Quais são as diferenças entre células vegetais e animais?

As células são as menores unidades vivas de um organismo, sendo chamadas, por essa razão, de unidades fundamentais da vida. Elas são encontradas em todos os seres vivos e apresentam algumas diferenças de grupo para grupo. Hoje aprenderemos a diferença entre as células vegetais e as animais.

Características gerais de uma célula

Apesar das diferenças, de uma maneira geral, podemos afirmar que todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e material genético, que pode ou não estar localizado em um núcleo. Quando uma célula não possui núcleo definido, é chamada de procarionte, mas quando apresenta núcleo, é denominada de eucarionte.

As células animais e vegetais são do tipo eucarionte, sendo assim, podemos dizer que elas são compostas de membrana, citoplasma e núcleo. A membrana plasmática é a estrutura que reveste a célula, controlando o que entra e sai dessas estruturas. O citoplasma é a região entre a membrana e o núcleo onde estão localizadas as organelas celulares, que se diferenciam nos dois tipos celulares. Por fim, o núcleo é a região em que estão armazenadas as informações genéticas de cada ser vivo.

Diferenças entre as células animais e vegetais

As células animais e vegetais apresentam algumas diferenças básicas que permitem a sobrevivência do organismo em diferentes situações. Os animais, por exemplo, ingerem alimentos que fornecem matéria orgânica para a célula, o que não ocorre nas plantas. No caso dos vegetais, que são sésseis e não captam seu alimento, as células necessitam de outra forma para adquirir matéria orgânica para a produção de energia, apresentando, portanto, organelas especializadas para esse fim.

Quais são as diferenças entre células vegetais e animais?

As células animais apresentam como organelas típicas os lisossomos e os centríolos

A primeira característica que podemos usar para diferenciar uma célula animal de uma vegetal é a presença de parede celular. Nas células animais, esse envoltório não está presente, sendo, portanto, uma característica exclusiva da célula vegetal. A função dessa estrutura é dar maior resistência à célula e protegê-la da ação de organismos que podem causar danos e doenças.

Analisando o citoplasma, podemos perceber que algumas organelas estão presentes em ambas as células, mas algumas são exclusivas de determinado tipo celular. Entre as organelas presentes em células animais e vegetais, podemos citar os ribossomos, retículo endoplasmático, complexo golgiense, peroxissomos e mitocôndrias.

As organelas típicas da célula animal são os lisossomos e os centríolos. Os lisossomos relacionam-se com a digestão intracelular, sendo responsáveis pela nutrição da célula, além de ajudarem na reciclagem de alguns componentes. Os centríolos, por sua vez, são organelas que atuam no processo de divisão da célula. Vale frisar que as briófitas e pteridófitas também possuem essa organela.

Quais são as diferenças entre células vegetais e animais?

As células vegetais apresentam como estruturas mais marcantes os cloroplastos

Nas células vegetais, as organelas exclusivas são os plastos, vacúolo de suco celular e glioxissoma. Os plastos são organelas que têm como característica marcante a presença de DNA próprio e dupla membrana. Um dos plastos mais conhecidos é o cloroplasto, que é responsável pela fotossíntese. O vacúolo de suco celular é uma estrutura que lembra um saco e que atua armazenando substâncias, controlando o pH da célula, realizando controle osmótico, entre outras funções. O glioxissoma, por sua vez, é uma organela que utiliza lipídios para fabricar glicídios.

Quais são as diferenças entre uma célula animal e uma vegetal?

Visualizações 267

Quais são as diferenças entre células vegetais e animais?

Células animais e vegetais são chamadas eucariontes, pois ambas possuem núcleo bem definido, individualizado e coberto por uma membrana celular.

Essa definição para ambas, nos diz que elas são as estruturas microscópicas mais complexas que existem no mundo.

E apesar de apresentarem muitas das mesmas estruturas rugosas que as compõem, existem diferenças importantes entre elas que são de fácil compreensão e visualização quando comparadas.

A seguir você irá entender melhor quais as estruturas que diferem uma da outra. Siga lendo para descobrir!

Estruturas presentes em células vegetais e ausentes em células animais

Há muitas estruturas celulares que são de exclusividade das células vegetais e que não são de forma alguma encontradas nos animais. Abaixo você confere uma lista delas:

  • Parede celular celulósica: em células vegetais, externamente, é possível observar a presença de outro envoltório celular, a parede celular. Essa parede diferencia-se da parede encontrada em outros organismos por ser rica em celulose.
  • Plastos ou plastídeos: essas estruturas destacam-se pela presença de dupla membrana e DNA, o que sugere que essas organelas surgiram por um processo de endossimbiose. Cloroplastos, cromoplastos e leucoplastos são tipos de plastos.
  • Vacúolos de suco celular ou vacúolo central: vacúolos são estruturas formadas por uma única membrana (tonoplasto), com um líquido em seu interior chamado suco celular. Esse vacúolo destaca-se por garantir que a célula consiga manter seu equilíbrio osmótico e também por armazenar substâncias.
  • Glioxissomos: estruturas que apresentam a função de garantir a transformação de lipídios em glicídios. Eles são importantes na germinação de sementes e são organelas como os peroxissomos.

Estruturas presentes em células animais e ausentes em vegetais

Da mesma forma que as células vegetais, as células animais apresentam particularidades em suas estruturas, as chamadas organelas.

Parede celular, plastos, vacúolo central e glioxissomos se ausentam nas células animais. Em contrapartida, a organela que é exclusiva desses tipos de células, são os lisossomos.

  • Lisossomos: são estruturas esféricas que apresentam mais de 40 enzimas distintas. A função dessa organela é realizar a digestão intracelular. Na fagocitose, observa-se o englobamento de uma substância, a formação do vacúolo alimentar e posteriormente o lisossomo, fundindo-se a esse vacúolo e liberando enzimas. Além de atuar na digestão de moléculas, os lisossomos atuam no processo de autofagia, em que agem reciclando o próprio material da célula.

Vale lembrar que fora essas estruturas, todas as outras demais são encontradas tanto em uma, quanto na outra. Falo aqui dos ribossomos, complexo golgiense, mitocôndria e retículo endoplasmático, por exemplo.

Esse artigo te ajudou em seus estudos? Deixe um UP nos comentários!

Quais são as diferenças entre células vegetais e animais?
“Quais as diferenças entre uma célula animal e uma vegetal?”

Escola em Pinhais – IEPI

Pensar em Educação nos dias de hoje é compreender que o mundo nos proporciona muitas possibilidades de aprendizagem e diferentes interações que extrapolam o ambiente escolar. A par desse contexto, o IEPI – Escola Pinhais assume essa desafiadora tarefa e, para isso, conta com uma equipe de profissionais especializados e dedicados, que não medem esforços para proporcionar aos nossos alunos uma educação de qualidade em um ambiente acolhedor.

Educação atualizada

Nesta escola, nossos alunos contam com uma educação moderna, pautada em valores e princípios éticos. Percorrem caminhos inovadores e fundamentados em uma proposta dinâmica e desafiadora. As aulas acontecem através de pesquisas, com projetos diferenciados, vivências e aprendizagem significativa, de forma a ampliar a construção do conhecimento. Esse é o nosso compromisso, ao qual se agrega o suporte do amplo conjunto de soluções educacionais do Sistema de Ensino Positivo.

O IEPI sabe que o futuro de nossos alunos depende de práticas educacionais diferenciadas e de muita dedicação por parte do corpo docente.

Acreditamos que a Educação só germina através do compromisso e do amor. Amor em tudo o que fazemos tem sido o nosso diferencial!

Venha para a IEPI

Endereço: Rua Jandaia do Sul, 737
Emiliano Perneta – Pinhais – PR

Veja também

Qual a diferença entre as células animais e vegetais Brainly?

As células animais não têm parede celular ou cloroplastos, que por sua vez existem nas células vegetais. Seu formato também é diferente pois as células animais são redondas e têm forma irregular, enquanto as células vegetais possuem formas fixas e retangulares.

O que as células animais e vegetais têm em comum?

A célula animal e vegetal são eucariontes, ou seja, pertencem ao tipo celular mais complexo e que constituem a maior parte dos seres vivos. Lembre-se, a célula eucarionte é aquela que possui núcleo individualizado, delimitado por uma membrana celular.

Quais são as partes que compõem uma célula animal e vegetal?

As células animais e vegetais são do tipo eucarionte, sendo assim, podemos dizer que elas são compostas de membrana, citoplasma e núcleo. A membrana plasmática é a estrutura que reveste a célula, controlando o que entra e sai dessas estruturas.

Quais são as células dos animais?

A célula animal é uma célula eucarionte encontrada nos organismos do reino Animalia. Como todas as células eucariontes, ela possui um núcleo definido e organelas celulares, como complexo golgiense, mitocôndrias e lisossomos.