Em qual das duas imagens podemos perceber mais detalhes, como construções e árvores por quê

O sensoriamento remoto da Terra fornece diversos produtos que auxiliam o setor de mineração, um deles é o mapa de Uso e Cobertura do Solo.

Para além das representações da superfície, o sensoriamento remoto permite realizar o monitoramento por imagem de satélite de cavas, minas e outras áreas da mineração. A primeira imagem da Terra foi obtida em 1946 e quase 80 anos depois os satélites evoluíram de forma a permitir o monitoramento por imagem de satélite com resolução centimétrica.

O que faz o monitoramento por imagem de satélite e como ele pode me ajudar?

O monitoramento por imagem de satélite consiste em utilizar a imagem capturada pelos diversos satélites que estão em órbita atualmente ou por meio daqueles que já foram desativados – mas estão disponíveis para análises históricas – e comparar diferenças que ocorreram nas áreas de mineração dentro do período de interesse, que pode ir de 1985 até o dia mais recente.

Em qual das duas imagens podemos perceber mais detalhes, como construções e árvores por quê

Monitoramento por imagem de satélite realizado pela plataforma GeoInova, comparando imagem de duas datas distintas.

O monitoramento por imagem de satélite realiza uma “fotografia” de áreas, que pode mostrar mais detalhes dependendo da resolução, ou seja, dependendo do tamanho do pixel da imagem. Dessa forma, o monitoramento por imagem de satélite é um aliado do trabalho realizado em campo por fornecer uma visão ampla da área.

O monitoramento por imagem de satélite pode ser de grande valor para o setor de mineração por ser rápido, eficiente e abranger áreas de difícil acesso. Por meio do monitoramento por imagem de satélite é possível localizar e identificar problemas que são enfrentados cotidianamente pelo setor de mineração e que podem ocasionar em multas ambientais.

Em qual das duas imagens podemos perceber mais detalhes, como construções e árvores por quê

Quais são as técnicas usadas no monitoramento por imagem de satélite?

A GeoInova faz o monitoramento por imagem de satélite de duas maneiras: automática ou com curadoria. Na forma automática, o cliente acessa seu usuário exclusivo, seleciona as datas de interesse no repositório, realiza de forma simples o monitoramento por imagem de satélite e obtém em segundos uma análise com as alterações que ocorreram na área de interesse.

Em qual das duas imagens podemos perceber mais detalhes, como construções e árvores por quê

Em qual das duas imagens podemos perceber mais detalhes, como construções e árvores por quê

Para fazer o monitoramento de forma automática pela plataforma GeoInova é simples, basta arrastar as imagens que estão disponíveis no repositório para a tela e em seguida clicar em “Análise”.

Quando feito com curadoria pela GeoInova, conta com quatro etapas: captação, processamento, análise e entrega. A captação da imagem é feita por diversos fornecedores, oferecendo produtos altamente especializados para o monitoramento por imagem de satélite.

Após o recebimento das imagens pela equipe, inicia-se o processamento e a análise para realizar o monitoramento por imagem de satélite, no qual são observadas diferenças de coloração, textura, sombras e outros elementos da paisagem. A entrega também ocorre por meio do usuário na plataforma GeoInova, que conta com relatório e outros benefícios. Saiba mais sobre nossa solução para mineração clicando aqui.

Quais são os tipos de identificações que são feitas?

O monitoramento por imagem de satélite permite identificar problemas que a mineração enfrenta cotidianamente. Um exemplo é a construção irregular em áreas sem autorização. Essas construções podem ocasionar em multas ambientais, por isso sua rápida identificação é tão importante.

Para as áreas de recuperação ou de compensação ambiental da mineração, o monitoramento por imagem de satélite identifica desmatamentos e erosões. Outras alterações indicadas pelo monitoramento por imagem de satélite são estradas, novas massas d’água, aumento no tamanho da cava, silvicultura, dentre outros.

Em qual das duas imagens podemos perceber mais detalhes, como construções e árvores por quê

Exemplo de silvicultura e pastagem observada por imagem de satélite em Goiás

Ficou interessado em realizar o monitoramento por imagem de satélite da sua área? Fale com um dos nossos especialistas e conheça todas as possibilidades que a GeoInova oferece. 

Como as construções aparecem em imagens de satélite?

As construções aparecem representadas basicamente por figuras geométricas: quadrado, retângulo, etc., porque, como a imagem está na visão vertical, vemos apenas os tetos.

Que outros elementos você pode ver na imagem de satélite?

As imagens de satélite agilizam a identificação e o monitoramento de fenômenos naturais, desastres ambientais, queimadas, desmatamento, condições meteorológicas, entre outros.