Quais são os as principais características do método de estudo introspectivo?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Introspecção é o ato pelo qual o sujeito observa os conteúdos de seus próprios estados mentais, tomando consciência deles. Dentre os possíveis conteúdos mentais passíveis de introspecção, destacam-se as crenças, as imagens mentais, memórias (sejam visuais, auditivas, olfativas, sonoras, tácteis), as intenções, as emoções e o conteúdo do pensamento em geral (conceitos, raciocínios, associações de ideias).

Há um debate contemporâneo nos campos da Epistemologia e da Filosofia da Mente acerca da natureza, das características e da validade do conhecimento gerado pela introspecção (autoconhecimento). Um exemplo de questão levantada neste âmbito é a seguinte: Na introspecção, o sujeito tem acesso direto (não mediado, não inferencial) ao objeto.

Muitos filósofos usaram esse método de investigação que é estimulado a partir de um dos sete apotegmas mais famosos da filosofia de Sócrates ao propôr: "Conhece-te a ti mesmo". Após muitos anos em declínio Descartes para chegar a suas conclusões, como "Penso, logo existo!".

Psicologia[editar | editar código-fonte]

É o método original da psicologia, usado desde a sua fundação por Wundt e William James em seus respectivos laboratórios para verificar o funcionamento da mente. Foi usada por exemplo por Jean Piaget, Sigmund Freud, Titchener e Aaron Beck. [1]

É geralmente muito estimulada na psicoterapia, como na psicanálise e na terapia cognitivo-comportamental, onde o sujeito pode ser levado a refletir sobre a consequência de suas ações, seu modo de pensar e sobre formas de pensar mais eficazes e que levem a diminuir seu sofrimento.

O behaviorismo se opõe ao uso da introspecção por considerá-la pouco confiável do ponto de vista científico, pois este exige fatos observáveis e evidências analisáveis. Watson defende que é possível fazer uma psicologia sem nenhuma introspecção, pois os processos internos são analisáveis nos comportamentos expressados.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

  • Psicologia Cognitiva
  • Extrospecção
  • Método científico
  • Filosofia da mente
  • Processos cognitivos
  • Solitude

Referências

  1. ROSAS, Paulo da Silveira. O dilema da Psicologia contemporânea. Psicol. cienc. prof. [online]. 1979, n.0 [cited 2010-09-09], pp. 67-136 . Available from: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98931979000100004&lng=en&nrm=iso>. ISSN 1414-9893.
  2. John Broadus Watson (1878-1958)O comportamentismo. in Herrnstein, R. J. e Boring, E. G. Textos básicos de história da psicologia. São Paulo: Herder e EDUSP, 1971.

O que é introspecção intenso?

Introspecção é o termo que caracteriza a ação de fazer uma análise íntima e reflexiva sobre si próprio. Esta ação requer uma reflexão profunda sobre as experiências vividas ou sobre o que se passa de mais íntimo no seu interior.

Qual é o significado da palavra despretensioso?

Significado de Despretensioso adjetivo Modesto ou simples; característica do que ou de quem não tem pretensão; ensaio fotográfico despretensioso. plural [Metafônico] Pronuncia-se: /despretensiósos/. Etimologia (origem da palavra despretensioso). Des + pretensioso.

O que é introspecção analítica?

A introspecção analítica ou introspecção controlada foi usada pelos estruturalistas (Wundt). Os indivíduos eram submetidos a estímulos numa situação padronizada; auto-observando-se descreviam a observadores treinados o que sentiam e assim permitiam a análise dos processos mentais conscientes.

O que é introspecção filosofia?

Introspecção é o ato pelo qual o sujeito observa os conteúdos de seus próprios estados mentais, tomando consciência deles. ... Há um debate contemporâneo nos campos da Epistemologia e da Filosofia da Mente acerca da natureza, das características e da validade do conhecimento gerado pela introspecção (autoconhecimento).

Quais são as principais características do método de estudo introspectivo?

1) Quais são as principais características do método de estudo introspectivo? a) O indivíduo estudado realiza um relato inconsciente de suas emoções e é analisado por observadores externos. ... O indivíduo estudado realiza uma auto-observação consciente de suas emoções e observadores externos interpretam seu inconsciente.

O que defendia Wundt?

Wundt defende que o objeto de estudo da Psicologia é a experiência consciente imediata, composta de elementos mentais básicos que podem ser divididos em sensações e sentimentos.

Qual o conceito de psicologia que o Wundt apresentava?

Wundt definia a psicologia como uma ciência da mente, seu objeto a experiência imediata tal como é dada direta e fenomenalmente ao observador. Analisava os compostos e complexos conscientes a partir dos elementos ou unidades: sensação (conteúdo objetivo da experiência imediata) e sentimentos ou afetos.

Quem foi Wundt e qual seu pensamento?

Wilhelm Maximilian Wundt (1832-1920) foi filósofo, médico e psicólogo alemão, considerado o pai da Psicologia por toda sua contribuição para a área. ... A partir daí, ele separou a Psicologia da Filosofia e da Biologia e tornou-se a primeira pessoa a ser chamada de Psicólogo.

Qual a importância de Wundt para a psicologia moderna?

Mas então, por que Wundt é o pai da psicologia moderna? Ele ganha esse título pois foi o criador da teoria e dos métodos. A importância atribuída a Wundt não está somente na construção de um laboratório, mas sim no fato de ele ter se transformado no primeiro centro internacional de formação de psicólogos do mundo.

Qual a importância das contribuições de Wundt nos estudos sobre pensamento?

A contribuição de Wundt para a área foi enorme, principalmente em termos de teoria e dos métodos. Ademais, ele não foi apenas o responsável pela construção de um laboratório qualquer. O laboratório de psicologia experimental de Leipzig se tornou 0 maior centro internacional de formação de psicólogos do mundo.

Qual é o papel de Wundt na história da psicologia?

Resposta. = Wundt teve um papel importante na história da psicologia. Demarcou-se do pensamento dominante da época, procurando autonomizar a psicologia da filosofia. Definiu um objecto, a consciência, e um método de investigação, a introspectiva controlada.

O que é voluntarismo para a psicologia?

Voluntarismo é "qualquer sistema metafísico ou psicológico que atribui à vontade (latim: voluntas) um papel mais predominante do que o atribuído ao intelecto", ou equivalentemente "a doutrina que a vontade é o fator básico, tanto no universo quanto na conduta humana".

O que foi a psicologia dos povos?

Em efeito, a Psicologia dos Povos consiste em dispor conteúdos religiosos, artísticos, lingüísticos e sócio-econômicos não em seções longitudinais, mas transversais. Isto é, considerando os graus principais da evolução psicológica dos povos aos pares e em cada grau de conexão geral dos seus fenômenos .

Qual foi a contribuição de Wundt para a Psicologia Social?

Além de criar o primeiro laboratório experimental de psicologia, em sua extensa obra (um universo de 53.

Quando foi criado o primeiro laboratório de psicologia?

O primeiro Laboratório de Psicologia Experimental foi fundado por Wundt, em Leipzig, na Alemanha, em 1879, e veio a marcar na história o estabelecimento da Psicologia como Ciência.

Que foi o fundador da psicologia?

Wilhelm Wundt

Quem fundou o primeiro laboratório de Psicologia do mundo?

Embora seja geralmente louvado nos manuais de história da psicologia como fundador da psicologia científica, grande parte da obra de Wilhelm Wundt permanece desconhecida por parte dos psicólogos contemporâneos, sobretudo no que diz respeito à relação entre filosofia e seu pensamento psicológico.

Quantos anos tem a psicologia no mundo?

PSI - Jornal - Edição 171 - 50 ANOS DE PSICOLOGIA NO BRASIL. Regulamentada em 1962 (pela Lei 4.

Em que ano surgiu a psicologia no Brasil?

No Brasil a psicologia teve dois caminhos de entrada: no início do século XX pelos cursos de formação de professores e de pedagogia; alguns anos mais tarde pela "psicologia industrial", como a maior industrialização dos centros urbanos. Os primeiros cursos de formação específica em psicologia datam da década de 1.

Quais são as principais características do método introspectivo?

A introspecção propõe o conhecimento das emoções através da observação interna e reflexão por parte do próprio sujeito. O indivíduo é, simultaneamente, sujeito do conhecimento e objecto de estudo num processo de auto-observação. A introspecção controlada implica a presença de observadores externos.

O que é um método introspectivo?

Para a área da Psicologia, a introspecção se refere ao primeiro método utilizado por Wilhelm Maximilian Wundt, com o objetivo de fazer uma autoanálise da mente para inspecionar e relatar pensamentos e/ou sentimentos pessoais. É o chamado método introspectivo ou introspecção psicológica.

Quais abordagens tinham como método principal a introspecção?

É geralmente muito estimulada na psicoterapia, como na psicanálise e na terapia cognitivo-comportamental, onde o sujeito pode ser levado a refletir sobre a consequência de suas ações, seu modo de pensar e sobre formas de pensar mais eficazes e que levem a diminuir seu sofrimento.