Qual a diferença entre vidro comum e o cristal?

Para quem é apaixonado por decoração, um vaso, escultura ou enfeites não podem faltar nos ambientes. Transparente ou colorido, simples ou elaborados, opções e diversidades não faltam para a escolha desses itens. Por isso, hoje o Blog da Sottile Casa vai falar sobre uma das dúvidas mais comuns para essa escolha: qual é a diferença entre itens de Vidro e Cristal Murano?

Olhando superficialmente, eles podem não parecer ter tanta diferença. Porém, se analisarmos detalhadamente podemos perceber que podem fazer grande diferença na composição do décor. Afinal, ambos têm seu charme e sua beleza, mas causam efeitos diferentes dependendo da forma em que são utilizados.

Qual a diferença entre vidro comum e o cristal?

O vidro é um material comum, que temos muito contato no nosso dia a dia. Ele apresenta um tom naturalmente mais esverdeado, que se torna mais intenso conforme aumenta sua espessura. Inclusive, ele normalmente é mais espesso que outros materiais, como o cristal.

Qual a diferença entre vidro comum e o cristal?

É um material rígido e não cristalino, e dependendo de suas propriedades pode ser transparente ou translúcido. Para agregar valor ao produto, podem ser incorporadas outras substâncias, como corantes, para modificar sua estrutura e torná-lo colorido. 

Cristal Murano

Os muranos são conhecidos por serem objetos de desejo por sua imponência e beleza. Possui esse nome por ser originário da Ilha de Murano, na Itália, sendo um material que foi passado de geração em geração. 

Os Cristais de Murano são feitos de forma artesanal, com a técnica de fusão dos metais e soprar o vidro, podendo durar até 3 dias. Neste conteúdo, você pode conhecer o processo completo de fabricação do Murano.

Sendo um produto artesanal, é dificilmente produzido em série. Por esse motivo, cada peça é exclusiva e única, o que faz com que tenha maior valor agregado, tornando seu custo mais elevado que outros materiais. 

Qual a diferença entre vidro comum e o cristal?

Os cristais de murano, além de serem mais raros e exclusivos, garantem às peças mais brilho e transparência. A intensidade pode variar conforme a quantidade de chumbo que é inserida no produto. Quanto mais chumbo, mais brilho e beleza o Murano terá. Assim como o vidro, podem ser encontrados de diversas cores e formatos, e podem, inclusive, ser feitos com ouro em sua mistura ou detalhes. 

A utilização do Vidro e Cristal Murano

Por fim, entendendo a diferença entre itens de Vidro e Cristal Murano, fica mais fácil imaginar como eles podem ser utilizados e harmonizados na decoração de um ambiente. 

Como já mencionado, o vidro é um item mais comum, e por não ter um preço tão elevado é mais versátil, podendo ser utilizado de diversas formas. Ele ajuda a dar um ar mais clean e iluminado na decoração, visto que reflete a luz natural. Pode ser combinado com móveis, como prateleiras, mesas de centro e armários com portas de vidro, que dão um toque de charme entre a madeira ou metal. 

Qual a diferença entre vidro comum e o cristal?

Além disso, pode ser utilizado de forma mais funcional, em taças, bandejas, pratos e outros utensílios de cozinha ou bar. E para agregarem à decoração, você pode optar por conjuntos combinados e itens com detalhes e acabamentos diferenciados. Mas claro que ele também pode ser usado na decoração em vasos ou enfeites.

Já os Muranos, devido ao seu alto valor agregado, são mais utilizados exclusivamente na decoração. Dessa forma, podem ser encontrados em forma de vasos, trouxinhas, esculturas, abajures, esferas e outros itens de beleza única. 

Qual a diferença entre vidro comum e o cristal?

Geralmente são mais encontrados em ambientes como quarto, sala de estar e jantar. Entretanto, nada impede que também sejam inseridos em escritórios, cozinhas ou até no lavabo. O mais interessante é encontrar um local de destaque, como prateleiras e mesa de centro, e combiná-los com outros itens, como livros, arranjos e outros enfeites e objetos.

Qual a diferença entre vidro comum e o cristal?

Você pode optar por itens coloridos, para dar mais vida ao ambiente, desde que suas cores estejam em harmonia. Já os tons mais neutros, como pérola, creme, branco, transparente ou preto são os queridinhos para acrescentar mais sofisticação.

Escolha sua decoração!

Ambos os produtos possuem sua beleza e podem ser utilizados de diversas formas, inclusive em uma composição conjunta. Entendendo suas origens e diferenças, não deixe de levar estas características em observação quando for renovar sua decoração.

Na Sottile Casa você irá encontrar os mais belos itens em Vidro e Cristal Murano. E se você se apaixonou pelo Murano, conte conosco para encontrar dicas e inspirações para sua decoração.  

Lembre-se que a Sottile Casa também trabalha com encomenda de muranos, então é só escolher o seu modelo e a cor para dar um charme especial em sua casa.

Post Views: 21.524

Comentários

Qual a diferença entre vidro comum e o cristal?

Em sua estrutura molecular, o vidro e o cristal são praticamente idênticos. O vidro é feito basicamente de areia, sódio, cálcio e alumínio. O cristal, por sua vez, é composto por areia e por metais como chumbo ou titânio, e quanto maior a presença desses metais, na composição, mais refinado e delicado será o cristal.

O que é melhor vidro ou cristal?

Vantagens das taças de vidro A principal vantagem das taças e utensílios de vidro é o seu baixo custo em comparação com as taças de cristal. Já as taças de vidro, por não possuírem óxido de chumbo em sua composição, são muito mais espessos e resistentes.

O que é um vidro tipo cristal?

Os vidros transparentes ou cristal são os mais comuns e oferecem pouca resistência mecânica, ou seja, eles se quebram em pedaços grandes, pontiagudos e cortantes. São muito utilizados em janelas, espelhos e utensílios domésticos como copos, taças e potes, daí vem a nomeação de cristal.