Qual a diferença entre espinha e cravo

Qual a diferença entre espinha e cravo

Quando o assunto é cravos e espinhas, muita gente ainda pensa que eles são uma coisa só. No entanto, apesar de estarem relacionados, eles possuem características distintas. Para esclarecer essas dúvidas, vim explicar as diferenças entre esses dois tipos de acne. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ O cravo é o entupimento dos poros, por meio da gordura que se acumula nos folículos. Em contato com o ar, ele sofre um processo de oxidação e fica com a superfície preta. Já as espinhas são um estágio mais avançado. Ocorre devido à infecção e inflamação das glândulas, após o rompimento dos cravos e o acúmulo de bactérias na região.

Pauline Lyrio Dermatologia - Vitória - ES

Tel.: (027) 3029-2222

WhatsApp: (027) 99707-0222

https://www.paulinelyrio.com.br

Os comedões, popularmente conhecidos como cravos, são lesões de acne que aparecem no rosto - principalmente na zona “T” (testa, nariz e queixo) - e nas áreas oleosas do corpo - costas, ombros e colo. Embora seja um tema bastante falado, muitas pessoas têm dúvidas sobre a formação dos comedões na pele, entre elas: o que são cravos no rosto? Qual é a diferença entre o cravo branco e preto? A espinha também pode ser considerada um tipo de comedão? O DermaClub conversou com a dermatologista Tatiana Matos, de Salvador, que esclareceu as questões e indicou o melhor tratamento para o problema. Veja só!

O que são cravos? Conheça os tipos de comedões e suas características

Os comedões são os famosos cravos que, segundo a Dra. Tatiana, “surgem por um aumento da produção do sebo e alterações na sua qualidade, ficando mais espessos e causando a obstrução dos poros”. Existem dois tipos dessas lesões, podendo ser classificados em:

Comedões fechados ou cravos brancos: eles surgem quando a pele sobre o cravo está cobrindo o poro da glândula. Os comedões fechados são bolinhas bem pequenas esbranquiçadas, que geralmente surgem nas regiões sebáceas, como rosto e tronco.

Comedões abertos ou cravos pretos: tem essa aparência mais escura por conta da oxidação que acontece quando os acúmulos de queratina, células e sebo dentro de um folículo piloso dilatado - os chamados poros abertos - entram em contato com o ar. Além disso, outras impurezas, como poluição do ar e restos de maquiagem também contribuem para essa coloração dos comedões abertos.

Espinha é um tipo de comedão?

De acordo com a médica, os dois termos não são a mesma coisa, mas ambos representam lesões de acne, sendo que uma desencadeia a outra: “Espinhas são lesões inflamadas, que podem ser superficiais ou profundas. Elas ocorrem por uma inflamação dentro do folículo somado ao excesso de sebo e ação bacteriana”, esclareceu a dermatologista.

Já conhece o clube de vantagens DermaClub? Com ele, você terá muito mais motivos para cuidar da sua pele. Acesse o link, cadastre-se no programa e aproveite os benefícios!

Tratamentos para cada tipo de comedão

Agora que você já sabe as diferenças entre os comedões abertos e os comedões fechados, é importante saber como tratá-los. Para isso, bastam alguns cuidados diários: "Uso de produtos tópicos, como sabonetes, filtros solares seborreguladores e dermocosméticos com ácido salicílico e derivados e ácido glicólico", explicou. Outra opção é fazer regularmente a limpeza de pele profunda com o dermatologista - um procedimento em que o profissional ajuda a remover todas as impurezas acumuladas no rosto por conta da maquiagem, poluição e sujeira do dia a dia.

Rotina de skincare para pele oleosa e com cravos

1º passo) Lave o rosto com um gel de limpeza que remove os resíduos, como oleosidade, sujeira e produtos, sem agredir a pele;

2º passo) Aplique um tônico para eliminar os resíduos que restaram na pele e fechar o poros;

3º passo)Use um sérum hidratante com ação antioleosidade para controlar a produção de sebo ao longo do dia;

4º passo) Finalize com um protetor solar com toque seco e efeito matte.

Não esqueça de lavar muito bem o rosto antes de dormir com o mesmo produto do passo 1, e aplicar um tratamento antiacne como último passo.

Assim é possível ter uma pele mais limpinha, saudável e livre de qualquer tipo de cravo.

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Como saber se é cravo ou espinha?

As espinhas surgem quando os poros não estão dilatados o suficiente para que o cravo tenha contato com o ar, dessa forma esse cravo não oxida e se torna um cravo branco. Esse tipo de cravo se transforma em uma espinha que tem como característica apresentar algumas dores e vermelhidão.

O que vem primeiro cravo ou espinha?

Na verdade, tudo tem início com a formação de um cravo semanas ou até meses antes de aquela espinha cheia de pus aparecer. Os cravos nascem por dois motivos: um aumento na gordura produzida em glândulas da pele e o entupimento nos poros por onde essa gordura deveria ser liberada.

Como um cravo vira espinha?

O cravo aparece quando há excesso de células mortas e sebo nos poros, que ficam entupidos. Se o cravo inflama, ele vira uma espinha. E é aí que entra o seu dedo: ficar cutucando machuca a pele, que se inflama, e ainda leva pra lá um monte de bactérias.

O que fica dentro do cravo no rosto?

Os cravos, também conhecidos como comedões, são aqueles pontinhos que aparecem no rosto. Eles são, nada mais do que um poro ou folículo capilar aberto (preto) ou fechado (branco) que está entupido. As causas mais comuns para o surgimento de cravo é a oleosidade da pele, acúmulo de células mortas e bactérias.