Qual a diferença da assessoria e consultoria?

Riscos podem ser minimizados com práticas preventivas e entendimento das diferenças entre os serviços

Independentemente da diferença entre assessoria e consultoria jurídica, ambas as assistências são eficazes para orientar empresas e pessoas físicas para solucionar um problema preexistente ou evitá-lo no futuro.

Empreender exige ações estratégicas sempre visando o progresso do negócio, o que significa atuar dentro dos parâmetros da legislação. Dessa forma, o gestor pode contratar serviços especializados para orientar-se com relação a seus registros e condutas. Saiba mais a seguir!

Diferença entre assessoria e consultoria

Atuar no mercado de trabalho de forma preventiva poupa gastos com multas, sanções ou problemas judiciais, tornando o trabalho em conjunto com o jurídico um investimento menos oneroso do que as custas de um processo, por exemplo.

A diferença entre assessoria e consultoria consiste na forma de atuar com o cliente, na qual o consultor sugere condutas, agindo mais em caráter preventivo, como é o caso da consultoria jurídica.

E outra mais pontual, em que o advogado é contratado para dar assistência, exercer um trabalho operacional, participando desde a elaboração à execução de um projeto. Assim, analisa a situação e propões modos de resolvê-la.

Cabe à instituição decidir como utilizar os serviços jurídicos em seus negócios, pois a diferença de preços entre assessoria e consultoria varia de acordo com as necessidades do contratante.

Consultoria

O consultor jurídico auxilia no processo de tomada de decisões a fim de aprimorar os processos internos e evitar ações judiciais. Gestores e gerentes podem contar com sua colaboração em:

  • Treinamentos;
  • Palestras;
  • Elaboração de relatórios específicos, como o de auditoria jurídica;
  • Propor medidas com foco em resultados;
  • Identificação e resolução de possíveis prejuízos em negociações e operações contratuais.

Esse tipo de serviço é visto como um investimento, já que agrega maiores conhecimentos, resguarda o negócio de danos, potencializando seu desempenho.

Contar com a visão atualizada de um profissional sobre o mercado e suas implicações jurídicas soma à empresa, uma vez que fornece informações relevantes em momentos de decisões.

O consultor não executa ações, ou seja, não representa a empresa em um processo judicial, por exemplo, papel do assessor jurídico. A diferença entre assessoria e consultoria fica por conta de o consultor apontar soluções e caminhos para melhorias.

Assistência jurídica

Responsável pelo operacional, o assessor pontua os problemas, implementa soluções e auxilia na execução. Dessa maneira, o advogado atua nas ações da instituição, agindo como departamento jurídico:

  • Serviço especializado;
  • Atualização precisa em determinada área;
  • Redução de custos por falhas por parte do cliente sem conhecimento técnico;
  • Acompanhamento das necessidades empresariais;
  • Representar a instituição perante a Justiça.

Outra colaboração fica por conta da elaboração de contratos, nos quais protegem os interesses da empresa e viabilizam acordos, contratações e parcerias.

Uma vez definida a diferença entre assessoria e consultoria, quando o empresário deve buscar por esse tipo de serviço? Na verdade, a qualquer momento, sempre que estiver com dúvidas ou precisar de suporte técnico específico.

A falta de conhecimento da legislação ou regras jurídicas básicas podem provocar equívocos, falhas e custos. Por isso, seguir orientações de especialistas poupam tempo e dinheiro.

No caso de dúvidas de qual tipo se enquadra para o seu negócio, o cliente pode procurar por um escritório para receber a melhor indicação de serviço, conforme seu caso.

Nada impede a empresa de iniciar uma consultoria jurídica e, ao perceber seus resultados e avaliar a demanda do negócio, optar por trocar para a assessoria jurídica.

Embora exista diferença entre assessoria e consultoria, ambos os serviços trabalham de forma preventiva nos negócios em prol de minimizar os custos da instituição, sendo, portanto, estratégicas mais econômicas do que agir por conta própria.

A linguagem jurídica tem definições e conceitos que podem gerar dúvidas e aplicações inadequadas, por isso contratar um serviço de um profissional qualificado em uma área de conhecimento permite à empresa atitudes mais maduras, facilitando seu progresso.

Fonte:

JusBrasil.

Entenda a diferença entre assessoria e consultoria e saiba quando contratar cada um destes serviços.

Boa parte dos empresários confundem a figura do assessor com a do consultor e exigem de um profissional a postura do outro, ou então contratam um serviço que não consegue atender às necessidades da sua empresa naquele determinado momento. Saiba qual é a diferença entre os dois serviços e o que eles podem ou não podem fazer pela sua empresa.

O que é Assessoria?

A assessoria funciona como uma assistência de um profissional especializado em determinada área do conhecimento. Sua função é prestar auxílio técnico ao empresário desde o desenvolvimento do projeto até a execução do serviço, ou seja, o assessor se envolve operacionalmente com o problema, não apenas identificando problemas, mas também interferindo diretamente nos processos da empresa para solucioná-los.

Como exemplo, podemos citar a assessoria contábil, em que o contador é encarregado de elaborar toda a contabilidade e planejamento tributário da empresa, apenas informando o empresário sobre o andamento do processo. Outro exemplo claro é a assessoria jurídica: o advogado gerencia e toma todas as providências necessárias em relação a ações judiciais envolvendo a empresa, solicitando a atuação do contratante apenas quando for estritamente necessário.

O que é Consultoria?

Consultoria é um serviço que visa o aconselhamento do empresário quanto a ações que podem ser tomadas para identificar ou solucionar problemas gerenciais ou promover melhorias no processo produtivo.

Embora possa analisar todos os aspectos da atividade empresarial, o consultor apenas aponta o caminho e sugere soluções, não interferindo de maneira prática nas atividades da empresa.

Normalmente, as atividades de consultoria envolvem palestras, pesquisas, análises, treinamentos, elaboração de pareceres e outras de cunho puramente teórico.

⇒ Leia também: Como abrir uma Consultoria em Segurança do Trabalho.

Assessoria e Consultoria – Qual a diferença?

A grande diferença entre a assessoria e consultoria é que o consultor aponta soluções, mas não se envolve em sua execução. Já o assessor efetivamente coloca a “mão na massa”, como se o contratante tivesse adquirido um “pacote pronto” para solucionar determinado problema da empresa.

Dessa forma, enquanto a consultoria se concentra nos aspectos teóricos e não garante o resultado prático final, a assessoria tem um viés mais prático.

Quando contratar assessoria e quando contratar consultoria?

A assessoria normalmente é a saída ideal para solucionar um problema específico já identificado pelo empresário e que exige uma solução prática ou para gerenciar um departamento que exija conhecimento técnico em determinada área.

Voltemos ao exemplo do assessor contábil: cuidar da contabilidade da empresa demandaria tempo e um conhecimento técnico que a maioria dos empreendedores não possui. Logo, é melhor delegar essa tarefa a um profissional capacitado.

Já a consultoria é indicada para obter um diagnóstico completo de sua empresa, especialmente quando percebe que algumas melhorias são necessárias, mas não sabe por onde começar.

Contratar um consultor também é uma boa alternativa quando o empresário deseja se alinhar com as tendências do mercado, melhorar a qualidade dos serviços, criar diferenciais para o cliente, adquirir conhecimento prático sobre sua atividade ou mesmo buscar uma visão externa e imparcial sobre a atuação da empresa.

Compartilhar o texto:

Qual é a diferença entre assessoria e consultoria?

A maior e mais relevante diferença entre um consultor e um assessor é: o consultor aponta as solução, mas não se envolve na execução delas, enquanto o assessor além de apontar a solução, também se envolve para resolver o problema.

Qual é a função da assessoria?

Uma das principais funções de uma assessoria é realizar o chamado diagnóstico empresarial. Em primeiro lugar, o assessor faz uma análise da empresa para entender suas qualidades e fraquezas, combinando com uma visão do ambiente externo, ou seja, o entendimento do cliente, do mercado e da concorrência.

O que é que significa assessoria?

Ainda, segundo o dicionário Michaelis assessoria pode ser: Um conjunto de especialistas que assessoram tecnicamente um superior hierárquico; ou seja, prestam um assessoramento e/ou. Uma empresa ou órgão que se especializa na coleta e análise de dados relacionados a um determinado assunto.

Quais são os tipos de assessoria?

Vamos ver agora os 6 principais tipos que você pode contratar:.
Consultoria de gestão empresarial..
Consultoria financeira..
Consultoria de marketing..
Consultoria de recursos humanos..
Consultoria de vendas..
Consultoria logística..