Qual era o propósito da ginástica enquanto atividade física na Antiguidade?

Por:   •  12/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  7.756 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade física na Antiguidade

Desde o principio de nossa existência, a atividade física faz parte de nossa vida.

A atividade física na pré historia, ou seja, na vida do homem primitivo veio por sua necessidade de sobrevivência. Ele corria, caçava, saltava, nadava, escalava, e dançava por fins de rituais, com isso cada vez mais exercitava seu corpo, ganhando resistência, força, agilidade. O aperfeiçoamento dos movimentos destas atividades foi essencial para a iniciação esportiva.

Na Antiguidade começaram os registros de atividades físicas por meio da escrita. Segundo registros, os chineses criaram o mais antigo método de ginástica, o Kung-Fou, que imitavam os movimentos dos animais e o yoga, com fim de relaxamento dos músculos, relacionados à doutrina. Ainda na antiguidade, no Egito era cultuada a força e a resistência, onde era pratico atividades como equitação, lutas, natação, atletismo, entre outros. Os registros da época foram fundamentais para o desenvolvimento da implantação das iniciações esportivas.

Foi na Grécia o inicio autentico da educação física. A Grécia tinha a filosofia pedagógica de desenvolvimento intelectual, espiritual e físico. Período que tem origem dos jogos mais antigos, os jogos Fúnebres, onde era praticada a corrida de carros, luta, arremesso de bola de ferro, arco e flecha, combate armado, arremesso de lança e corrida. Nessa mesma época já existia ginásios onde a ginagiarca, figura muito importante comparado ao professore de educação física responsável pela formação e caráter dos jovens.

Ainda na antiguidade, no período humanista, o surgimento da filosofia proporcionou o desenvolvimento de uma pedagogia, onde era defendida a tese que o estado deveria educar as crianças a partir do sete anos, através da ginástica e da musica. Onde também era tratada a junção dos alimentos junto às atividades físicas para o desenvolvimento e qualidade saúde.

Os jogos Olímpicos da antiguidade tiveram um ponto importante na implantação de atividades de iniciação esportiva, devido ao reconhecimento mundial, e pelos esportes praticados. Tais como corridas, esporte equestres, eventos artísticos e o pentatlo.

Na idade média a educação cavaleresca era o ponto alto, onde tinha finalidade militar e religiosa, onde desde pequenos eram treinados a pular, correr, saltar, cavalgar, arremessar e lançar. Tinham também formação intelectual e praticavam jogos com regras, um deles era o jogo com bola, que unia as classes sociais.

No Renascimento a atividade física era voltada para o ensino superior, onde os exercícios praticados eram adequados para cada parte do corpo, com intuito da preservação da saúde, formação social e preparação militar.

Na idade moderna a pedagogia teve continuidade nas escolas. Foram implantados jogos como meio educativo, com propósito de proporcionar desenvolvimento, saúde, e comunhão.

Pode-se dizer, então que todos os esportes praticados desde a pré-história até os anos de hoje, realmente foram muito importantes para as iniciações esportivas.

O conhecimento obtido pelos registros históricos oferece ao profissional uma visão ampla quanto às metodologias a serem usadas. O desenvolvimento das atividades físicas com fins competitivos e não competitivos desde a pré-história

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com

1052 palavras 5 páginas

História da ginástica

A ginástica, enquanto atividade física, tem suas origens na Antiguidade, uma vez que os exercícios típicos do esporte já eram desempenhados pelos homens pré-históricos com o intuito de se protegerem de ameaças naturais. Por volta de 2600 a.C., especialmente em civilizações orientais, os exercícios da ginástica passaram a fazer parte de festividades, jogos e rituais religiosos. Na Grécia antiga desempenhava papel fundamental no sistema educativo grego para um equilíbrio entre as aptidões físicas e intelectuais. O termo “Ginástica” provém da palavra grega“Gymnos”que significa “Nu”, o que se deve ao facto de, na antiguidade clássica, este tipo de actividade se praticar sem qualquer peça de roupa, sendo considerada por isso uma actividade exclusivamentemasculina.

Posteriormente, na civilização romana, a ginástica deixou de ter importância, já que a valorização do corpo era vista como algo imoral pelos romanos. Assim, nesta época, a prática da ginástica se resumiu apenas a exercícios destinados à preparação militar. A rejeição do culto à beleza física também foi registrada durante a Idade Média, aspecto que resultou na perda da importância deste desporto nesta época. Desta forma, a ginástica retomou sua evolução somente com o Renascentismo e a revalorização das referências culturais da antiguidade clássica.

Dessa altura até agora, a ginástica é praticada em todo o mundo.
Foi na Suíça, em 1832, que se formou a primeira Federação de Ginástica. Nesse mesmo ano foi organizada a primeira grande Festa Gímnica Federal (Turnfest) em Aarau, que desde então se repete todos os anos. A partir deste evento, o desenvolvimento e crescimento da ginástica foi enorme.
Em 1881, surge a Federação Europeia de Ginástica, que mais tarde passou a designar-se por Federação Internacional de Ginástica. O primeiro Torneio Internacional realizou-se em Invers, no ano de 1903, passando em 1934 a designar-se por Campeonato do Mundo.
Em 1950 surgiu a Federação


Relacionados

  • educação fisica ginastica

    5127 palavras | 21 páginas

    que podem ser "corpo" e "cultura" para a Educação Física? De que espaço disciplinar poderia a Educação Física falar do corpo e da cultura? Seria possível uma abordagem com o "olhar", com o viés da Educação Física? Mas, primeiro, seria preciso perguntar-se o que é a própria Educação Física. O conceito de Educação Física Sem adentrar ao longo percurso do debate que se travou no Brasil, na década de 1980, a partir da questão "O que é Educação Física?", consideramos a definição que se segue….

  • Educação física - ginástica

    1950 palavras | 8 páginas

    1. GINÁSTICA O termo ginástica surgiu do grego gymnádzein, que tem por tradução aproximada "treinar" e, em sentido literal, significa "exercitar-se nu", a forma como os gregos praticavam os exercícios. Na ginástica há uma junção de modalidades competitivas e não competitivas, envolvendo a prática de uma série de movimentos que constituem de força, flexibilidade e coordenação motora com objetivo de se aperfeiçoar físico e mentalmente. 2. SURGIMENTO E EVOLUÇÃO Originou-se na Antiguidade, uma….

  • EDUCAÇÃO FÍSICA- GINÁSTICA

    497 palavras | 2 páginas

    Introdução A ginástica, enquanto atividade física tem suas origens na Antiguidade, uma vez que os exercícios típicos do esporte já eram desempenhados pelos homens pré-históricos com o intuito de se protegerem de ameaças naturais. Por volta de 2600 a.C., especialmente em civilizações orientais, os exercícios da ginástica passaram a fazer parte de festividades, jogos e rituais religiosos. Contudo, pode-se dizer que foi na Grécia que a ginástica ganhou grande destaque, se tornando um elemento fundamental….

  • Educação física ginástica

    1680 palavras | 7 páginas

    Periodização de treinamento 09:23 Preparação Física, Treinamento Físico O conceito de periodização no treinamento foi revelado originalmente em 1972 por um cientista russo e incorporado nos esquemas de treinamento para atletas, tanto novatos quanto de elite. A idéia de periodização consiste em subdividir um período específico de treinamento (macrociclo) em períodos menores ou fases (mesociclos), com cada mesociclo sendo separado novamente em microciclos semanais. O fracionamento do….

  • Ginástica geral - educação física

    1458 palavras | 6 páginas

    Curso Licenciatura em Educação Física Disciplina Ginástica Geral Professores Responsáveis Maria Cecília Lieth B Soares Título do Projeto “A ginástica geral vai à escola” Nome do aluno e RA Anderson de Souza Santana – R.A. 1093395 Data início do Projeto 21 / 05/ 2012 Data término do Projeto 04/06/2012 Primeira Etapa: seleção Diagnóstica da escola: a) Dados Institucionais da escola: Nome da Instituição: EMEB Dra.Yrma de Andrade Fiori Endereço: Rua Baptista Canavassi, 158 Bairro….

  • Educação Física - Ginastica Escolar

    6936 palavras | 28 páginas

    INSTITUTO DE EDUCAÇÃO A PRÁTICA DAS GINÁSTICAS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Alessa Oliveira1 Thais Mortola2 Billy Graeff3 RESUMO: O presente artigo surgiu a partir do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, quando, em determinado momento, foi demandada a construção de um artigo, no qual, resolvemos destacar a inserção da prática da Ginástica nas aulas de Educação Física Escolar. Também relataremos experiências e aprendizados obtidos na disciplina de Ginásticas do curso….

  • Ginastica no contexto da Educação Física

    367 palavras | 2 páginas

    consegue-se extrair alguns aspectos no que diz respeito à Ginástica no contexto da Educação Física Escolar. Embora essa prática esportiva seja de conhecimento geral, a mesma é estigmatizada por grande parte da população devido ao não conhecimento, de cunho teórico e pratico. Isso já que profissionais graduados no curso de Educação Física tiveram pouco contato com a modalidade durante seus anos de graduação. E através do pouco conhecimento sobre Ginástica no seu contexto específico, esses profissionais sentem-se….

  • Educação Física - Ginástica - LR

    1257 palavras | 6 páginas

    GINÁSTICA MONTADA GINÁSTICA LABORAL GINÁSTICA RÍTMICA GINÁSTICA LOCALIZADA 10/07/2014 GINÁSTICA Introdução a Ginástica A ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades, as competitivas e as não competitivas, a ginástica muitas vezes é procurada para quem quer melhorar o corpo, emagrecer ou até mesmo fortalecer os músculos e também melhorar o aperfeiçoamento mental em forma de relaxar a mente. A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia….

  • Educação Fisica Modelo de Ginastica Sueco

    1285 palavras | 6 páginas

    CONTRIBUIÇÕES DA GINÁSTICA SUECA • Ênfase a estética e a formação corporal • Técnica: ritmo, soltura e trabalho estruturado • Metodológica: imagens, verbais, o comando e a música • Prática: flexibilidade, preocupação com a prevenção e correção de posturas • Ênfase na destreza e melhor aproveitamento do tempo e mais qualidade do trabalho @ DIVISÕES DA GINÁSTICA SUECA - Ginástica Militar - Ginástica Médica - Ginástica Estética - Ginástica Educativa GINÁSTICA MILITAR Tinha como base o trabalho….

  • Ginástica geral e educação física escolar

    937 palavras | 4 páginas

    GINÁSTICA GERAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas, SP: Ed.da Unicamp, 2003 OBJETIVO DA OBRA Analisar e discuutir o desenvolvimento da ginástica no contexto escolar, como essa modalidade vem sendo trabalhada. Compreender como vem sendo desenvolvido seu conteúdo nas escolas de ensino fundamental e médio, assim como de fato se deve aproveitar essa modalidade no desenvolvimento social e crito do cidadão. PALAVRAS-CHAVES Ginástica….

Outros Trabalhos Populares

Qual era o objetivo da ginástica enquanto atividade física na Antiguidade?

INTRODUÇÃO Já na Antiguidade, a Ginástica era recomendada somente para os homens, com objetivo de desenvolvê-los fortes e musculosos, esteticamente perfeitos para proteger a pátria. Gaio (2006, p. 13) comenta que “a origem da Ginástica se confunde com a da Educação Física”.

O que a ginástica valorizava na Antiguidade?

Além disso, a valorização grega do ideal de beleza humana favoreceu ainda mais a evolução da ginástica, uma vez que sua prática era vista como uma forma de cultuar o corpo.

Qual a finalidade da ginástica nas civilizações da Grécia na Antiguidade?

Foi ainda na Grécia Antiga, que a ginástica adquiriu seu status de educação física, pois esta desempenhava papel fundamental no sistema educativo grego para o equilíbrio harmônico entre as aptidões físicas e intelectuais.

Como era a atividade física na Antiguidade?

Na Antiguidade, os gregos, entretanto, mais evoluídos, visavam ao desenvolvimento físico e moral do homem. Nesse período, as práticas corporais visava o aspecto somático, harmonia de formas, musculatura saliente, sem exagero, de onde surgiram os atletas de porte esbelto.