Quais são as principais características da agricultura tradicional

A agricultura é uma atividade econômica pautada no sistema de cultivo e de produção de vegetais, voltada para o consumo humano.

Essa atividade é muito antiga marcada no momento que o homem, de vida nômade, decide fixar-se num local e cultivar a terra.

Sistemas Agrícolas

A atividade agrícola engloba dois sistemas básicos de plantio:

  • Agricultura Extensiva: baixa produtividade, pequenas extensões de terra (minifúndios), utilização de técnica simples ou mais rudimentares.
  • Agricultura Intensiva: alta produtividade, grandes extensões de terra (latifúndios), utilização de técnicas modernas e mecanização.

Tipos de Agricultura

1. Agricultura de Subsistência

Também chamada de “agricultura tradicional”, a agricultura de subsistência é marcada por uma economia agrícola fechada, de autoconsumo.

O cultivo é baseado na policultura e realizado a partir de técnicas rudimentares em pequenas propriedades e sem auxílio de máquinas ou de processo de adubagem.

Dessa maneira, os pequenos produtores ficam encarregados de cuidar, cultivar e colher os alimentos.

Saiba mais sobre a agricultura familiar.

2. Agricultura Orgânica (Biológica)

Surgida no século XX, a agricultura orgânica, chamada de “cultivo verde”, visa, principalmente, o equilíbrio ambiental e o desenvolvimento social dos produtores.

Está intimamente relacionada ao desenvolvimento sustentável. Dessa forma, os alimentos orgânicos são cultivados por meio de um controle biológico de pragas.

Técnicas de baixo impacto ambiental são utilizadas nesse sistema, como a rotação de culturas, uso de adubo verde (biológico) e compostagem de matéria orgânica.

3. Agricultura Comercial

Chamada de "agricultura moderna" ou de mercado, nesse tipo de atividade pratica-se a monocultura (cultivo de um tipo de alimento).

Está voltada essencialmente, para a comercialização dos produtos cultivados, sendo produzida em larga escala, executada em grandes propriedades com a utilização de substâncias, como adubos, fertilizantes químicos, agrotóxicos e inseticidas.

Além de utilizar técnicas modernas de cultivo, manipulação genética de sementes e máquinas, utilizam mão-de-obra especializada, como engenheiros, agrônomos e técnicos agrícolas.

4. Permacultura

Designa o processo agrícola integrado ao meio ambiente que envolve a produção de plantas semi-permanentes e permanentes, considerando, sobretudo, os aspectos energéticos e paisagísticos.

Agropecuária

Corresponde a união das atividades agrícola e pecuária, ou seja, o cultivo do campo e a criação de animais, ambos destinados ao consumo.

Para saber mais sobre a pecuária, acesse o link: Pecuária

Agricultura no Brasil

Desde a colonização a agricultura foi a principal atividade econômica para a produção de alimentos no país.

Até os dias atuais, o Brasil lidera no ranking, sendo um dos maiores produtores de alimentos do mundo.

Os produtos mais produzidos no Brasil são: cana de açúcar, soja, café, laranja, cacau, milho, arroz, trigo e algodão.

Impactos Ambientais

Decerto que a atividade agrícola gera alguns problemas ambientais desde as queimadas para a preparação do terreno, o que acarreta na diminuição de espécies vegetais e animais, desequilibrando o ecossistema.

Além disso, problemas como a contaminação do solo, destruição da biodiversidade, das florestas e erosão do solo, são alguns dos impactos ambientais causados por esse tipo de atividade.

O Brasil é um dos maiores países quando se fala em produção agrícola, e esse setor é o responsável pelo abastecimento de alimentos e matéria-prima para indústrias, tanto para o mercado interno quanto para o externo. Mas existem diversos tipos de agricultura, cada um com suas características específicas em relação ao modo de produção.

Quer conhecer um pouco mais sobre essa variedade de modelos e entender com mais detalhes os aspectos de cada um? Continue a leitura deste artigo!

O que é agricultura?

A agricultura é uma atividade que reúne técnicas de cultivo de diferentes plantações com o objetivo de produzir alimentos para consumo humano e matéria-prima para as indústrias. Ela é um dos pilares da economia de um país e pode ser utilizada para garantir a alimentação local ou exportar os insumos cultivados nas lavouras.

Quais são os principais tipos de agricultura?

Confira quais são os cinco principais tipos de agricultura e entenda mais detalhes sobre cada um deles.

1. Agricultura tradicional

A primeira da lista dos principais tipos de agricultura é a tradicional. Ela é conhecida por aplicar técnicas básicas de produção, ou seja, o investimento no uso de mecanização e tecnologia nos processos de plantio e colheita são baixos.

Esse modelo tem como uma de suas características a baixa produtividade e, consequentemente, menor lucro para os produtores. Por isso, geralmente, ele é mais usado em pequenas propriedades e os produtos são destinados para subsistência dos agricultores ou para o abastecimento do mercado local de uma região. 

Isso significa que a comercialização dos produtos obtidos pela agricultura tradicional não acontece em grande escala.

2. Agricultura moderna

A agricultura moderna ou comercial, como também é conhecida, é um dos tipos de agricultura voltado para o alto investimento no uso de tecnologias e inovação no campo. 

As produções agrícolas desse tipo são feitas em grande escala por agricultores que têm propriedades maiores. Além disso, esse modelo permite o alcance de melhores resultados em relação à produtividade das culturas do local.

Aqui, são utilizadas técnicas modernas de cultivo, uso de fertilizantes químicos para melhorar o desenvolvimento do solo e crescimento saudável das plantas, além de máquinas e ferramentas tecnológicas. 

Um exemplo disso é a agricultura de precisão, um sistema que coleta e analisa dados das áreas rurais com o objetivo de otimizar a gestão da produção.

3. Agricultura familiar

A agricultura familiar, assim como o nome diz, é um sistema de produção agrícola desenvolvido por famílias em pequenas propriedades rurais. Além de ter como objetivo a subsistência dessas pessoas, esse modelo também é utilizado para abastecimento do mercado interno de alimentos no Brasil.

De acordo com dados do Censo Agropecuário, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), aproximadamente 77% das propriedades agrícolas utilizam esse sistema de agricultura.

Além disso, ele conta com políticas públicas e incentivos de programas governamentais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento desse modelo de agricultura tão importante para o país.

4. Agricultura patronal

Mais um dos tipos de agricultura é a patronal ou empresarial, como também é conhecida. Esse tipo de produção é direcionado para o mercado interno e também para a exportação. Por isso, o investimento em fatores que contribuem para garantir uma gestão adequada e, principalmente, produtividade, são altos. Alguns exemplos são:

  • contratação de mão de obra qualificada;
  • uso de técnicas, tecnologias e insumos focados na rentabilidade da produção;
  • infraestrutura de produção, transporte e armazenamento de alta qualidade.

Esse modelo é mais utilizado em médias e grandes propriedades.

5. Agricultura orgânica

A agricultura orgânica é voltada para uma produção focada na parte de sustentabilidade ambiental — embora outros tipos de agriculturas também possam promover a sustentabilidade ambiental, que incluisve é o core da Yara Brasil — e com foco na manutenção da biodiversidade da região. Por isso, é adotado o uso de diferentes tipos de fertilizantes orgânicos e insumos de origem natural e dispensada a aplicação de defensivos agrícolas.

Esse modelo usa tecnologias apropriadas de acordo com a realidade do local, levando em consideração o solo, clima, topografia e, principalmente, a biodiversidade. 

Além disso, uma de suas características é a baixa produtividade quando comparada aos outros modelos de agricultura.

Qual é a importância da agricultura?

Apesar dos diferentes tipos de agricultura que existem e suas características próprias, as atividades agrícolas como um todo tem grande importância. Isso porque ela é um dos pilares da economia brasileira. 

Ou seja, além de garantir insumos de subsistência para milhões de pessoas no mundo todo, ela também é uma oportunidade para gerar empregos e movimentar a economia do país por meio das exportações. 

Gostou do artigo? Então, agora que você já conhece os diferentes tipos de agricultura e entendeu a importância dessa atividade, é hora de aprender técnicas para melhorar a fertilidade do solo e garantir os melhores resultados para seu negócio.

Quais as características da agricultura tradicional?

Características da agricultura tradicional Utiliza animais, como bois e cavalos, para puxar o arado na preparação do solo; Nem sempre os produtores conhecem manejos atuais que possam minimizar eventuais impactos da atividade sobre o meio ambiente; Não existe produção excedente.

Quais são as características da agricultura moderna?

A agricultura moderna é sustentada pelas inovações tecnológicas, promovendo investimento constante na seleção das melhores toxinas, enzimas ou hormônios para o controle de pragas e no desenvolvimento de sistemas práticos de produção e distribuição, reduzindo o impacto desses produtos no meio ambiente.

Quais são as principais características das formas de agricultura comercial e tradicional?

Agricultura comercial e familiar Algumas características deste tipo de produção: Realizada por pequenos produtores, geralmente do núcleo familiar. Pequenas propriedades, geralmente com investimentos mais baixos. Alto aproveitamento do solo.

Como é definida a agricultura tradicional?

Agricultura familiar (tradicional) Esse tipo de agricultura corresponde à produção agrícola desenvolvida por famílias, cujo rendimento é voltado para a subsistência delas. Essas famílias geralmente moram nas terras em que desenvolvem o cultivo.