Quais são os dois elementos naturais responsáveis pela umidade que provoca ocorrência do fenômeno dos rios voadores explique?

Questão 1

(Enem - 2009) Umidade relativa do ar é o termo usado para descrever a quantidade de vapor de água contido na atmosfera. Ela é definida pela razão entre o conteúdo real de umidade de uma parcela de ar e a quantidade de umidade que a mesma parcela de ar pode armazenar na mesma temperatura e pressão quando está saturada de vapor, isto é, com 100% de umidade relativa. O gráfico representa a relação entre a umidade relativa do ar e sua temperatura ao longo de um período de 24 horas em um determinado local.

Quais são os dois elementos naturais responsáveis pela umidade que provoca ocorrência do fenômeno dos rios voadores explique?


Considerando-se as informações do texto e do gráfico, conclui-se que

a) a insolação é um fator que provoca variação da umidade relativa do ar.

b) o ar vai adquirindo maior quantidade de vapor de água à medida que se aquece.

c) a presença de umidade relativa do ar é diretamente proporcional à temperatura do ar.

d) a umidade relativa do ar indica, em termos absolutos, a quantidade de vapor de água existente na atmosfera.

e) a variação da umidade do ar se verifica no verão, e não no inverno, quando as temperaturas permanecem baixas.

Questão 2

Sobre a influência da maritimidade e das massas de ar na umidade atmosférica, assinale a alternativa correta:

a) Nas áreas litorâneas, a umidade do ar tende a ser menor, haja vista o reduzido índice de evaporação das águas oceânicas.

b) Nas regiões continentais, a umidade do ar tende a ser menor, visto que o ar nessas áreas é mais seco por causa do baixo índice de evaporação das águas.

c) Uma massa de ar carregada de umidade tende a provocar menos chuva na região à qual se dirige.

d) Massas de ar seco tendem a provocar chuvas nas regiões afetadas por elas.

Questão 3

Há uma relação entre o regime de chuvas no Brasil e a Floresta Amazônica. Sobre essa relação, assinale a alternativa incorreta:

a) A Floresta Amazônica, por meio da evapotranspiração, emite à atmosfera bastante ar úmido, que consequentemente se condensa em forma de chuva.

b) A presença dos “Rios Voadores” é o elo entre o regime de chuvas no Brasil e a Floresta Amazônica. Os Rios Voadores são correntes de ar muito úmidas que se transformam em chuva. Essa umidade é proveniente – em boa parte – da Floresta Amazônica.

c) A taxa de evaporação da Floresta Amazônica é pouco representativa. O regime de chuvas é influenciado basicamente pelas massas de ar oriundas dos oceanos.

d) Não há nenhuma alternativa incorreta.

Questão 4

Analise as proposições a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:

a) ( ) Quanto maior for a umidade do ar, menor será a amplitude térmica (diferença entre a maior e menor temperatura).

b) ( ) O regime de chuvas tende a ser menor em regiões de maior umidade.

c) ( ) No local quente e com maior umidade do ar, há o aumento do “abafamento”, assim, a sensação térmica é maior do que a temperatura real do ambiente.

d) ( ) Em locais mais frios, a umidade é baixa, fazendo com que o efeito do frio diminua aumentando então a sensação térmica.

Assinale a alternativa correta:

a) VVFV

b)VVFF

c)VFVV

d) VFVF

Respostas

Resposta Questão 1

LETRA A

De acordo com o gráfico apresentado, vemos que, entre os períodos que vão de 9 horas da manhã até as 16 horas da tarde, há uma queda considerável da umidade relativa do ar. Também é possível observar que é nesse mesmo período do dia em que há maior insolação. A umidade relativa torna a subir no período das 16 horas – o horário em que a temperatura começa a cair, portanto, período de menor insolação. Concluímos que a insolação é um fator preponderante na variação da umidade relativa do ar.

Resposta Questão 2

LETRA B

a) Falsa – nas áreas litorâneas, a umidade do ar é maior, visto que é grande a evaporação das águas oceânicas.

b) Verdadeira – como há pouca evaporação de água nas regiões continentais, a umidade do ar tende a ser menor.

c) Falsa – uma massa de ar carregada de umidade tende a provocar chuvas nas regiões afetadas por ela.

d) Falsa – massas de ar seco tendem a conservar o ambiente, mantendo-o igualmente sem ou com umidade.

Resposta Questão 3

LETRA C

Trilhões de metros cúbicos de água evaporada do Oceano Atlântico chegam à região da Amazônia. Boa parte transforma-se em chuva. A outra parte junta-se à grande umidade produzida pela floresta. As correntes de ar extremamente úmidas que se formam originam os rios voadores.

Resposta Questão 4

LETRA D

a) Verdadeira – A água conserva por mais tempo as temperaturas, diminuindo a amplitude térmica.

b) Falsa – O regime de chuvas é maior em regiões de maior umidade. A água presente na atmosfera condensa-se em forma de chuva.

c) Verdadeira – Quanto mais úmido o ambiente, mais sentimos o efeito da temperatura. Se o local estiver quente, aumentará a sensação de abafamento provocada pela umidade do ar.

d) Falsa – Em locais frios, a umidade é alta, sendo assim, há o aumento dos efeitos do frio, consequentemente, a sensação térmica diminui.


    Quais são os dois elementos naturais responsáveis pela umidade que provoca a ocorrência de fenômeno dos rios voadores explique?

    Resposta: A evapotranspiração e a sucção dos alísios causam a umidade que provoca o fenômeno, pois, após elas ocorrerem, são geradas chuvas e acontece a movimentação dos rios voadores.

    Qual é a principal fonte de umidade transportada nos rios voadores em que forma ela se apresenta?

    Pela ação da evapotranspiração da árvores sob o sol tropical, a floresta devolve a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água. Dessa forma, o ar é sempre recarregado com mais umidade, que continua sendo transportada rumo ao oeste para cair novamente como chuva mais adiante.

    O que é o fenômeno dos rios voadores?

    Rios voadores são imensos volumes de vapor de água que vêm do oceano Atlântico, precipita sob a forma de chuva na Amazônia – onde ganham corpo – e seguem até os Andes, encontrando a muralha rochosa presente nessa região, que os faz desviar e flutuar sobre a Bolívia, o Paraguai e os estados brasileiros de Mato Grosso, ...

    Quais são os dois elementos naturais?

    Os elementos naturais são aqueles produzidos pela natureza como o relevo, a vegetação nativa, o solo, os acidentes geográficos, etc.