleção de pessoas?

Técnicas utilizadas no processo de seleção.
Processo de seleção interno;.
Organizar um banco de currículos;.
Realizar parcerias com universidades e escolas técnicas;.
Anúncio de vagas na internet;.
Preparar uma entrevista estruturada;.
Realizar avaliações de conhecimento técnico;.
Analisar soft skills e hard skills;.