Quais são as características dos eritrócitos de cada tipo sanguíneo?

Transplante de medula óssea (TMO)

23 de novembro de 2016

O que é Medula Óssea

23 de novembro de 2016

O sangue é composto de plasma e de células. O plasma é constituído, em sua maioria, de água e proteínas.

As células do sangue são: os glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias), os glóbulos brancos (leucócitos) e as plaquetas.

Quais são as características dos eritrócitos de cada tipo sanguíneo?

Para que servem as células do sangue?

Glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias): são células sanguíneas que carregam hemoglobina. Eles são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos e pela retirada do gás carbônico para ser eliminado pelos pulmões.

Quais são as características dos eritrócitos de cada tipo sanguíneo?

Glóbulos brancos (leucócitos): são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra agentes infecciosos como vírus ou bactérias e também nos protegem contra substâncias estranhas. Para defender o corpo adequadamente, uma quantidade suficiente de leucócitos deve ir aonde é necessário, matar e digerir os organismos e as substâncias prejudiciais.

Como todas as células sangüíneas, os leucócitos são produzidos na medula óssea. Eles originam-se de células células-tronco. As células-tronco se diferenciam e amadurecem em um dos cinco tipos principais de leucócitos: neutrófilos, eosinófilos, basófilos, monócitos e linfócitos.

A contagem dos leucócitos normalmente varia de 4.000 a 10.000 células por microlitro. A leucopenia, diminuição da quantidade de leucócitos pode ocorrer devido ao uso de determinados medicamentos, administração de quimioterápicos, como resultado de infecções, deficiência de produção ou destruição por anticorpos. A leucocitose, um aumento da quantidade de leucócitos, pode ser uma resposta a infecções, traumatismos, estresse ou do uso alguns medicamentos.

Os cinco tipos de leucócitos ou glóbulos brancos são:

Quais são as características dos eritrócitos de cada tipo sanguíneo?

Plaquetas: são fragmentos de grandes células que compõem o sistema de coagulação do sangue e age na prevenção de hemorragias. Chama-se de plaquetopenia a baixa contagem de plaquetas no sangue. O número reduzido de plaquetas pode ser decorrente da falta de produção, por uso de determinados medicamentos ou por destruição.

Assim, o paciente pode apresentar sangramentos, hemorragias, hematomas e petéquias (pequenas manchas vermelho-arroxeadas, produzidas por vazamentos do sangue das veias para os tecidos). Para corrigir a baixa contagem, o paciente pode ser submetido a transfusões de plaquetas.

Quais são as características dos eritrócitos de cada tipo sanguíneo?

Quais são as características dos eritrócitos de cada tipo sanguíneo?

Plaquetas ativadas na formação do coágulo com auxílio das proteínas de coagulação, evitando a perda excessiva de sangue.

Clique aqui e contribua!

Quais são as características dos eritrócitos?

Os eritrócitos, também chamados de glóbulos vermelhos ou hemácias, possuem grande flexibilidade, formato arredondado e forma de disco bicôncavo, isto é, apresentam centros mais finos e bordas mais espessas. Quando maduras, essas células não possuem núcleo nem algumas organelas, como é o caso das mitocôndrias.

Quais são os tipos de eritrócitos?

Quais as principais alterações morfológicas dos eritrócitos.
Eliptócitos ou ovalócitos..
Estomatócitos..
Esferócitos..
Drepanócitos ou hemácias em foice..
Dacriócitos..
Esquizócitos..
Hemácias em alvo ou codócitos..
Equinócitos ou hemácias crenadas..

O que são eritrócitos quais as suas funções?

Os eritrócitos, hemácias ou glóbulos vermelhos são uma das células constituintes do sangue, tal como as plaquetas e glóbulos brancos. Contêm a hemoglobina, a proteína que se liga ao oxigénio para o transportar desde os pulmões até aos tecidos e órgãos, pela corrente sanguínea.

Quais as características das células vermelhas do sangue nesse tipo de anemia?

Nesse tipo de anemia, verifica-se uma alteração na hemoglobina que acaba causando uma forma diferente à hemácia, uma forma que lembra uma foice. A hemácia com esse formato não apresenta flexibilidade e também é mais frágil que a hemácia normal.