Qual a importância de considerar a diversidade nos processos educativos?

Entenda a importância do respeito à diversidade no ambiente escolarTempo de leitura estimado: 4 min.

27 de junho de 2017

Gestão Escolar


Saiba mais sobre o respeito à diversidade no ambiente escolar, por meio da convivência em harmonia com diferenças de gênero, raça, religião ou comportamento.

A miscigenação étnica predominante no Brasil, aliada à cultura do país de fazer piada com outras pessoas, nacionalidades e gêneros, vêm trazendo situações que se tornaram motivo de atenção e preocupação de todos — e não apenas de governantes e legisladores.

Crianças e adolescentes percebem essa diversidade mais claramente na escola, onde armadilhas surgem diariamente.

E a forma como vão tratar esse assunto será fator determinante na formação do caráter e do perfil pessoal.

Pais, educadores e sociedade, juntos, precisam orientar e ensinar seus filhos e alunos sobre o respeito à diversidade no ambiente escolar, por meio da convivência em harmonia com diferenças de gênero, raça, religião ou comportamento.

Pensando nisso, no artigo de hoje, vamos abordar alguns comportamentos recorrentes em nossa sociedade, que têm causado muito sofrimento, tanto à vítima quanto a quem os pratica. Continue a leitura!

Preconceito

Intolerância manifestada em virtude de uma generalização apressada ou imposta pelo meio.

O preconceito leva as pessoas a fazerem juízo de valor sem conhecer ou dar oportunidade de relacionamento, privando-as de usufruir de um grande benefício: aprender e compartilhar ideias com pessoas diferentes.

O respeito à diversidade no ambiente escolar facilita o trabalho em grupo, evita sofrimento e constrangimento, melhorando o ambiente.

Além disso, facilita o trabalho dos educadores e pais, abrindo portas para um aprendizado maior e melhor, derrubando barreiras desnecessárias.

Eliminar o preconceito na escola trará benefícios para toda a vida.

Um aluno que evita o preconceito interage mais facilmente, criando um círculo de relacionamentos diverso e rico, trilhando um caminho livre de barreiras.

Dessa forma, essa criança terá mais tempo para se concentrar no que é importante, benéfico e construtivo.

Discriminação

Definição: segregação acompanhada de injúria e humilhação. Corresponde ao aluno que impede a entrada de outro em seu círculo de relacionamento, utilizando injúrias e causando humilhação no agredido.

Respeitando o direito da criança de se relacionar com aqueles que têm maior afinidade, precisamos ensinar que não se pode proteger um círculo de relacionamentos com agressões e causando humilhação a outros.

Essa atitude causa constrangimento no grupo como um todo, não apenas no agredido.

A discriminação pode ser motivada pela necessidade de diminuir o outro para valorizar a si mesmo.

Essa prática salienta as características do outro como se fossem defeitos, desqualificando o próximo em favor de um provável benefício próprio.

O resultado é uma pessoa de ego excessivamente inflado, antipática e infeliz, pois sabe que o sucesso construído sobre sofrimento alheio, além de falso, não a torna bem-sucedida.

Racismo

Podemos dizer que racismo é o estabelecimento de hierarquia entre raças, considerando algumas pessoas superiores às outras, em virtude de sua raça ou cor.

Sendo um dos pretextos mais agudos para o preconceito e discriminação, o racismo tem sido objeto de leis, considerado crime no Brasil.

Em nosso contexto, evitar o racismo livra a criança de sentimentos tanto vis quanto prejudiciais — a si e ao outro.

Desmistificar essa diferença por meio do respeito e do conceito de igualdade, além de eliminar barreiras, prepara o aluno para a construção de relacionamentos sólidos e saudáveis, valorizando as diferenças e preparando-o para viver em um mundo cada dia mais globalizado e diverso.

O racismo traz um sobrepeso à vida da criança e do adolescente, que, além de exaurir a energia positiva que toda criança carrega, dificulta a caminhada e torna lenta a realização pessoal.

Nascemos sem conhecer preconceito, discriminação ou racismo.

Assim, sendo o melhor momento para tratar do assunto é na fase de início dos relacionamentos, e a melhor maneira é ensinar o respeito à diversidade no ambiente escolar, preparando os alunos para aprender com mais qualidade, sabendo gerir diferenças e relacionamentos saudáveis.

Nossas crianças podem, e devem, crescer sem sobrepeso, livres para a caminhada e sem barreiras prejudiciais.

Afinal, encontramos inúmeros obstáculos na vida — alguns contornamos, outros, derrubamos. O caminho pode ser árduo e difícil. Não precisamos dificultá-lo mais!

Falando nisso, o bullying nas escolas tem lhe preocupado? Então, leia o artigo Bullying escolar: como os pais podem ajudar nesse combate?.

Ensinar a importância do respeito que se deve ter com as diferenças dos colegas no ambiente escolar é de fundamental importância, esse ensino deve ser aplicado desde os primeiros anos de escolaridade.

Em primeiro lugar, convém explicar a complexibilidade do termo preconceito, considerado como um ato pensado, elaborado e praticado não só pelos adultos, mas também no meio infantil, visto que nem mesmo as crianças estão excluídas das inúmeras formas de discriminação.
Sendo assim, é de extrema importância que seja eliminado o preconceito desde os primeiros anos da Educação Infantil.

É fundamental que, desde o início, a hipocrisia seja deixada de lado na afirmação de que todos somos iguais, mesmo porque se todos realmente fossem iguais não haveria preconceito. É a partir das diferenças que surgem os preconceitos.
É notório que muitas escolas são reprodutoras da própria discriminação e que não desenvolvem, nem se quer tem interesse em buscar, propostas pedagógicas para se contrapor em relação às questões apresentadas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O ideal é que o educador, antes de trabalhar o assunto em questão na sua sala de aula, deixe bem claro para o seu alunado três conceitos fundamentais, são eles:

• Preconceito: julgamento ou ideia preconcebida, a respeito de uma pessoa ou de um povo.
• Discriminação: quando os preconceitos são exteriorizados em atitudes ou ações que invadem os direitos das pessoas, utilizando como referência critérios injustos (idade, religião, sexo, raça, etc.)
• Racismo: superioridade de certa raça humana em relação às demais, características intelectuais ou morais por se considerar superior a alguém.

O ideal é que todo educador tenha em mente a importância de propiciar ao seu aluno um ambiente que priorize e estimule o respeito à diversidade, ajudando a formar cidadãos mais educados e respeitosos que se preocupam com os outros, possuindo o espírito de coletividade.

Qual a importância da diversidade para o aprendizado?

A diversidade é um conceito que propõe a inclusão de todos os alunos e suas diferenças em um mesmo contexto educativo. Ou seja, é por meio dela que os estudantes passam a ter mais respeito e uma convivência harmoniosa com as variedades de gênero, cor, religião e comportamento.

Por que é importante considerar a diversidade humana no contexto escolar?

O respeito à diversidade no ambiente escolar facilita o trabalho em grupo, evita sofrimento e constrangimento, melhorando o ambiente. Além disso, facilita o trabalho dos educadores e pais, abrindo portas para um aprendizado maior e melhor, derrubando barreiras desnecessárias.

Por que a diversidade é tão importante?

Experimentar a diversidade em nossa vida diária, significa ter uma exposição a pessoas, culturas, tradições e práticas diferentes das nossas. Podemos aprender novas habilidades e conceitos com os quais não estamos familiarizados e obter uma visão mais ampla de tudo.

Como considerar Igualdade e diversidade na escola?

Acredita-se que, é preciso que os educadores compreendam acerca da diversidade presente em suas salas de aula, se posicionem em relação a ela de forma democrática, buscando romper com os preconceitos e estigmas, contribuindo para a construção de uma escola igualitária, inclusiva, que prioriza a tolerância, colaborando ...