Qual a ação o CPB desenvolve para comemorar o Dia do Atleta Paralímpico?

Evento, que faz parte das celebrações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, proporciona vivência em modalidades paralímpicas para crianças e adolescentes de 8 a 17 anos


O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) promove neste sábado o já tradicional Festival Paralímpico, que é realizado anualmente desde 2018. O evento deste ano, que faz parte das celebrações pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) e pelo Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22), acontece em 105 localidades das 27 unidades federativas do Brasil.

Criança brinca com bexiga durante Festival Paralímpico em Manaus em 2021 — Foto: Bruno Kelly/CPB

No Festival, crianças e adolescentes de 8 a 17 anos - com ou sem deficiência física - poderão ter contato com as mais diversas modalidades paralímpicas. A previsão é que cerca de 10 mil pessoas participem das atividades, previstas para acontecerem das 8h30 às 12h em todas as localidades.

Entre os inscritos para o evento até a última segunda-feira, cerca de 45% eram crianças ou jovens com deficiência intelectual. Participantes com autismo também representavam 15,4% das inscrições, enquanto com deficiência correspondiam a 11,9%.

A primeira edição do Festival, há quatro anos, foi realizada em 48 locais com a participação de mais de 7 mil crianças. Em 2019, o evento teve 70 sedes e recebeu mais de 10 mil inscritos. No ano seguinte, a ação foi cancelada devido à pandemia de Covid-19 e retornou em 2021, com 8 mil participantes em 70 núcleos.

Serviço
Data: 24 de setembro (sábado)
Horário: 8h30 às 12h
Público: crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência
Modalidades: três modalidades paralímpicas por sede
Contato:

22 DE SETEMBRO – DIA NACIONAL DO ATLETA PARAOLÍMPICO

Essa data confere continuidade às comemorações do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro). Ela foi instituída pela lei nº 12.622/2012, e as comemorações se tornaram mais disseminadas dois anos depois.

No mesmo dia também é comemorado a fundação do Comitê Paraolímpico Internacional, que completa neste ano de 2020, 31 anos.

Saiba mais em: https://cpb.org.br/noticia/detalhe/384/dia-do-atleta-paralimpico-saiba-tudo-sobre-a-celebracao-do-dia-22-de-setembro
#acessibilidade#acessibilidadeparatodos#inclusao#pessoascomdeficiencia#ufv#esportes#paraolimpico

Qual a ação o CPB desenvolve para comemorar o Dia do Atleta Paralímpico?

Festival Paralímpico acontecerá em Paranaguá no próximo dia 24 de setembro

Evento tem como objetivo comemorar o dia do atleta paralímpico e difundir a prática de modalidades paralímpicas

  • 12 de Setembro de 2022
  • Jornalista: Ana Carolina Campos
  • Esportes

Qual a ação o CPB desenvolve para comemorar o Dia do Atleta Paralímpico?

No dia 22 de setembro, comemora-se o Dia Nacional do Atleta Paralímpico e para celebrar a data, difundir a prática das modalidades paralímpicas e promover a integração entre pessoas com e sem deficiência, a Arena Albertina Salmon será palco do Festival Paralímpico, que acontecerá no dia 24 de setembro (sábado), das 8h às 12h.

Promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a Prefeitura de Paranaguá, Secretaria de Esportes (SESPOR), Secretaria de Educação (SEMEDI), Escolas de Educação Especial do município, Unicesumar e UFPR Litoral, o evento promoverá uma manhã repleta de atividades paralímpicas como golbol, atletismo paralímpico e bocha paralímpica para crianças e jovens de 7 a 18 anos. A abertura do evento será feita pelo grupo de ginástica rítmica da Secretaria de Esportes.

A professora e coordenadora do núcleo litoral pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, Silmara França, destacou sua gratidão pela oportunidade de sediar o evento no município.

“Gratidão ao prefeito Marcelo Roque junto a Secretaria de Esportes e o secretário Helton Ambrósio, por mais uma vez Paranaguá sediar o evento tão importante para todo o Brasil que valoriza e difunde o movimento paralímpico brasileiro. Trata-se de um evento que acontece em 85 municípios que abrangem vários núcleos, tudo isso ao mesmo tempo em uma manhã de sábado alegre e divertida. É uma honra mais uma vez trazer o evento para Paranaguá que vem sendo uma referência no esporte”, destacou Silmara.

O secretário de Esportes, Helton Ambrósio, reforçou a importância de receber eventos como esse em Paranaguá.

“A modalidade paralímpica é muito forte e muito importante para nós, contamos com grandes representantes na cidade e eventos como esse são essenciais justamente para mostrar à população como as atividades acontecem. Por isso convido a todos para que no próximo sábado, 24 de setembro, venham para a Arena prestigiar esse grande evento com entrada totalmente gratuita”, finalizou o secretário.

> Encontre-nos no Facebook

Outras Notícias

Qual a ação do CPB desenvolve para comemorar o Dia do Atleta Paralímpico no Dia 22 de setembro?

Em celebração ao Dia do Atleta Paralímpico, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) vai celebrar neste sábado, a partir das 8h30, um megaevento em 48 cidades, em todos os Estados e no Distrito Federal. A ideia é oferecer experimentação do esporte adaptado para cerca de 7.200 crianças, entre 10 e 17 anos.

Qual a visão do CPB Comitê Paralímpico Brasileiro?

Visão. Ser referência mundial na gestão e desenvolvimento do esporte Paralímpico promovendo a inclusão de pessoas com deficiência em todas as suas dimensões.

Qual a importância do Dia 22 de setembro para os atletas paralímpicos?

Comemorado em 22 de setembro, o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, instituído pela Lei 12.622/2012, é uma homenagem à criação do Comitê Paralímpico Internacional (CPI), fundado em 1989. O objetivo é homenagear, apoiar e divulgar o trabalho dos atletas paralímpicos brasileiros.

O que é o festival paralímpico?

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) promoveu, neste domingo (25) em 98 cidades do Brasil, a 4ª edição do Festival Paralímpico, evento que tem o objetivo de difundir o Movimento Paralímpico (por meio de atividades recreativas e lúdicas que simularam modalidades paralímpicas).