Quais são os sintomas de uma infecção urinária grave?

Quais são os sintomas de uma infecção urinária grave?

Nefrostar • Postado em: 22/11/2021

A infecção urinária pode ser grave e afetar seus rins de forma definitiva.

Existem três tipos de infecção urinária, com causas diferentes entre si: cistite, uretrite e pielonefrite. De forma resumida, a principal diferença entre elas está na região do corpo humano que é atingida pela infecção: a cistite é ocasionada por bactérias na bexiga, a uretrite, como o nome indica, por problemas na uretra e a pielonefrite nos rins.

Toda infecção urinária demanda cuidado e que os pacientes procurem ajuda médica ao menor sinal de incômodo. A depender da suspeita do médico, exames laboratoriais podem ser solicitados para confirmação do diagnóstico.

Confira mais detalhes!

Cistite

A cistite é uma infecção na bexiga provocada por bactérias, sendo a Escherichia coli a principal causadora. Essa infecção é mais comum nas mulheres, uma vez que as bactérias atingem a bexiga por meio da uretra, canal em que a urina percorre para sair do corpo. Raramente ocorre em homens, mas existem casos registrados também.

O tratamento dura alguns dias e costuma ser feito a base de antibióticos, sempre receitados por médicos. A posologia varia para cada paciente.

Os sintomas mais comuns incluem febre baixa, ardor ao urinar, dor no fundo das costas, presença de sangue na urina e vontade frequente de urinar.

Uretrite

Essa é uma inflamação na uretra ocasionada por diferentes bactérias, como Nesseria gonorrheae (sim, a mesma da gonorreia) e a Chlamydia trachomatis.

Via de regra, os sintomas da gonorreia são mais agressivos e a infecção pela clamídia pode ser silenciosa.

Sinais comuns que indicam a uretrite: secreção purulenta de forma abundante (pus), ardor ao urinar e aumento no número de micções, mesmo que a sensação de bexiga cheia continue.

A contaminação sexual é a principal via de contágio e o tratamento dessa infecção envolve o uso de antibióticos. Portanto, a melhor forma de prevenção é o uso de preservativos durante as relações.

Pielonefrite

Esse é um tipo de infecção urinária extremamente perigosa. Potencialmente grave, o problema pode, caso não seja tratado de forma adequada, evoluir para uma doença renal crônica.

O quadro da pielonefrite pode ser mais danoso, em comparação a cistite e uretrite, pois há risco de as bactérias caírem na circulação sanguínea, causando até mesmo uma infecção generalizada.

A pielonefrite possui duas formas principais: a aguda (infecção bacteriana surge e compromete o funcionamento renal) e a crônica (os rins vão perdendo a capacidade de funcionamento aos poucos, por culpa de uma doença subjacente, como a diabetes tipo 2, ou por repetidas infecções agudas ou mal curadas).

Os principais sintomas dessa infecção são dores na região lombar, febre, calafrio e mal-estar, além de dor/ardência e muita vontade de urinar.

Para ter mais acesso a conteúdos de saúde e bem-estar, acompanhe a Nefrostar nas redes sociais:

A infecção urinária é um assunto muito amplo, devido às suas muitas possibilidades de origens e sintomas. O sintoma mais comum é a dor para urinar, chamada disúria e sua origem costuma ser a uretra. No entanto, é preciso estar atento, pois há diferentes tipos de infecção urinária. A cistite, por exemplo, é a infecção que acomete a bexiga e pode gerar os seguintes sintomas:

  • Sangue na urina, que apesar de preocupar, na verdade, não é algo tão grave quanto se pensa;
  • Vontade constante de urinar. Apesar da vontade constante em urinar, a quantidade de urina é pequena. A bexiga está vazia mas muitas vezes o paciente sente que não a esvaziou por completo;
  • O mau cheiro, que geralmente é um sinal de bactéria na urina, ou grande concentração de ureia, substância responsável pelo odor;
  • Perda involuntária da urina, ou seja, urinar sem perceber. Além da vontade constante de urinar, o paciente também pode ter dificuldade em segurar a urina e algumas vezes não consegue nem mesmo chegar ao banheiro à tempo, perdendo urina involuntariamente.

Sintomas raros de infecção de urina

Algumas infeções de urina, mesmo que sejam raras, podem necessitar de um atendimento mais urgente, como é o caso da uretrite. Acometem a uretra e além dos sintomas tradicionais aparecem sempre acompanhadas de corrimento uretral. Esse corrimento é caracterizado pela saída de pus através do canal da uretra. Sua causa geralmente são Doenças Sexualmente Transmissíveis e que, frequentemente, vem acompanhadas de dor e ardor ao urinar. Nesse caso, é preciso procurar um urologista e fazer exames para detectar e fazer o tratamento correto.

Tipos graves de infecção de urina

Infecção de urina pode acabar se tornando um problema grave quando não é diagnosticada e tratada de modo correto. A Pielonefrite, infecção de urina que acomete o rim é um dos tipos graves da doença. Entre os sintomas também está a presença de sangue na urina, febre acompanhada por calafrios, que é um sintoma comum quando se trata de infecções, mas não está presente nos casos de cistite e uretrite, náuseas e vômito. Podem haver alterações notáveis no estado de consciência, se a infecção não for diagnosticada e tratada à tempo. O paciente pode até mesmo apresentar desorientação. De qualquer forma, sempre que houver suspeitas de que algo está acontecendo com o seu corpo, procure um médico especialista.

Tópicos recentes

Categorias

Contatos

Unidade Advance

SGAS 915, Centro Clínico Advance - Sala 356 - Asa Sul, Brasília

Como chegar

(61) 98625-8802

(61) 3345-4200

Segunda à sexta-feira: de 8h às 19h

Sábado: de 8h às 12h

Unidade Santa Lúcia

SHLS 716, Conjunto C - Térreo - Sala 3 - Asa Sul, Brasília

Como chegar

(61) 3345-4200 (opção 5)

Segunda à sexta-feira: de 8h às 18h

*Não atendemos aos sábados nesta unidade


Quais são os sintomas de uma infecção urinária grave?

Missão

“Oferecer serviços na área de urologia com excelência e manter um atendimento humanizado”.

Histórico

Em meados de 1980, a totalidade de médicos urologistas na Capital Federal mal ultrapassava a casa dos trinta profissionais, cujas atividades se desenvolviam predominantemente no serviço público. O Hospital de Base do Distrito Federal era a unidade hospitalar onde se concentrava a maior parte destes e que tinha por escopo prestar assistência médica urológica a população de Brasília e entorno e de fomentar a formação de novos profissionais.

A prestação de serviços no setor complementar privado, em sua maior parte, era fragmentada ou mesmo praticada de forma individualista e quase sempre orbitando em torno da força do setor público.

Testemunhando o crescimento e desenvolvimento de Brasília, em 1986, quatro profissionais oriundos do Hospital de Base juntaram esforços com o núcleo do Hospital Santa Luzia, constituindo o UROCENTRO – Centro Urológico de Brasília, com sede no Hospital Santa Luzia.

O grupo inspirou-se na missão de oferecer serviços médicos na especialidade de urologia à uma clientela que, por razões diversas, demandava atendimento no setor privado, talvez por ser mais ágil e eclético.

A equipe então nascente, tinha por valores: qualidade dos serviços prestados, responsabilidade, inovação, observância dos preceitos éticos da medicina, humanização dos serviços oferecidos, atualização contínua do conhecimento da especialidade, disponibilização de novos instrumentais e tecnologias à comunidade assistida e interação com especialidades correlatas.

Em 1989, com pequenas alterações no grupo original, o UROCENTRO mesclou-se com o núcleo do Hospital Santa Lúcia e se consolidou como o primeiro grupo de especialistas em urologia de Brasília. Essa fusão levou o UROCENTRO a fortalecer suas propostas originais e a servir de modelo para a formação de outros grupos, fortalecendo o desenvolvimento da nossa especialidade em todo o DF.

Em 1992, o UROCENTRO adquiria a sua sede própria no Centro Clínico Sul, expondo-se à maior visibilidade junto ao seu público alvo e expandindo suas atividades.

No início da década de 2010, agregaram-se dois novos profissionais ao seu quadro médico, por um lado dando mais dinamismo às suas atividades e por outro promovendo a renovação dos seus quadros.

Em maio de 2011, visando dar novo fôlego a clínica e fomentar a renovação de seu quadro funcional, o grupo promoveu o desligamento de alguns profissionais, incorporou novos jovens profissionais e também estendeu um braço de atendimento no Hospital Santa Lúcia. Atualmente a clínica conta com dez urologistas.

No bojo dessas transformações, sempre visando o avanço do UROCENTRO, transferimos a sede da clínica para um novo e amplo espaço, com arquitetura contemporânea, localizada no Edifício Advance, Quadra 915 Sul e mantivemos o braço funcional no Hospital Santa Lúcia.

Como saber se a infecção urinária está avançada?

Além disso, nos casos mais graves é também frequente o aparecimento de sangue na urina..
Dor ou queimação ao urinar;.
Sensação de peso na bexiga;.
Vontade frequente para urinar;.
Urinar em pouca quantidade;.
Urina muito escura e com cheiro forte;.
Febre baixa constante..

Quando a infecção urinária é grave?

Se as bactérias não alcançarem os rins, o problema, conhecido como cistite, fica apenas concentrado na bexiga. Mas se seguirem para os rins, a infecção, nomeada de pielonefrite, se torna mais grave. Nesse estágio é comum vir acompanhada por febre alta (acima de 37.8°), calafrios e dor na região lombar.

Quando a infecção urinária precisa de internação?

Geralmente, antibióticos e muita água, em casa mesmo, resolvem o problema. No entanto, em pessoas mais velhas ou quando a infecção já alcançou outros órgãos para além da bexiga, o paciente deve ser internado. Depois que o problema chega ao rim, a condição passa a ser chamada de pielonefrite e o perigo aumenta.