Qual a diferença de instrutor para professor

Bom, você já deve estar beeeeeem cansado de estudar para o ENEM e é só ler algo relacionado a aulas, provas ou colégio, que sua cabeça fica completamente ensandecida. Mas calma, Bernardete. Essa fase está passando e logo logo você vai estar comemorando muito o seu sucesso. E nessa sua trajetória, você deve muito a um ser: o professor. Em homenagem ao Dia do Professor, vamos te ensinar a diferença entre os tipos de professores.

Qual a diferença de instrutor para professor

Sim, existem diversos tipos de professores e em cada fase da vida você poderá se deparar com cada uma dessas figuras.

Vamos começar com a mais clássica.

Professor

Aqui está a figura mais clássica que você pode imaginar na tua cabecinha. Você já chamou de tia, de profe, de fissor e talvez de outros nomes que não valham a pena mencionar.

Láááá no comecinho da sua vida, você possivelmente tenha tido aulas com a tia que cursou pedagogia. Ela é quem se especializa na nobre e apavorante arte de ensinar os pequeninos. Sim, ela (ou ele) teve que estudar muito para poder ensinar da melhor maneira.

Você, que já deve ter passado dessa fase faz muuuuuito tempo, tem aulas com oooooutros tipos de professores. Esses profes que dão aulas de português, matemática, física e afins, foram graduados na sua área, mas com o título de licenciatura. Essa especialização dentro da graduação permite que ele possa dar aulas, já que seu curso se afunila para matérias que fazem ele manjar na arte de ensinar.

O professor também será encontrado em outro habitat beeem conhecido da galera, o cursinho. Ainda não sabemos se existe alguma escola que ensine eles a cantar, tocar, falar com microfone sem fio e criar letras irreverentes para não te deixar esquecer da matéria.

Instrutor

Bom, se o profe tem que manjar em ensinar, o instrutor tem que manjar sobre aquilo que vai ensinar. Para isso não existe exatamente um curso específico. Dependendo da área de atuação, o instrutor deverá ter um curso. Mas, por exemplo, aquele bom e velho profe de informática ou de inglês, não precisa ter formação na área, só precisa entender muito do que está falando.

Qual a diferença de instrutor para professor

Já para ser instrutor de autoescola, por exemplo, o cara tem que ter no mínimo 21 anos, ter 2 anos de habilitação, não ser maluco (passar pela avaliação psicológica) e passar por um curso de 180 horas. Ou seja, tem que ter uma formação além do conhecimento.

Mestre (ou professor universitário)

Talvez esse seja um dos tipos de professores que você ainda não tenha tido contato, já que possivelmente ainda não entrou na facul. Mas vai entrar já já, relaxa aí.

O professor universitário é alguém que se formou na área que ensina. Mas que além disso obteve uma pós-graduação chamada de mestrado. Nessa pós, a pessoa se transformará num profe de responsa. Ela poderá ensinar essa galerinha do barulho das faculs. Mas a missão do professor universitário não é só formar um profissional de excelência, é também formar um cidadão com consciência e visão completa da sociedade que está inserido.

Ou seja, é uma responsa monstra e ele merece respeito. Aliás, não só ele, mas todos os tipos de professores que conhecemos hoje.

Qual a diferença de instrutor para professor

Agora você sabe um pouquinho da formação de cada um dos tipos de professores, qual deles faz mais teu tipo? Pensa em seguir nessa profissão?

Se ainda não sabe beeeem o que fazer, cola nesse TESTE VOCACIONAL aqui que vai ser show.

Qual a diferença de instrutor para professor

Ser� que todos conhecem corretamente quem � instrutor, professor e mestre de�Jiu Jitsu? Este artigo vem para elucidar e esclarecer aos praticantes de Jiu Jitsu qual a maneira correta de se dirigir aos professores e mestres.

Sim, porque nem todos podem ser chamados de mestre, isso porque existe uma regra para quem est� subordinado as confedera��es que ditam como se deve reportar a quem se dedica ensinar o Jiu Jitsu. Vamos aos esclarecimentos!�

Instrutor de Jiu Jitsu

Para ser um instrutor de Jiu Jitsu � necess�rio estar graduado na faixa roxa ou marrom, podendo este dar aula somente sob a supervis�o de um faixa preta.
O atleta faixa roxa ou marrom pode dar aula em determinadas situa��es onde o local ou regi�o onde se treina n�o possui um faixa preta. Sendo que ainda sobre a regra da IBJJ o atleta faixa marrom pode graduar praticantes at� a faixa roxa e instrutores faixa roxa podem graduar atletas at� a faixa azul.

Por isso em muitas academias podem ser vistos atletas com faixas marrons ou roxas utilizando se de faixas com a ponteira vermelha, em ambas situa��es o uso � feito apenas com intuito de diferenciar quem ensina de quem est� aprendendo uma vez que estas somente podem ser usadas em treinos.

Os instrutores de Jiu Jitsu s�o pessoas dedicadas a modalidade que tem o intuito de transmitir seus conhecimentos aos menos graduados no tatame. Devem ter seu m�rito reconhecido, pois sabemos que em muitas regi�es e dentro e fora do Brasil nem sempre haver� um faixa preta para dar aula.

Professor de Jiu Jitsu�

Professor de Jiu Jitsu � aquele atleta que d� aula, observe que nem todo faixa preta � professor de Jiu Jitsu. Quando o aluno se gradua faixa preta, sua faixa � preta com ponteira vermelha.

Se o atleta desejar ministrar o Jiu Jitsu � necess�rio que ele tenha pelo menos 1 ano de faixa preta, quando o aluno recebe sua tarja branca que adicionada a ponteira vermelha, permitindo que o mesmo possa dar aulas, desta forma se tornando professor de Jiu Jitsu.

Sempre dedicado o professor deve estar atento a repassar corretamente as informa��es aos seus alunos, valorizando tanto a sua dedica��o como tamb�m incentivando aos menos graduados a se dedicarem em conhecer a hist�ria do Jiu Jitsu como tamb�m suas regras. O segmento das regras para se tornar professor de Jiu Jitsu � muito importante para que n�o haja equ�vocos por parte de alunos e professores.

Qual a diferença de instrutor para professor


Ser chamado de professor � uma responsabilidade muito grande e muitos se espelham na figura que passa a transmitir seus conhecimentos, mais do que toda t�cnica o professor deve ser uma pessoa que conduza seus alunos a ao entendimento da arte suave, como uma filosofia de vida em que se aprende muitas coisas que al�m dos treinos do tatame, trata se de um novo conceito de autoconhecimento, desenvolvimento f�sico e mental.

Mestre de Jiu Jitsu

Por via de regra s� pode ser considerado mestre o atleta que chegou na faixa coral de Jiu Jitsu, na faixa vermelha e branca ou na faixa vermelha e preta.
O t�tulo de mestre � reconhecido aos dedicados e entusiastas que se dedicaram a 30 anos de faixa preta. Para ser mestre de jiu jitsu o atleta dedicou sua vida aos tatames e por merecimento passa a ser chamado de mestre. S�o poucos os que alcan�am essa honraria, com certeza foram muitos anos em que se dedicou a excel�ncia do Jiu Jitsu. Os gr�os mestres s�o os faixas vermelhas de Jiu Jitsu.

O valor de todos

N�o podemos deixar de enaltecer aqui o trabalho seja do instrutor, professor ou mestre. Entendemos que em algum momento de forma respeitosa e de carinho voc� pode ter se referido a algum colega como professor ou mestre, n�o tem problema algum. O bom relacionamento dentro do tatame dever ser vivenciado dia a dia nos treinos.

O intuito aqui � de informar para que em eventuais momentos em que a t�cnica e o conhecimento sejam exigidos, voc� que treina ou � profissional do Jiu Jitsu saiba reconhecer cada um dentro Dojo. Assim como na �rea civil ou militar existe uma hierarquia e exigisse que os mesmos sejam referidos com seus t�tulos, no Jiu Jitsu isso tamb�m ocorre.


Vaidades a parte muitos permitem que alunos se refiram a si como mestres, mas dados os m�ritos quem tem o devido conhecimento deve sim esclarecer quem � instrutor, professor e mestre. Informa��o e conte�do nunca � demais, sabemos que existem muitas gera��es que n�o alcan�aram ainda os 30 anos de faixa preta e s�o tratados como mestres e n�o h� problema algum.

Neste sentido vemos ser valorizado o trabalho do professor dentro do tatame, seja por sua trajet�ria, suas vitorias, tudo tem seu valor que em determinadas situa��es transcendem o que � regra do que � experi�ncia.

Acreditamos mais uma vez ter trazido um conte�do que traga informa��o e reflex�o. O Jiu Jitsu hoje � parte da vida de muitas pessoas e sabemos que essa modalidade possui muita hist�ria e conte�do.

Nosso intuito � o de sempre promover conhecimento agregando a todos os amantes do Jiu Jitsu, pontos que servem para o conhecimento seja voc� iniciante ou que j� est� no caminho a algum tempo.

A forma como abordamos os assuntos sugere a reflex�o e aprendizado, que entendemos deve ser constante. Esperamos que tenha gostado desse artigo!

Bons treinos!
Oss!

Qual a diferença de instrutor para professor

Quem é o instrutor?

Instrutor é um tipo de educador focado apenas em repassar determinado conteúdo. Ele precisa ser alguém com alto nível de conhecimento técnico, mas não é necessário que entenda de didática, por exemplo.

Qual o trabalho de um instrutor?

Atua ministrando aulas, segue planejamento didático e recursos metodológicos previamente estabelecidos, ministra e acompanha exercícios e aplica provas e exames.

Qual a diferença entre instrutor?

Um professor é uma pessoa que transmite conhecimento aos alunos. Um instrutor é uma pessoa que ensina uma habilidade prática específica. O trabalho de um professor também inclui o papel de instruir, mas o trabalho de um instrutor não inclui todas as funções de ensino.

Qual a importância do instrutor?

O instrutor tem o papel de conscientizar seus alunos sobre as melhores práticas na direção, pensando no bem coletivo e contribuindo para a segurança no trânsito. Um motorista cuidadoso e que pratica a direção defensiva é capaz de evitar acidentes.