Qual a diferença de um climatizador e ar condicionado

6 minutos para ler

Qual a diferença de um climatizador e ar condicionado

Casa nova, com a decoração do jeitinho que você planejou, tudo pensado para trazer conforto e bem-estar para você e sua família. Para que a sua felicidade seja completa, o calor não pode atrapalhar a vida no seu lar. É nessa hora que surge a dúvida: entre ar-condicionado portátil e climatizador de ar, qual é a melhor opção?

Esses aparelhos têm funções, usos e resultados distintos. Portanto, é preciso obter toda a informação necessária para que a sua escolha seja um sucesso e você aproveite tanto o frio quanto o calor.

Pensando nisso, elaboramos este artigo. Entenda agora como cada um desses equipamentos funciona, suas vantagens e características e como aproveitar um climatizador quente e frio. Assim, poderá escolher o modelo ideal para você. Boa leitura!

Aprenda como funciona o ar-condicionado portátil e o climatizador de ar

Os nomes podem até sugerir uma semelhança, mas não pense que um climatizador de ar é a mesma coisa que um ar-condicionado. Afinal, o modo de funcionamento desses equipamentos é muito diferente.

Um climatizador faz uso da água para amenizar a temperatura do cômodo em que está instalado. Ele tem um ventilador que leva o ar para o interior do equipamento e o devolve ao ambiente junto com gotículas de água que evaporam do seu reservatório, umidificando o ar e reduzindo a temperatura.

O aparelho de ar-condicionado, também conhecido como condicionador de ar, funciona a partir da passagem do ar por uma serpentina do evaporador e a sua devolução ao ambiente, resfriado por um gás refrigerante.

Conheça as vantagens de cada um dos modelos

O ar-condicionado e o climatizador de ar têm características diferentes, a começar pelo processo de refrigeração. Suas instalações também são distintas: o ar-condicionado precisa ficar próximo da porta ou da janela para eliminar o ar quente por meio de seus tubos, já o climatizador deve ser preferencialmente acoplado à rede de água para que ele puxe o líquido para o seu reservatório quando for necessário.

Cada um tem suas vantagens, e seus resultados estão diretamente relacionados com as necessidades de uso. Veja, a seguir, as particularidades de cada um!

Ar-condicionado portátil

Devido à portabilidade, esse tipo de ar-condicionado é bem-vindo em diversas situações. Se você quer se preparar para o verão, ele surge como uma escolha ideal. Listamos, abaixo, algumas de suas vantagens mais notáveis.

  • adapta-se a toda e qualquer condição de clima, além de oferecer a opção quente para os dias frios;
  • oferece praticidade e eficácia para controlar a temperatura do ambiente;
  • alguns modelos têm um sistema que desliga o aparelho quando a temperatura desejada é alcançada;
  • é fácil de instalar;
  • apresenta comodidade para ser transportado;
  • é leve e extremamente fácil de manusear.

Climatizador de ar

O climatizador reúne uma série de funcionalidades específicas. Não por acaso, ele é perfeito para quem precisa de cuidados específicos com a qualidade do ar. Pode ser bom para os climas mais quentes e também para o inverno. Veja, a seguir, seus maiores pontos positivos.

  • aumenta a qualidade do ar nos espaços fechados;
  • oferece a opção quente e frio;
  • é altamente recomendado para quem tem problemas respiratórios, pois ameniza os transtornos provocados pelas variações do clima;
  • é fácil de transportar.

Outros pontos importantes sobre o climatizador portátil

Podemos dizer que os climatizadores são conhecidos por serem úteis em ambientes secos e com atmosfera quente, pois ajudam a umidificar o ar. Contudo, o que pouca gente sabe é que o seu uso também é benéfico em temperaturas mais frias. Em muitas regiões do Brasil, por exemplo, o inverno é árido e a falta de umidade pode prejudicar demais a respiração.

Entre outros benefícios, um climatizador portátil chama a atenção por combinar as vantagens clássicas dos climatizadores de ar à portabilidade. Capaz de deixar o clima de um ambiente sempre agradável — independentemente da estação —, ele também se mostra como um aparelho econômico e ecologicamente correto, pois não agride a camada de ozônio.

Vale ressaltar que nem todos os climatizadores têm as funções quente e frio e que a maior parte desses aparelhos não é indicada para esfriar ou esquentar demais um ambiente. Se você tem problemas com temperaturas extremas no lugar onde mora, um ar-condicionado e/ou um aquecedor podem ser mais úteis.

Benefícios de um climatizador quente

Apesar de não ter o mesmo desempenho de um aquecedor, um climatizador pode ser uma excelente companhia para encarar os dias mais frios do ano. Se você ou alguém da sua família sofre com doenças respiratórias, ele é uma boa alternativa.

Alguns modelos contam com purificadores de ar, que são ótimos para a saúde da sua família. Caso busque por esse tipo de solução, procure a função “ionizador” no produto — ela auxilia a eliminar microrganismos prejudiciais à saúde do ambiente, como bactérias e ácaros.

Vantagens de um climatizador frio

Bom para ajudar a refrescar casas quentes, o climatizador frio também é uma boa pedida para o quarto de crianças e bebês. Isso porque os recém-nascidos não devem respirar um ar gelado demais, tendo em vista que isso pode ressecar as vias áreas e atrapalhar o sono e a saúde dos pequenos.

Outro ponto que deve ser considerado em relação aos mais novos é a transição brusca entre temperaturas muito distintas. Como o climatizador de ar diminui a temperatura do ambiente entre 2°C e 5°C, esse risco é eliminado.

Escolha o equipamento ideal para a sua casa

Decidir pelo equipamento que melhor atende às suas necessidades de conforto e bem-estar exige conhecimento e informação segura. O recomendável é buscar auxílio de quem é especializado nesse setor de negócio.

O suporte deve entender o seu desejo e a sua expectativa e, a partir disso, fornecer dados e exemplos de equipamentos que satisfaçam às suas exigências. Procure uma empresa que tenha bastante experiência nesse setor para ajudá-lo a resolver essa dúvida e indicar a melhor alternativa para você.

Conseguiu entender as diferenças entre ar-condicionado portátil e climatizador de ar? Saber bem os detalhes de cada aparelho é a melhor forma de fazer uma boa escolha e não ter nenhum problema com as mudanças de temperatura.

Se você gostou do texto e quer encontrar outros conteúdos como este, siga nossos perfis nas redes sociais — estamos no Facebook, no Instagram, no Twitter e no YouTube.

O que compensa mais um climatizador ou ar condicionado?

O climatizador de ar consome menos energia e é mais barato que o ar-condicionado. Como já era de se esperar pela diferença de resultados, o climatizador de ar é um eletroportátil muito mais econômico do que o ar-condicionado: a diferença de gasto na conta de luz pode ser de até nove vezes menos.

O que é melhor ar condicionado portátil ou climatizador?

- A escolha entre climatizador ou ar-condicionado portátil vai depender das suas necessidades. Se você quer um aparelho mais prático e econômico, opte pelo climatizador. Agora, se prefere uma opção mais completa e potente, invista no ar-condicionado.

Qual a vantagem de ter um climatizador?

Considerando o consumo de energia, o climatizador de ar chega a ser 90% mais econômico que um ar-condicionado. Uma das vantagens do climatizador frente ao ar-condicionado é que sua operação umidifica o ar ao mesmo tempo que refresca.

Como gelar o quarto com climatizador?

- Sempre coloque a água, o gelo ou a bolsa de gel no aparelho antes de ligar ele. - Pra conseguir o máximo do climatizador nos dias mais quentes, use o gelo industrializado, que demora mais pra derreter. Ou então congele gelo em potes maiores, pra deixar o aparelho bem abastecido e ter ar geladinho por mais tempo.