Quais são as principais contribuições da psicologia para a educação

1. INTRODUÇÃO

Nos últimos três séculos surge a psicologia, que vem se intensificando nas pesquisas sobre o comportamento humano e suas variações, decorrentes de pressões do meio social ou do grupo de que fazem parte. A ciência da psicologia possui diversas divisões que buscam estudar e observar as características individuais em variáveis ambientes e situações, o que veremos no decorrer deste trabalho.

Na prática educacional cresce também a participação e desenvolvimento da psicologia, com a intenção de auxiliar a aprendizagem e ensino de diferentes indivíduos, alem de observar o comportamento do aluno no decorrer das intervenções pedagógicas e ainda observar/analisar o resultado no processo psicológico do mesmo, passando assim a ser chamada de Psicologia da Educação que estuda a influência do psiquismo humano sobre a aprendizagem, segundo Coll (1996, p.12):

“A psicologia da Educação como uma disciplina com entidade própria: não tem um objeto de estudo particular, nem gera conhecimento sobre ele; em grande parte, cria estratégias que permitem decidir sobre a relevância e pertinência dos princípios psicológicos e que facilitam sua aplicação.”

Neste trabalho buscaremos observar a seguinte questão: De que formas a Psicologia da Educação ajuda ou auxilia no processo de ensino-aprendizagem? O objeto deste estudo será a influência das variáveis psicológicas do ser humano sobre sua aprendizagem e demonstrar as suas diversas formas de aquisição. Nesse intento realizaremos pesquisas bibliográficas da área de estudo e visitaremos sites do ramo para aprofundamento no tema que decorreremos.

2. ORIGEM E DEFINIÇÃO DE PSICOLOGIA

Segundo Garcia (1964), o termo psicologia foi adotado por Goclenius, professor de Marburgo, como título de uma de suas obras, em 1590. A origem da palavra psicologia vem do grego: psyché (alma) e logos (razão), que seria o estudo da alma. Com base nisto surge os primeiros pensadores, como exemplo Sócrates, Platão e Aristóteles, que em síntese acreditavam que a razão era a principal característica do homem, que a alma era separada do corpo e que o psyché era o princípio ativo da vida.

A psicologia esteve no seu inicio unida à filosofia, sendo Augusto Comte o responsável pelo desvencilhamento, tanto na forma de seu objeto, como também de seu método de estudo. É considerada uma ciência nova que surge no final do Século 19 na Alemanha, tendo como seus principais precursores Wunt, Weber e Fechner. Mas é nos Estados Unidos que nascem as primeiras escolas, abordagens e teorias, tais como:

Funcionalismo, de Willian James, tem a consciência como seu objeto e busca a compreensão de seu funcionamento;Estruturalismo, de Edward Titchner, a consciência ainda é o objeto de estudo, mas é considerada uma estrutura do sistema nervoso central;Associacionismo, de Edward L. Thorndike, crê que a aprendizagem se dá a partir do processo de associação de idéias. (Bock, 2003)

A ciência da psicologia possui algumas divisões de estudo, que veremos a seguir:

Psicologia Evolutiva: onde o objeto de investigação e estudo é a mudança comportamental do ser humano no decorrer dos anos;Psicologia Diferencial ou da Personalidade: observa e estuda as diferenças e características do individuo e sua personalidade;Psicologia Social: o objeto de estudo são as modificações que o individuo sofre mediante a sua participação em diferentes grupos sociais e culturais;Psicologia Organizacional: pesquisa e observa o comportamento humano nas organizações.

Existe ainda a Psicologia infantil, Psicologia do Comportamento Anormal ou Psicopatologia, Psicologia da Aprendizagem, etc. (Teles, 1990)

No próximo capítulo explanaremos brevemente sobre a Psicologia da Educação, seu conceito e objeto de estudo.

3. PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Muito criticada durante a década de 50 por abranger todos os aspectos e problemas atrelados ao processo educacional, à psicologia da educação vêm demonstrando a sua importância e contribuição para a melhor interação com alunos de diversos grupos e para a melhor capacitação de professores.

Propõe uma análise multidisciplinar dos fenômenos que envolvem a educação e objetiva estudar a aprendizagem, medida de diferenças individuais, crescimento e desenvolvimento humano e os fatores que incidem sobre o mesmo.

A psicologia da educação tem um papel respeitável no que se trata de aprimoramento de professores e profissionais da educação, alem de auxiliar na busca de solução de problemas que envolvam o aprendiz, devendo descobrir o que ocasiona a dificuldade de aprendizado para que se possa evitá-lo e resolver o problema.

Veremos a seguir os fatores que envolvem o processo de aprendizagem, teorias, precursores e etc.

4. APRENDIZAGEM

Antes de decorrermos sobre aprendizagem devemos diferenciar-la de ensino, segundo Teles(1990):

“… ensino é a transmissão ou apresentação de certas orientações por parte de alguém, no caso, um professor, que facilita a aprendizagem do aluno. A aprendizagem envolve três processos: aquisição de uma nova informação, incorporação desta na experiência da pessoa e avaliação ou emprego desta informação na vida prática.”

O aprender consiste na modificação do comportamento do individuo, mas na se dá somente pela mudança natural do organismo humano ou pela sua maturação e sim através de uma nova experiência. Existem diferentes modos de aprender, tais como: condicionamento – o estimulo evoca a resposta; ensaio e erro – eliminação de erros até se alcançar a resposta correta e discernimento – consiste na percepção da situação; e o que a configura e assim encontrar a solução ou resposta.

4.1. Teorias da Aprendizagem

As teorias contribuíram para uma melhor compreensão do processo de ensino-aprendizagem, a seguir destacaremos as principais e apontaremos os diferentes pontos de vista de alguns autores.

Teoria do condicionamento: nesta teoria acredita-se que todo estimulo gera uma resposta, resultando na aprendizagem, o que em se seguida se torna algo automatizado.

Teoria cognitiva ou teoria de David Ausubel: de acordo com esta teoria o individuo atribui significados a partir de sua realidade, ou seja, a partir do mundo que o envolve dando continuidade para o surgimento de outros significados. Dentro desta teoria há duas formas de aprendizagem:

Mecânica: conhecimento adquirido sem o aprofundamento nos conceitos específicos;Significativo: o novo conhecimento relaciona-se comum conceito já conhecido ou disponível na estrutura cognitiva, agindo assim como ponto de ancoragem para um novo conhecimento.

Teoria de Bruner: acredita que o desenvolvimento cognitivo, da instrumentalização evolutiva, propõe ainda, a aprendizagem por descoberta e um currículo em espiral.

Teoria de Gagné: com

Quais são as contribuições da Psicologia para a educação?

A Psicologia da Educação também fornece respaldo ao educador para atrair a atenção do educando de modo positivo. Por meio de estratégias educativas criativas, é possível inspirar os alunos e suscitar a vontade de aprender e, por que não, o interesse em ensinar.

Quais as principais contribuições da Psicologia?

As contribuições da psicologia situam-se na possibilidade de criar espaços e dispositivos de diálogo aos usuários e equipe fortalecendo o autocuidado e autonomia, atuando como facilitador dos modos de vida e de grupos e pessoas inseridas no mesmo contexto territorial da ESF colaborando na transformação do ...

Qual é o principal objetivo da Psicologia na educação?

A Psicologia Escolar tem como base o desenvolvimento global do estudante, direcionando seu trabalho à prevenção de fenômenos danosos aos seres humanos, por meio de ações com diretores, professores, orientadores, pais e os próprios alunos.

Quais são os dois aspectos principais que abrangem as contribuições da Psicologia da Educação na prática docente?

A contribuição da Psicologia da Educação abrange dois aspectos fundamentais, conforme descreve Piletti (1986):- Compreensão do aluno: compreensão de suas necessidades, suas características individuais e seu desenvolvimento, nos aspectos: físico, emocional, intelectual e social.