Qual a importância do conhecimento básico sobre medicação para o cuidado com o idoso?

Cada fase da vida exige uma série de cuidados, da infância à terceira idade. E para que os idosos tenham mais qualidade de vida, existem os profissionais capacitados para cuidar desse público. Diferente do que muita gente pensa, não é qualquer pessoa que pode se dedicar a cuidar de idosos. É preciso ter formação e preparo para saber como lidar com essa fase da vida.

A importância de ter profissionais capacitados para cuidar de idosos é visível nos detalhes, o profissional possui conhecimento e habilidade para auxiliar uma pessoa na terceira idade em suas funções. Algumas das atividades realizadas são cuidados com a higiene, controle da alimentação e aplicação de remédios. Além disso, o cuidador também tem como função fazer companhia para o idoso em seu dia a dia. Estar presente na rotina do idoso é algo fundamental para a saúde mental nessa fase da vida.

Para algumas pessoas, essas tarefas podem parecer simples. Porém, é preciso estar preparado para as demandas do dia a dia. Na prática, significa que quanto mais preparado for o cuidador, mais condições ele terá de ajudar o idoso, seja em funções biológicas ou nos compromissos rotineiros.

Quem se propõe a trabalhar com a terceira idade, aprende também a aplicar terapias ocupacionais, que colaboram para que o envelhecimento mental e físico seja mais lento. Como os idosos passam por alterações no humor, os cuidadores profissionais se preparam para ter um comportamento compreensivo e empático, permitindo que a convivência entre o indivíduo cuidado e o cuidador seja harmoniosa.

O profissional capacitado para cuidar de um idoso faz inclusive a análise da segurança dos cômodos. O cuidador verifica se os ambientes apresentam riscos de quedas, de choques ou se o idoso tem móveis adequados para seu conforto. Um cuidador capacitado possui conhecimento básico para emergências, o que pode ser essencial para que o idoso consiga sobreviver em algumas situações delicadas de saúde.

Além de também conseguir administrar corretamente os medicamentos, tirando da família a responsabilidade de lidar com remédios e seus horários específicos. Dessa forma, a experiência de ter alguém para prestar cuidados principalmente sendo assistida em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) fica mais agradável para o idoso.

Sobre o Instituto Viva Bem

O Instituto Viva Bem é um centro de vivência de idosos. Ele representa um novo conceito em vivência social de idosos e principalmente de qualidade nos cuidados com idosos. Localizado em uma área nobre de Goiânia, disponibiliza aos seus hóspedes serviços de atendimento em consultório, centro-dia, reabilitação, hospedagem temporária e permanente, todos em um único local. Ainda conta com equipe multidisciplinar qualificada e apta para oferecer a seus usuários um atendimento individualizado e profissional.

Entre em contato e venha se surpreender!

Contato: (62) 3218-5034

WhatsApp: (62) 99615-2791

E-mail:

Endereço: Rua 132, nº 159, Setor Sul – Goiânia – Goiás

Diariamente os idosos precisam de tomar medicação para diversos problemas de saúde, por isso, é de extrema importância cuidar deste aspeto da vida dos mais velhos.

Assim, é importante que, como cuidador, conheça os medicamentos que o idoso tem de tomar e qual o momento em que devem ser tomados, para garantir que não ocorrem erros nas dosagens e nos horários da toma. Uma boa forma de assegurar que obtém corretamente esta informação, é acompanhando o idoso às consultas médicas e aos serviços de enfermagem, assim como na ida à farmácia.

Cuidados na Toma da Medicação
Pessoas com mais de 65 anos podem experimentar um maior risco de problemas com medicação. As alterações inerentes à velhice aliadas ao facto de alguns medicamentos reagirem com outros ou mesmo com a alimentação, pode aumentar a probabilidade de efeitos secundários adversos.

Assim, para prevenir possíveis complicações com a toma de medicamentos, deixamos os seguintes conselhos:

• Crie uma lista com toda a medicação que está a ser tomada (medicamentos, vitaminas, suplementos, produtos de ervanária);
• Descreva a forma e o horário em que cada medicamento deve ser tomado;
• Liste os possíveis efeitos secundários e o que deve fazer caso ocorram;
• Tenha em mente o que fazer quando uma dose não é tomada ou quando excedeu a medicação prescrita;
• Descarte medicamentos fora de validade, que tenham sido prescritos a outra pessoa ou para outros tratamentos;
• Aponte alguma complicação ou efeito para informar o médico ou farmacéutico.

Dicas para Controlar a Medicação
O ideal é que o idoso possa ser acompanhado no momento em que toma a medicação, para evitar exceder a dose ou esquecer-se dos medicamentos que tem de tomar.

Deixamos algumas estratégias que podem ajudar na toma de medicamentos do idoso ao longo do dia:

• Estipule horas certas/momentos para a toma da medicação. Por exemplo, medicação da diabetes de manhã, comprimido do coração à hora do almoço, medicamento para dormir após jantar;
• Crie auxiliares de memória em letra grande e com cor, posicionando-os num local visível. Um quadro com cores diferentes para cada medicamento ou um símbolo para melhor memorização, são bons exemplos;
• Guarde os medicamentos em recipientes com doses diárias para visualmente facilitar a toma e dificultar a confusão que o idoso pode experimentar;
• Utilize as tecnologias e crie alarmes no telemóvel ou no tablet para avisar o idoso quando tem de tomar a medicação.

Na azáfama do dia a dia é possível que não consiga cuidar da medicação do idoso como gostaria. Consulte a Care Kuidados, para além de apoio domiciliário e auxílio na preparação de refeições, também facilitamos tomas de medicação. Entre em contacto com a Care Kuidados.

Qual a importância do conhecimento das medicações em uso para o atendimento de um paciente idoso?

O uso racional de medicamentos pelos idosos é fundamental para evitar gastos excessivos com múltiplos medicamentos e prevenir internações desnecessárias, de modo a desonerar o sistema público de saúde bem como assegurar boa qualidade de vida a esses indivíduos.

Qual a importância do conhecimento sobre medicamentos para o técnico de enfermagem?

O conhecimento farmacológico ajudará o Técnico de Enfermagem a compreender o funcionamento dos fármacos, as reações adversas possíveis e a terapia farmacológica correta.

O que é importante considerar na prescrição de medicamentos para idosos na atenção básica?

Identificar o numero de medicações utilizadas em idosos portadores de doenças crônicas ou não. Identificar possíveis interações medicamentosas e iatrogênia causadas pelo numero de medicações utilizadas. Reduzir a utilização desnecessária de medicamentos em idosos.

Qual a importância da atenção básica na saúde do idoso?

A garantia da atenção integral à saúde da pessoa idosa; estímulo ao envelhecimento ativo e saudável; fortalecimento das ações intersetoriais, com ênfase na promoção à saúde e prevenção da doença; estímulo à participação e fortalecimento do controle social; formação e educação permanente dos profissionais de saúde do ...