Qual a importância da contabilidade na administração de uma empresa?

Qual a importância da contabilidade na administração de uma empresa?

O setor contábil é um dos mais importantes da empresa, já que, todos os outros setores precisam dos dados gerados por ele.

Isto é, sem um controle financeiro preciso, não é possível criar metas, estratégias ou mesmo lidar com os momentos de crise.

Devido a sua importância, é imprescindível saber como gerenciar o departamento de contabilidade, para que forneça as informações necessárias para as pessoas certas.

Qual a função da Contabilidade

A contabilidade é responsável por mensurar os dados financeiros da empresa, como custos, receitas, despesas e etc. Além disso, deve analisá-los e comunicá-los em forma de relatórios para o gerente ou a quem for necessário.

Desse modo, a contabilidade fornece para a empresa diversas informações que são úteis, também, para tomada de decisões assertivas.

Assim, os gestores ou líderes conseguem analisar as informações necessárias, antes de fazer suas escolhas. E com isso, podem prever situações de risco, por exemplo.

Além disso, a prática contábil auxilia na gestão empresarial, buscando manter a situação financeira estável e positiva, desde o fluxo de caixa até o balanço patrimonial.

A contabilidade pode ser responsável por:

  • fluxo de caixa;
  • controle financeiro e econômico;
  • situação de estoque;
  • demonstração dos resultados de exercício;
  • análise de lucros e prejuízos;
  • facilitar a relação da empresa com bancos e fornecedores;
  • demonstração de Balanço Patrimonial.

As vantagens de uma contabilidade adequada

Qual a importância da contabilidade na administração de uma empresa?

Facilita que o gerente tome decisões assertivas

Uma das características de um bom líder é se basear em dados para tomar suas decisões. Nesse ponto, a contabilidade será muito útil, assim poderá analisar os custos e a situação financeira da empresa em seus processos decisórios.

A empresa corre menos riscos

Quando o gestor analisa os dados contábeis antes de tomar decisões ou fazer seus planejamentos, a empresa corre menos riscos.

Comprometer a empresa com o gasto que ela não poderá lidar, por exemplo, pode ser um erro de um gerente que não analisa os dados financeiros.

Redução de custos desnecessários

Às vezes, a empresa está gastando mais do que pode ou, mesmo, gastando com itens que não são necessários. Quando os dados financeiros são mensurados, a organização tem a situação financeira detalhada e pode cortar esses gastos.

Saúde financeira e econômica

A contabilidade adequada pode salvar a situação financeira e econômica da sua empresa, apresentando as informações e previsões de momentos de crise ao gerente, em tempo de serem tomadas as devidas providências.

Colabora para o planejamento estratégico

Um planejamento tático depende, também, da situação financeira da empresa.

Com uma contabilidade gerencial detalhando informações contábeis de cada setor, por exemplo, é possível fazer planejamentos mais sólidos e adequados.

Como gerenciar o Departamento de Contabilidade

Primeiro de tudo, é importante saber que a contabilidade depende de um profissional da área. Isto é, sem um contador para assinar suas contas, sua empresa fica impossibilitada de operar.

Desse modo, antes de tudo, você deve ter um profissional do ramo nesse departamento.

As pequenas empresas, às vezes, terceirizam esse trabalho e contam com um escritório de contabilidade para mensuração e assinatura de dados importantes. Já outras têm o departamento de contabilidade e contratam o seu contador.

Independente do modelo, para uma contabilidade adequada, tenha em mente a importância de um profissional habilitado.

No entanto, é interessante, também, contar com uma ferramenta de apoio: um software de gestão. Um sistema inteligente, com certeza, facilitará os processos contábeis da sua empresa.

Independente do tamanho e do ramo da organização, o sucesso de sua administração dependerá da qualidade dos recursos humanos, materiais que esta dispor e a forma como serão empregados. À medida que foram se descobrindo novas técnicas para a administração do patrimônio organizacional, desenvolveu-se também a contabilidade na administração com a finalidade de orientar os gestores sobre a saúde financeira da organização. As informações por ela obtidas são usadas para fins gerenciais de modo a analisar e monitorar os resultados obtidos em determinados períodos.

Cada empresa possui uma maneira de gerir os seus recursos, utiliza matérias-primas e tecnologias diferentes, e aperfeiçoa-as de acordo com os parâmetros institucionais estabelecidos; em função disso, os relatórios e demonstrações contábeis, juntamente com uma análise da situação econômica interna e externa, tornam-se peças-chave para a competitividade e rentabilidade de uma empresa.

Para que a transmissão das informações contábeis sejam recebidas pelos acionistas, investidores e credores da organização, de forma efetiva, é necessária uma intervenção da administração da empresa para repassar respostas claras e concisas às dúvidas dos usuários.

Durante muito tempo a transmissão dessas informações era feita através da atuação dos próprios donos dos empreendimentos, entretanto, na medida em que os negócios iam crescendo, fez-se necessário a delegação de funções relacionadas à planejamento, decisão, comando, coordenação e controle administrativo.

Encontramos a importância da contabilidade na administração ao confirmar sua eficácia como um instrumento de análise, gerência e decisão em que os gestores utilizam-se de suas demonstrações para o gerenciamento e planejamento estratégico, auxiliando-os na tomada de decisões de caráter organizacional.

Esta ligação que existe entre os profissionais da contabilidade e da administração são fundamentais para a mensuração e atenuação de riscos que permeiam as atividades empresariais. Através da análise dos relatórios e demonstrativos da situação patrimonial que o setor contábil oferece, as áreas administrativas passam a tomar suas decisões baseadas nos dados contábeis, criando-se uma flexibilização quanto às medidas corretas a serem seguidas quando se há intempestividades econômicas.

Das informações fornecidas pela contabilidade, as que se destacam são as demonstrações contábeis, a auditoria e análise de balanços patrimoniais e as formalidades de escrituração. Os administradores, sabendo usufruir e utilizar estas informações, conseguem efetivamente alcançar os objetivos estratégicos de gerenciamento ao obter a melhoria contínua dos resultados das unidades de negócio da organização.

Qual a importância da contabilidade para a administração?

A Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões. Na verdade, ela coleta todos os dados econômicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando- os em forma de relatórios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decisões.

O que é contabilidade qual sua importância na empresa?

A contabilidade para empresas é um fator primordial para controlar o patrimônio, coletar dados para serem transformados estrategicamente em procedimentos e ações que direcionam a tomada de decisão do negócio, além de ser extremamente importante o fator de análise do lucro e prejuízo da empresa.

Como a contabilidade se relaciona com a administração?

Torna-se relevante afirmar que a contabilidade é o braço direito da administração, pois é através da análise das demonstrações contábeis que o administrador consegue obter preciosas informações referentes ao patrimônio da empresa.