Quais são os limites e possibilidades de implementação da BNCC?

03 de Mar�o de 2022

A sua escola j� est� trabalhando na implementa��o da BNCC? Veja dicas de como fazer isso!

Estudantes do pa�s todo t�m o direito de aprender o conte�do b�sico e desenvolver habilidades essenciais. Para garantir essa uniformidade que, evidentemente, pode ser alinhada de acordo com a realidade do discente, � preciso realizar a implementa��o da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Esse � um documento que deve ser usado para dar o direcionamento na hora de elaborar e rever o Projeto Pol�tico Pedag�gico da institui��o de ensino. Embora o conte�do seja bem detalhado e explicativo, o processo de implementa��o da BNCC costuma ser um grande desafio.

Isso acontece, principalmente, pela necessidade de ajustar o PPP de acordo com as compet�ncias e habilidades apostadas pela BNCC. E em 2022 todas as institui��es dever�o ter feito essas adapta��es n�o apenas para o ensino fundamental, cujo prazo era de at� 2020, mas tamb�m para o ensino m�dio.

Confira dicas de como proceder para deixar esse processo mais simples e assertivo.

Material gr�tis:�Manual de implementa��o da BNCC!

Dicas para realizar a implementa��o da BNCC

� fato que n�o h� uma f�rmula m�gica para adequar o curr�culo escolar � Base Nacional Comum Curricular. No entanto, alguns passos ajudar�o no processo e tornar�o a implementa��o da BNCC mais simples. Veja dicas!

Adequa��o do curr�culo escolar

A implementa��o da BNCC deve ser iniciada pela reformula��o do curr�culo escolar. Afinal, ser� preciso incluir neles as aprendizagens e desenvolvimentos que est�o previstos na base.

Ao mesmo tempo, na hora de reformular o curr�culo escolar � preciso garantir que ele, mesmo incluindo o determinado pela BNCC, continue considerando a realidade da escola e a necessidade dos alunos. Por isso, � importante que docentes, pais e alunos estejam envolvidos nesse processo.

Material gr�tis:�Curr�culo Escolar: como elabor�-lo e adapt�-lo � BNCC?

Projeto Pol�tico Pedag�gico

Na sequ�ncia, com o curr�culo reformulado, � necess�rio adequar o Projeto Pol�tico Pedag�gico (PPP). Nele, devem ser inclu�das as habilidades socioemocionais citadas na BNCC.

Mais uma vez, � indicado contar com a participa��o e considerar a opini�o de todos na escola, desde os professores, at� os pais e alunos. Isso ajudar� na elabora��o de um PPP que reflita as ambi��es e a realidade da institui��o de ensino.

Capacita��o da equipe

Embora, muitas vezes, a escola n�o pense nessa etapa, � preciso considerar que faz parte da implementa��o da BNCC em 2022 a capacita��o dos docentes. Talvez esse seja at� o passo mais importante. Afinal, atualizar a documenta��o � algo que � feito em grupo e extremamente discutido entre v�rios profissionais. Mas na hora de colocar o que foi acordado em pr�tica, ser� o professor o respons�vel.

Por isso, ele vai precisar estar preparado e treinado para que possa auxiliar os alunos a desenvolverem as habilidades socioemocionais. Sem contar que precisar�o saber como mudar as aulas e adapt�-las, de forma que as novas diretrizes sejam atendidas.

Assim, � muito importante que a institui��o de ensino elabore um cronograma de treinamento de docentes n�o apenas no in�cio da implementa��o da BNCC, mas tamb�m ao longo dos pr�ximos anos. S� dessa forma o profissional poder� assumir o que indica o documento e incluir as novidades em suas pr�ticas pedag�gicas.

Material gr�tis:�Ensino H�brido: necessidade no mundo p�s-pandemia!

Material did�tico

Da mesma forma que os documentos, para que o docente possa trabalhar o que traz a BNCC durante a aula, ele precisa ter as ferramentas certas. Dentre elas est� o livro did�tico, que precisa ser atualizado.

Para isso, pode ser preciso, por exemplo, escolher novos livros did�ticos ou buscar por edi��es mais atualizadas e que se encaixem no novo curr�culo escolar. Tamb�m � indicado avaliar o autor que elabora o conte�do, para ver se ele j� est� alinhado com a BNCC, bem como se tem experi�ncia e forma��o para a reda��o de conte�dos que incluam as novas habilidades requeridas.

Comunica��o com toda a comunidade

Todos os processos de implementa��o da BNCC v�o interferir diretamente na rotina da comunidade escolar. Por isso, � importante explicar o processo de adequa��o n�o apenas para os docentes, mas tamb�m para os pais e alunos. Afinal, eles perceber�o as novidades e t�m o direito de compreend�-las.

Quando toda a comunidade trabalha junto, a implementa��o da BNCC acaba sendo mais simples e os alunos logo come�am a colher os frutos.

E na sua escola? Como isso est� sendo trabalhado? Em qual etapa voc�s est�o? Os pais tamb�m foram envolvidos? Conte pra gente nos coment�rios e aproveite para ver como as metodologias ativas podem ser inclu�das nesse processo.

Acesse o�Portal Planneta Educa��o�e garanta hoje todos os nossos�Materiais Educativos Gratuitamente!

Quais são os desafios da implementação da BNCC?

Quais são os desafios da BNCC para as escolas?.
Elaborar um novo currículo. ... .
Adequar o Projeto Político Pedagógico. ... .
Integrar características regionais no currículo. ... .
A formação continuada. ... .
Definir o material didático. ... .
Monitorar a implementação da BNCC..

Como acontece a implementação da BNCC?

A previsão é de que o mesmo processo aconteça com a Base do Ensino Médio, que terá sua implementação iniciada em 2021, junto com a reforça desta etapa de ensino. Será necessário acompanhar o que foi previsto e como está se desdobrando na escola, reunir um grupo para a revisão e fazer a atualização do documento.

Como anda a implementação da BNCC no Brasil?

Promulgada pelo Ministério da Educação em 2017, inicialmente a BNCC deve ser implementada em todas as escolas brasileiras até o final de 2021.

Quais são os maiores desafios que dificultam a implantação do currículo nas escolas?

Mas ainda são exceções. Apesar de nosso avançado conjunto de normas, não conseguimos superar os três principais desafios para levar nossa Educação a mudar de patamar: o acesso, a qualidade e a equidade ( Agora é a vez da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).