Qual a diferença entre mega e mb

Você já deve ter se confundido na hora de distinguir megabit e megabyte, não é mesmo? São tantas nomenclaturas que fica difícil lembrar como usar cada uma. Ainda assim, conhecer as unidades de armazenamento de dados é importante para saber exatamente o que você está contratando.

É sobre isso que vamos falar neste post! Explicaremos as diferenças entre cada termo, especificaremos para que são usados e ensinaremos como calcular as conversões. Continue com a leitura e fique por dentro do assunto!

Qual é a diferença entre medidas megabit e megabyte?

A confusão acontece porque as siglas que representam as medidas são semelhantes. A abreviação de Megabyte, ou Mega, é MB, enquanto Megabit, ou Mbps, pode ser representado por Mb (sempre com “b” minúsculo). Ainda assim, essas são unidades diferentes — sendo o “bit” oito vezes menor que o “byte”.

Muitas vezes, o consumidor leigo acredita que está consumindo uma unidade ao contratar outra. Isso pode provocar alguma dose de frustração, já que estará fazendo o uso de uma internet com apenas um oitavo da capacidade de download.

Quais são as outras medidas usadas no ambiente virtual?

De forma geral, as medidas são definidas por prefixos para várias unidades diferentes. O “kilo” é o equivalente a 1.024 bits, o “mega” a 1.024 kilobits, o “giga” a 1.024 megabits e o tera a 1.024 gigabits.

Esses prefixos não surgiram com a internet e são usados em várias outras unidades de medida, tendo os cálculos com base na notação científica. É comum ver os nomes quantificando valores em “watt” e “pascal”, por exemplo.

Como convertê-las de uma para outra?

Você já parou para pensar na razão pela qual as pessoas sempre usam as mesmas unidades de armazenamento? A resposta está na padronização. As medidas seguem o Sistema Internacional de Unidades — evitando confusões e problemas na hora de fazer pesquisas.

A conversão é simples. Se você contrata o valor em “bit” e quer convertê-lo em “byte”, basta dividir o valor por 8.

Onde essas medidas são mais utilizadas?

Você provavelmente já viu essa medida sendo usada como taxa de transferência. Mas o que isso significa? Na prática, a velocidade medida em bit é o “bit por segundo” (bps). O mesmo vale para os prefixos, com kilobits por segundo, representados em kbps.

Isso explica boa parte das frustrações que os clientes têm com as operadoras de internet. Se você acredita contratar um valor em “megabytes por segundo” e contrata em “megabits por segundo”, a taxa de transferência é menor que a expectativa.

Como você viu, existe bastante diferença entre megabit e megabyte, e conhecer o significado de cada um dos termos ajuda a entender exatamente a quantidade contratada de internet.

Não se esqueça de que velocidade de download e upload também são coisas diferentes. A de download diz respeito à velocidade usada para baixar arquivos da web. A de upload, por sua vez, está ligada ao envio de arquivos.

O que achou deste conteúdo? Ficou claro para você qual é a diferença entre as unidades de armazenamento de dados? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais e ajude seus amigos a entenderem mais sobre o assunto!

Publicado por

Megabits e Megabytes são apenas uma das unidades eletrônicas dentre várias outras!

Você que já pesquisou para contratar o melhor pacote de internet, com certeza já viu a palavra Mega em algum lugar, certo? 

O mais curioso é que essa palavra não significa nada. 

É isso mesmo que você leu! Mega é uma abreviação que acaba confundindo a cabeça de muita gente. Isso porque a palavra é apenas um prefixo que pode ser usado na frente de duas palavrinhas bem parecidas, mas que têm uma diferença enorme entre si: bits e bytes

A forma correta dessas palavras é Megabits (Mbps) e Megabytes (MB/s). E é muito importante saber a abreviação correta para não se confundir na hora de procurar um plano para você.

O que são Bits e Bytes?

Você com certeza já viu esse sufixo em algumas propagandas, embora a maioria das provedoras usem apenas a palavra Mega. 

Bit é a unidade mais básica de medida de informação eletrônica. Cada 8 bits (bps) representam 1 Byte (Bps). O ‘s’ no final da abreviação refere-se aos segundos que a informação leva para chegar ao seu destino

Como bits e bytes são pedacinhos muito pequenos de informação, a quantidade deles que é transferida por segundo quase sempre atinge a casa dos milhares. Então, para não acabar com um número muito grande, o prefixo muda.

Qual é a diferença entre Megabits (Mbps) e Megabytes (MB/s)?

Megabit (Mbps) é usado para medir velocidade de transferência, já o Megabyte (MB/s) é usado como medida padrão de armazenamento.

A velocidade da sua internet é medida em Megabits, pois é a transferência de informações entre seu computador e o servidor. Já a velocidade de download dos arquivos é medida em Megabytes.

Qual a diferença entre mega e mb

Ainda há outros nomes “maiores” que o Mega: Giga, Tera, Peta, Exa e Zetta. Se o final terá bits ou bytes vai depender se estamos falando de velocidade de transferência ou armazenamento. 

A cada 1.024 bytes ou bits aumentados, muda-se o prefixo usado para que ninguém se assuste com uma memória de 1 milhão, ou 1 bilhão de bytes.

Para entender melhor, fiz uma tabela de conversão de unidade eletrônica que você pode ver abaixo:

Qual a diferença entre mega e mb

Mbps (Megabits) é 8 vezes maior do que MB/s (Megabytes).

Isso significa que se você tem 10 “Mega” (Megabits por segundo) de velocidade de internet e for baixar um arquivo de 10 Megabytes, o download não será concluído em 1 segundo como você poderia ser levado a pensar, mas sim em oito (se o download acontecesse na velocidade limite do pacote contratado).

Oito segundos não parece muita coisa, certo? 

Mas agora pense que você vai baixar um jogo para o seu Playstation 4 com uma velocidade de conexão de 50 Mbps e o arquivo tem 109 GB (Gigabytes). 

Você esperaria cerca de 26 horas e 30 segundos para terminar o download – de novo supondo que a velocidade de download estivesse no limite. 

Mas é quando falamos de arquivos maiores que a velocidade do pacote faz muita diferença!

Então é recomendado que você sempre preste atenção em todos os detalhes do seu plano quando for aderir a um pacote

Agora que você já sabe a diferença entre Megabits e Megabytes, vai poder entender melhor seu plano de internet móvel ou residencial quando estiver pesquisando! =D

Então, se quiser saber mais curiosidades sobre a internet, leia o artigo como a internet funciona!

O que é maior MB ou mega?

Isso, pois o Mega que representa a unidade de tamanho (MB) é megabyte, 8x maior, sendo que cada byte é composto por 8 bits.

Qual é melhor mega ou MB?

O megabit (Mb) – e a sua abreviação, "mega" – é mais usado para contar velocidades e taxas de transferência em serviços de Internet e roteadores. Já o megabyte (MB), assim como gigabyte e terabyte, são mais relacionados a capacidades de armazenamento, como o espaço de um cartão de memória ou disco rígido, por exemplo.

Quantos megas tem um MB?

Megabit ou Megabyte? Antes de tudo, saiba que a unidade de armazenamento mais simples que existe é o Bit. Em contrapartida, um Byte equivale a 8 bits. Logo, isso significa que 1 Mb (um megabit) é oito vezes menor do que 1 MB (um megabyte).

O que significa 10 MB de internet?

Ou seja, 10 Mega de internet corresponde a uma velocidade de 10 Megabits por segundo (Mbps) e assim por diante. Para termos uma noção real da velocidade, precisamos dividir a quantidade de internet do do plano por 8.