Quais são as quatro atividades fundamentais de um processo de software?

Entende-se por processo de desenvolvimento de software um conjunto de procedimentos estratégicos e organizados com o propósito de arquitetar, desenvolver e testar o software. Além de prestar manutenção para garantir seu bom funcionamento, claro.

Um software bem desenvolvido oferece muitos benefícios para os negócios. É um produto capaz de otimizar várias áreas e serviços de todos os tipos de segmento, além de ajudar na redução de custos. No entanto, para que seja entregue a melhor solução possível, o processo de desenvolvimento de software deve seguir as melhores práticas da área.

Pensando em ajudar você a entender melhor como funciona esse processo, elaboramos este conteúdo. Veja a importância disso e descubra os principais modelos!

Qual a importância e benefícios do desenvolvimento de software?

O desenvolvimento de software possibilita unir tecnologia e estratégia como solução para diversos problemas de um negócio. Cada software possui seus objetivos e tem capacidade de aumentar o nível de produtividade das atividades em que for empregado.

Isso porque a tecnologia de um sistema é capaz de permitir maior controle dos processos da empresa. O que possibilita que tarefas, antes manuais, sejam feitas com eficácia e assertividade, minimizando erros, por exemplo.

Por envolver muito planejamento e estratégia, além de muitas análises, manutenções, implementações e testes, o software possibilita automatizar diversas aplicações. Cada codificação tem suas particularidades justamente para personalizar o produto de acordo com as necessidades do cliente.

Ou seja, a importância do desenvolvimento de sistemas está na eficiência de solucionar problemas de modo automatizado. Isso contribui para a otimização de tempo, serviços e funções dentro da empresa. Inclusive, possibilita que haja redução de custos a longo prazo.

Agora que você já sabe os benefícios desse tipo de aplicação, saiba que um sistema desse porte só é um bom investimento se o processo de desenvolvimento de software seguir as melhores práticas da área.

A seguir, conheça os principais processos para desenvolver um sistema.

Análise econômica

Uma das etapas do processo de desenvolvimento de software é realizar uma análise econômica do projeto. Afinal, o desenvolvimento do sistema precisa atender aos requisitos do cliente e usuários com qualidade. Ao mesmo tempo, ele não deve ultrapassar o teto estipulado.

Analisar o lucro e o custo previamente é um passo importante ao desenvolver um software. Por isso, questões como tarefas, exigências, recursos, objetivos e utilidades precisam ser verificadas para que haja um levantamento de gastos. Isso vai possibilitar que as melhores metodologias sejam adotadas no desenvolver do projeto.

Análise de requisitos de software

É importante saber que os requisitos de um projeto são as especificações do sistema. Ou seja, o que ele precisa solucionar, quando e como. Basicamente, é pensar nos objetivos que precisa alcançar, utilidade para o usuário final e o retorno que deve atingir.

Para que um processo de desenvolvimento de software seja eficiente, uma análise de requisitos é fundamental. Isso porque é por meio dela que se torna possível garantir que as necessidades do cliente sejam atendidas. É uma etapa capaz de direcionar as melhores abordagens para as demandas e tornar um produto final funcional e seguro.

Especificações de usuário

Nesta parte, as solicitações do cliente passam a ser formalizadas. Isso quer dizer que as especificações do usuário precisam ser estudadas e detalhadas junto ao levantamento de requisitos realizado anteriormente. Desse modo, torna-se possível arquitetar modelos do sistema.

Então, a finalidade dessa etapa é traçar as melhores estratégias para solucionar os problemas e evidenciar o que, de fato, deve ser feito. Esse processo deve ser capaz de permitir visualizar como o sistema vai funcionar diante dos requisitos exigidos.

Arquitetura de software

Chegamos à parte em que o processo de desenvolvimento de software permite que o sistema comece a ser desenhado. A arquitetura de software é a base de todo o projeto. Isso porque ela define o funcionamento interno do sistema para que todas as especificações sejam atendidas.

Esse processo envolve a própria estrutura do sistema, além de questões referentes a linguagem de programação, banco de dados, design de interface, entre outras. Normalmente, isso é feito por um arquiteto de softwares, que direciona todos os componentes citados anteriormente.

Implementação

Já nesta fase, a codificação, de fato, começa a ser feita. Isso sempre seguindo as especificações realizadas nas etapas anteriores. Ou seja, é o momento em que o sistema é codificado em uma linguagem de programação. Esta, por sua vez, compila e gera o código-executável para o desenvolvimento do software.

Há várias linguagens que podem ser utilizadas no processo de desenvolvimento de software, como Delphi, C++ e Java.

Testes

Uma das questões mais importantes quando falamos sobre o processo de desenvolvimento de software é a fase de testes. Isso porque o objetivo dela é executar e validar os requisitos dos clientes. É a hora de analisar se as especificações estão sendo atendidas e se os recursos são eficientes.

Dessa maneira, tanto requisitos funcionais (especificações de usuários) quanto não funcionais (metodologia, tecnologia, performance etc.) devem ser verificados. Afinal, este é o processo que permite encontrar as possíveis falhas e bugs do sistema desenvolvido e solucioná-los. Ou seja, é a etapa de validação e correção.

Documentação

É fundamental que todo software desenvolvido seja documentado. O documento deve informar o objetivo do sistema e detalhar suas especificações.

Suporte

Esta é a etapa de prestar suporte ao cliente. Isso é, caso haja solicitações de alteração, processo chamado de change requests, o suporte deve atender ao pedido. O objetivo é que o sistema tenha qualidade e atenda às demandas do negócio.

Manutenção

Já a manutenção pode ser vista como a última etapa do processo de desenvolvimento de software. Ela é uma garantia de que o bom funcionamento do sistema será mantido.

É uma fase que pode ser feita de duas formas: pela manutenção corretiva e a evolutiva. Na primeira, o prazo para entregar o produto é mantido e as alterações são feitas posteriormente. Já na segunda, é permitido que alterações sejam feitas com o projeto ainda no escopo, o que pode gerar aumento no prazo final.

Por fim, com este texto, esperamos ter ajudado você a entender como funciona o processo de desenvolvimento de software.
Saiba que a Monitora é especialista nisso e está pronta para ajudar empresas a alcançarem seus objetivos.

Comentários

comentários

Quais são as quatro atividades fundamentais no processo de software?

Com vimos, segundo os ensinamentos de Sommerville, as quatro atividades que devem estar incluídas em qualquer processo de software são: especificação, projetos e implementação, validação e evolução.

Quais as 4 atividades principais da produção de requisitos?

O processo de engenharia de requisitos é composto por quatro atividades de alto nível (Soares, 2005):.
Identificação..
Análise e negociação..
Especificação e documentação..
Validação..

Quais as principais atividades do processo de desenvolvimento de software?

Existem diversos processos de desenvolvimento de software, no entanto há algumas atividades básicas comuns à grande parte dos processos existentes, nesse artigo será descrito algumas dessas atividades, como: Levantamento de requisitos; Análise de Requisitos; Projeto; Implementação; Testes; Implantação.

Quais são os processo de software?

O processo de software ✓ especificação – definição do quê o sistema deve fazer; ✓ projeto e implementação – definição da organização do sistema e implementação do sistema; ✓ validação – checagem de que o sistema faz o que o cliente deseja; ✓ evolução – evolução em resposta a mudanças nas necessidades do cliente.