Quais transformações políticas Napoleão promoveu durante o Consulado?

623 palavras 3 páginas

Consulado Era Napoleonica:

Renan:

Napoleão Bonaparte é comumente apontado como figura principal na consolidação das conquistas a serem defendidas pelo ideal revolucionário francês. Apesar da grandiosidade de seus feitos, não podemos deixar de levar em conta o fato de que ele se alinhava ao projeto burguês. Contudo, apesar de seu partidarismo, conseguiu agregar ao seu redor o apoio das maiorias no momento em que subjugava os exércitos inimigos e reorganizava o cenário econômico francês.

Para alcançar tantos feitos, teria que primeiramente superar os problemas que afligiam a indústria e o comércio, reorganizar o destruído setor de transportes e criar um sistema de serviço público eficiente. Por isso, criou o Banco da França, empresa estatal que deveria dar condições para que a burguesia pudesse empreender negócios e organizar o sistema financeiro nacional. Além disso, criou o franco, nova moeda que daria lugar às assignats, anteriormente criadas durante a revolução.

Durante o Consulado, promoveu transformações políticas que concentravam amplos poderes nas mãos do Poder Executivo. Nos primeiros anos de 1800, criou uma nova constituição aprovada pelo voto de mais de 3 milhões de franceses. Com isso, o Legislativo foi desmembrado em quatro assembléias distintas que primeiramente criava, depois discutia e a aprovava as leis. Por fim, o Senado teria o dever de garantir o devido cumprimento das novas regulamentações.

Felipe

Esse mesmo Senado também tinha a importante tarefa de escolher três cônsules que, durante uma década, deveriam liderar o Poder Executivo. Apesar de sua aparente divisão, o consulado contava com uma figura de importância maior, o primeiro-cônsul, cargo exercido por Napoleão, que dava o direito de nomear os ministros, publicar leis e indicar membros do funcionalismo público e do Poder Judiciário.

Decidido a pacificar o cenário interno e externo, o Consulado reatou as relações com a Igreja Católica, que agora teria total liberdade


Relacionados

  • A ERA NAPOLEONICA

    535 palavras | 3 páginas

    A ERA NAPOLEONICA O início da Era Napoleônica é um desdobramento de diversos conflitos entre a burguesia e as camadas populares durante da Revolução Francesa. Durante a terceira fase desta, também conhecida como Diretório, foi-se instalado um governo burguês e uma nova constituição. Nessa fase, o poder executivo era composto por cinco diretores. O golpe do 18 Brumário, articulado pelos diretores temerosos da crescente popularidade do militar, levou ao poder Napoleão Bonaparte com o apoio da baixa….

  • Era napoleonica

    537 palavras | 3 páginas

    Respostas: 1. A Era Napoleônica foi um período revolucionário marcado por autoritarismo, centralização do poder e expansão territorial sob o comando de Napoleão Bonaparte. Nesse período, a sociedade francesa passava por uma série de revoluções internas provocadas pela insatisfação burguesa para com os jacobinos e ainda a monarquia européia temia a expansão das revoluções em seus reinos. Esse período foi dividido em três épocas: Consulado, Império e Governo dos Cem Dias. 2. Sim. Este….

  • Era Napoleônica

    1707 palavras | 7 páginas

    HISTÓRIA Era Napoleônica NAPOLEÃO BONAPARTE     A era Napoleônica iniciou-se com o golpe de 18 Brumário, que marcou o final do processo revolucionário na França. Napoleão Bonaparte era um general que se destacou durante a revolução Francesa reprimindo rebeliões contra o governo, em guerras contra Áustria e Itália e principalmente na vitória em que derrubou o governo Diretório, que facilitou sua chegada ao poder da França Napoleão era um general firme, com espírito de liderança….

  • A era napoleonica

    2523 palavras | 11 páginas

    revolucionário (recompôs a estabilidade política em França) em que se instalou um governo autoritário, centralizador e expansionista dirigido por Napoleão Bonaparte. Esta figura coroou-se imperador no ano de 1804 sob o título de Napoleão I. A Era Napoleónica teve início em 1799 com o Golpe 18 de Brumário e caindo este império na data de 1815 com a Batalha de Waterloo na qual Napoleão é derrotado pelas tropas inglesas. O Período Napoleónico pode fragmentar-se em três partes: o Consulado, o Império e….

  • Era Napoleônica

    1662 palavras | 7 páginas

    revolucionário (recompôs a estabilidade política em França) em que se instalou um governo autoritário, centralizador e expansionista dirigido por Napoleão Bonaparte. Esta figura coroou-se imperador no ano de 1804 sob o título de Napoleão I. A Era Napoleônica teve início em 1799 com o Golpe 18 de Brumário e caindo este império na data de 1815 com a Batalha de Waterloo na qual Napoleão é derrotado pelas tropas inglesas. O Período Napoleônico pode fragmentar-se em três partes: o Consulado, o Império e….

  • A era Napoleonica

    2848 palavras | 12 páginas

    A Era Napoleônica e o Congresso de Viena Era Napoleônica Napoleão Bonaparte nasceu em Ajaccio, Córsega em 1769. Foi tenente da artilharia do exército francês aos 19 anos e general aos 27 anos, saindo vitorioso em várias batalhas na Itália e na Áustria. Foi um dos chamados "monarcas iluminados", que aderiram ao movimento filosófico chamado Iluminismo. Napoleão Bonaparte esteve no poder da França durante 15 anos e nesse tempo conquistou grande parte da Europa.. Para os biógrafos, seu sucesso….

  • Era napoleonica

    783 palavras | 4 páginas

    E.E.E.M. EVARISTO DE ANTONI CLAITON ALBUQUERQUE RONALDO VALIM VINICIUS PINTO ERA NAPOLEÔNICA CAXIAS DO SUL, NOVEMBRO DE 2014. Era Napoleônica Os processos revolucionários provocaram certa tensão na França, de um lado estava a burguesia insatisfeita com os jacobinos, formados por monarquistas e revolucionários radicais, e do outro lado as monarquias europeias, que temiam que os ideais revolucionários….

  • Era napoleônica

    414 palavras | 2 páginas

    Era Napoleônica Após a derrota do Diretório sob o comando de Napoleão, ele, junto com a burguesia estabeleceu o Consulado que foi a primeira fase de seu governo. A esse golpe deu-se o nome de 18 Brumário, onde marca o princípio da Era napoleônica, onde possui 3 fases: O Consulado, Império e o Governo dos 100 dias. Posteriormente a derrubada do diretório, instalou-se o Consulado, onde possuía caráter republicano, militar e era centralizado. No poder executivo, três cônsules comandavam….

  • Era Napoleônica

    465 palavras | 2 páginas

    A era napoleônica foi um período em que o governo da França foi liderado por napoleão Bonaparte, que era um oficial de artilharia. Seu governo teve três períodos, foi nomeado monarca da franca através um plebiscito, teve um governos caracterizado por grandes batalhas militares, que serão caracterizados neste trabalho. Com o fim do absolutismo a França foi liderada por Robespierre, Jacobino, com um governo ditatorial, quando as ameaças externas ao governo diminuíram os girondinos e o grupo da….

  • A era napoleonica

    1190 palavras | 5 páginas

    igualdade detodos perante a lei. d) Separou o casamento civil do religioso. e) Contrariou a burguesia, permitindo os sindicatos e as greves. R: Favoreceu a burguesia, proibindo os sindicatos e as greves. 4Escreva um pouco sobre a era napoleonica R:A Era Napoleônica compreendeu o período da chegada de Napoleão Bonaparte ao poder no Consulado, em 1799, e terminou com sua derrota na Batalha de Waterloo e seu exílio na Ilha de Santa Helena, em 1815. Duas caraterísticas principais podem ser ressaltadas….

Outros Trabalhos Populares

Como se caracterizou o período do Consulado e como Napoleão ficou conhecido?

Podemos dividir o governo de Napoleão em três períodos: Consulado, Império e Governo dos cem dias. Este período se caracterizou pela recuperação econômica e pela reorganização jurídica e administrativa na França.

Quais foram as principais medidas tomadas por Napoleão durante o Consulado?

Nele, Napoleão realizou a redistribuição de terras, conseguindo simpatia dos camponeses; reformou o sistema tributário e criou o Banco da França, controlando o processo de emissão de moedas e contendo a inflação; realizou ainda obras públicas e incentivou a educação primária da população francesa, além de militarizar a ...

Quais foram as principais mudanças feitas por Napoleão durante o Consulado?

As três principais mudanças realizadas por Napoleão Bonaparte foram: A criação do código Napoleônico. Estabelecimento da hegemonia francesa sobre a Europa. Enfraquecimento nas monarquias com suas ideias liberais.

Quais foram os principais objetivos do governo de Napoleão Bonaparte durante a fase do Consulado?

No Consulado, buscou-se alcançar o equilíbrio entre as conquistas militares e questões que afligiam internamente a França. No plano econômico a primeira medida consistiu na criação de um banco nacional (Banco da França) que deveria controlar a emissão de moeda e financiar os negócios da burguesia.