Qual a diferença da linhaça normal e a linhaça dourada?

Home

Saúde

Quais as diferenças entre linhaça dourada e linhaça marrom

A linhaça marrom e a linhaça dourada são as variedades existentes disponíveis para consumo humano. Sua cor é determinada pela quantidade de pigmentos presentes no revestimento externo da semente e pode ser influenciada por fatores genéticos e ambientais.

A linhaça é o alimento de origem vegetal mais rico em ácidos graxos ômega 3, apresentando também quantidades elevadas de fibras e compostos fenólicos, que proporcionam benefícios à saúde, como: a redução do risco de doenças cardiovasculares, o correto funcionamento intestinal e a prevenção de inflamações.

A variedade de linhaça marrom é cultivada em regiões de clima quente e úmido como o Brasil, já a dourada, em regiões frias, como o norte dos Estados Unidos e o Canadá. No cultivo da linhaça marrom são utilizados agrotóxicos, o que não ocorre com a linhaça dourada.

SAIBA MAIS: Para que serve a linhaça dourada, como usar e onde comprar esta semente!

Linhaça marrom x linhaça dourada: diferenças nutricionais

A composição química das variedades de linhaça é semelhante, não apresentando diferenças significativas quanto ao teor de proteínas, fibras solúveis e ômega 3.

Estudos recentes identificaram no óleo de linhaça marrom conteúdo maior de ácido oléico (ômega 9) e tocoferóis, com maior capacidade antioxidante e estabilidade oxidativa.

No entanto, a linhaça dourada apresenta melhor perfil de ácidos graxos, pois contém menor conteúdo total de ácidos graxos saturados, demonstrando melhor qualidade nutricional para o consumo humano como alimento e/ou ingrediente funcional em produtos alimentícios.

E na culinária, há diferenças entre linhaça dourada e linhaça marrom?

O sabor da linhaça dourada é mais suave que o da marrom, o que pode ajudar quem está iniciando o consumo da semente, no entanto, a linhaça marrom também pode ser utilizada nas mais diversas preparações culinárias.

É bom lembrar que fazer um “rodízio” entre as variedades de cada alimento é uma prática saudável e sustentável, para o nosso organismo, para a terra e para os agricultores que cultivam e comercializam este gênero.

Agora que já sabe qual é a diferença entre as linhaças marrom e dourada aproveite para incluir esta semente em sua alimentação diária, associando seu consumo à ingestão de 2 a 3 litros de água por dia, para assim desfrutar efetivamente dos benefícios deste super alimento e deixar sua dieta mais nutritiva com alimentos integrais!

Referências:

  1. Barroso, AKM et al. Linhaça marrom e dourada: propriedades químicas e funcionais das sementes e dos óleos prensados a frio. Ciência Rural, Santa Maria, v.44, n.1, p.181-187, jan., 2014.
  2. Novello, D, Pollonio, MAR. Caracterização físico-química e microbiológica da linhaça dourada e
    marrom (Linum Usitatissimum L.). Rev Inst Adolfo Lutz. 2012; 71(2):291-300.
  3. Oba Gastronomia. Home > Linhaça: uma semente fantástica. Disponível em obagastronomia.com.br/linhaca/. Acesso em 05.07.2018.

About Author

Qual a diferença da linhaça normal e a linhaça dourada?

[email protected]

Cursos intensivos de extensão em Nutrição Clínica Aplicada e Personal Diet Pós graduanda em Nutrição Clínica: do Home-care ao Hospital

Qual a diferença da linhaça normal e a linhaça dourada?

Principal diferença

A principal diferença entre as sementes de linho dourado e as sementes de linho marrom é que as sementes de linho dourado têm menos calorias e gordura, mas maior teor de proteína, enquanto as sementes de linho marrom têm mais calorias e gordura.

As sementes de linho são os grãos nutritivos que podemos facilmente comprar em lojas de alimentos saudáveis ​​ou supermercados. Às vezes, eles também são chamados de sementes de linho. As sementes de linhaça são na verdade culturas de fibras que são cultivadas nas partes mais frias do mundo. Eles estão disponíveis em variedades como ouro ou marrom. Linhaça marrom e linhaça dourada contêm uma infinidade de benefícios nutricionais, mas são diferentes em certos aspectos. Às vezes, as sementes de linhaça douradas também são chamadas de Dakota Gold. Eles são geralmente encontrados nas estepes da Dakota do Norte. As sementes de linho marrom, por outro lado, são cultivadas no estado canadense.O Canadá é o principal produtor de sementes de linho, e o tipo mais comum cultivado lá são as sementes de linho marrom. 43 a 44 por cento do óleo está presente nas sementes de linhaça dourada. Cinquenta e um por cento deste óleo é basicamente o ácido graxo ômega-3, que também é chamado de ALA ou ácido alfa-linolênico. As sementes de linhaça marrons, por outro lado, são 44% de óleo. Dos quais 59% do teor de óleo é ácido alfa-linolênico (ALA) ou ácidos graxos ômega-3. Uma colher de sopa de linhaça dourada forneceria 2,1 gramas de ALA. Em contraste, uma colher de sopa de linhaça marrom produziria 2,5 gramas de ALA. Dos quais 59% do teor de óleo é ácido alfa-linolênico (ALA) ou ácidos graxos ômega-3. Uma colher de sopa de linhaça dourada forneceria 2,1 gramas de ALA. Em contraste, uma colher de sopa de linhaça marrom produziria 2,5 gramas de ALA. Dos quais 59% do teor de óleo é ácido alfa-linolênico (ALA) ou ácidos graxos ômega-3. Uma colher de sopa de linhaça dourada forneceria 2,1 gramas de ALA. Em contraste, uma colher de sopa de linhaça marrom produziria 2,5 gramas de ALA.

Quadro comparativo

sementes de linhaça dourada sementes de linhaça marrom
As sementes de linhaça dourada são mais baixas em calorias e gorduras, mas mais ricas em proteínas. Sementes de linho marrom têm mais calorias e gordura.
Outro nome
As sementes de linho douradas também são chamadas de Dakota Gold. Não há outro nome para as sementes de linho marrom.
áreas de cultivo
As sementes de linho dourado são tipicamente cultivadas nas estepes da Dakota do Norte. As sementes de linho marrom são normalmente cultivadas no estado canadense.
% óleo nas sementes
43 a 44 por cento do óleo está presente nas sementes de linhaça dourada. Cinquenta e um por cento deste óleo é basicamente o ácido graxo ômega-3, que também é chamado de ALA ou ácido alfa-linolênico. As sementes de linhaça marrons são 44% de óleo. Dos quais 59% do teor de óleo é ácido alfa-linolênico (ALA) ou ácidos graxos ômega-3.
% ALA
Uma colher de sopa de linhaça dourada contém 2,1 gramas de ALA. Uma colher de sopa de linhaça marrom contém 2,5 gramas de ALA.
Acesso a sementes
É mais difícil encontrar as sementes de linho dourado. As sementes de linhaça marrom são mais fáceis de encontrar.
Local da loja
As sementes de linhaça dourada geralmente estão disponíveis em lojas de produtos naturais. Podemos comprar sementes de linhaça marrom em qualquer supermercado.
maneira de vender
As sementes de linhaça dourada são geralmente vendidas como grãos integrais. A linhaça marrom é vendida em grãos inteiros ou moídas.
Usar
As sementes de linhaça dourada são facilmente incorporadas e ficam escondidas nas receitas por sua cor. As sementes de linhaça marrom são usadas como ingrediente e, por sua cor, se destacam nos pratos.

O que é Sementes de Linhaça Dourada?

As sementes de linho dourado são normalmente encontradas nas estepes da Dakota do Norte. Eles são muitas vezes referidos como Dakota Gold. Essas sementes contêm uma casca externa dura, rica em fibras. 5.000 anos atrás, sementes de linho foram cultivadas na Babilônia. Hoje, ainda é considerado uma cultura valiosa. 43 a 44 por cento do óleo está presente nessas sementes. Cinquenta e um por cento deste óleo é basicamente o ácido graxo ômega-3, também chamado de ALA ou ácido alfa-linolênico. Uma colher de sopa de linhaça dourada contém 2,1 gramas de ALA. O ácido alfa-linolênico (ALA) é bom para o tratamento e prevenção de doenças cardíacas e dos vasos sanguíneos.

O que são sementes de linhaça marrom?

As sementes de linho marrom são cultivadas no estado canadense. Essas sementes contêm uma boa quantidade de calorias, gorduras e proteínas e também são uma rica fonte de lignanas, que na verdade são fitoquímicos (nutrientes saudáveis ​​para o coração). O consumo dessas sementes pode fazer várias coisas por nós; por exemplo, eles podem reduzir o desejo por açúcar, promover a perda de peso e até combater o câncer. O sabor sutil dessas sementes dá um sabor amanteigado e de nozes, além de um aroma leve.

Principais diferenças

  1. A linhaça dourada é mais baixa em calorias e gordura, mas mais rica em proteínas, enquanto a linhaça marrom é mais rica em calorias e gordura.
  2. As sementes de linho douradas também são chamadas de Dakota Gold; por outro lado, não há outro nome para as sementes de linho marrom.
  3. As sementes de linho dourado são tipicamente cultivadas nas estepes da Dakota do Norte. Em contraste, as sementes de linhaça marrom são normalmente cultivadas no estado canadense.
  4. 43 a 44 por cento do óleo está presente nas sementes de linhaça dourada. Cinquenta e um por cento deste óleo é ácido graxo ômega-3, que também é chamado de ALA ou ácido alfa-linolênico, por outro lado, as sementes de linhaça marrom são 44% de óleo. Dos quais 59% do teor de óleo é ácido alfa-linolênico (ALA) ou ácidos graxos ômega-3.
  5. Uma colher de sopa de linhaça dourada contém 2,1 gramas de ALA, por outro lado, uma colher de sopa de linhaça marrom contém 2,5 gramas de ALA.
  6. As sementes de linhaça douradas são mais difíceis de encontrar, enquanto as sementes de linhaça marrons são mais fáceis de encontrar.
  7. As sementes de linhaça dourada geralmente estão disponíveis em lojas de produtos naturais; Por outro lado, podemos comprar sementes de linhaça marrom em qualquer supermercado.
  8. As sementes de linhaça dourada são geralmente vendidas como grãos inteiros, enquanto as sementes de linhaça marrons são vendidas em grãos inteiros ou moídas.
  9. As sementes de linhaça dourada são facilmente incorporadas e escondidas nas receitas por causa de sua cor, por outro lado, as sementes de linhaça marrom são utilizadas como ingrediente e por sua cor, destacam-se nos pratos.

Conclusão

Toda a discussão acima resume que a linhaça dourada e a linhaça marrom não são usadas apenas para fins aromatizantes; eles também nos protegem de muitas doenças, como câncer e doenças cardíacas. Eles têm diferentes quantidades de calorias e gordura.

Qual a melhor linhaça dourada ou normal?

A composição nutricional entre uma e outra é praticamente a mesma, mas, a linhaça marrom supera a dourada na quantidade de um poderoso antioxidante, a vitamina E, segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 2014. Já a dourada tem muito mais ômega-3, um ácido graxo altamente anti-inflamatório.

Qual linhaça e mais saudável?

Como a maioria das pessoas que segue uma dieta ocidental normalmente consome muitas gorduras ômega-6, como ácido linoleico, e poucas gorduras ômega-3, como a ALA, a semente de linhaça dourada é definitivamente a opção mais saudável se você estiver tentando complementar sua dieta com alimentos saudáveis.

Qual a diferença da linhaça normal para linhaça dourada?

As sementes de linhaça douradas têm mais ácidos graxos poliinsaturados e menos ácidos graxos monoinsaturados em comparação com as sementes de linhaça marrons. Eles também têm quantidades maiores das duas gorduras essenciais que seu corpo não é capaz de produzir: ácido alfa-linolênico (ALA) e ácido linoléico.

Qual o melhor tipo de linhaça?

Linhaça dourada: proveniente de climas frios, ela tem a casca mais fina e um sabor mais suave. Ideal para quem está começando a inserir sementes na alimentação.