Qual a importância do surgimento da imprensa durante o Renascimento?

Ouça este artigo:

A Imprensa é a junção das ferramentas e veículos de comunicação que são responsáveis pelo exercício do Jornalismo. A origem do termo vem da “prensa móvel”, um processo gráfico que foi pesquisado e inaugurado por Johannes Guttenberg em 1440 e séculos depois, no início do século XVIII foi adaptado para fabricar jornais. Os jornais foram o primeiro recurso, para uma função social que evoluiu ainda mais posteriormente através do surgimento do rádio, da televisão, e da internet.

O autor Bira Câmara ressalta a importância do surgimento da imprensa para a sociedade. Segundo ele: “Principal veículo para a difusão das idéias durante os últimos quinhentos anos, a mídia impressa interpenetra todas as esferas de atividade humana. Nenhum evento político, constitucional, eclesiástico e econômico, nem os movimentos sociais, filosóficos e literários podem ser compreendidos sem levar em conta a influência da imprensa sobre eles. O comércio de obras impressas teve importante participação no desenvolvimento econômico de todos os ramos da indústria e do comércio”.

Bira Câmara também relata que “antes de Gutemberg os livros eram impressos por matrizes de blocos de madeira gravados, um processo dispendioso e demorado. Gutemberg teve a idéia de utilizar tipos móveis fabricados de uma liga de chumbo e antimônio. Desde o primeiro livro impresso por esse processo, em 1455, até o final do século XV, o invento espalhou-se pela Europa civilizada, multiplicando-se as edições, sobretudo de livros religiosos e autores clássicos. Só em Veneza havia mais de 200 tipografias, entre outras a famosa Aldina, cujas impressões de qualidade notável abrangeram em poucos anos quase todos os autores gregos, além dos latinos e hebraicos”.

No artigo intitulado “O primeiro século da imprensa” Câmara descreve ainda que “Em 1450, Gutemberg contraiu um empréstimo com João Fust para dedicar-se a uma obra de fôlego: a produção de uma bíblia – a Bíblia de 42 linhas. Mas ao terminar o terceiro fólio da obra ele estava quebrado; para estampá-la, com mais de seiscentas folhas, além do metal, tinta, pergaminho e papel, foram necessários seis prelos e a ajuda do gravador e calígrafo Pedro Schoeffer. Antes de terminá-la, esgotados os seus recursos e possibilidades, Gutemberg teve de entregar a imprensa com todos os seus petrechos ao prestamista, incluindo os cadernos prontos da Bíblia e os materiais adquiridos para concluí-la. A obra veio a lume em 1456, logo depois que João Fust tomou posse da oficina de Gutemberg. Este in-fólio de 641 folhas, em dois volumes, é o primeiro ‘fruto perfeito da tipografia’. Não traz data, procedência nem nome do impressor, mas ficou conhecida para sempre como a Bíblia de Gutemberg”.

A imprensa como é conhecida hoje, é resultado de um processo milenar precedido pela evolução da escrita e pelas formas rústicas de se reproduzir informações. Há relatos de que um século antes da criação da prensa móvel, já havia um processo de prensar selos cilíndricos em um material composto de cera e argila. E apesar da revolução de tempo e espaço causada pela internet, da globalização, de um contexto onde a notícia é captada e transmitida ao vivo, e novos maquinários de captação e transmissão de imagens estão em constante aprimoramento, o termo imprensa permanece, em referencial a esta origem.

Bibliografia:
http://jornalivros.com.br/2009/08/o-nascimento-da-imprensa/http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/medio/historia-do-brasil-imprensa-ontem-e-hoje.htm

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/comunicacao/surgimento-da-imprensa/

Arquivado em: Comunicação

470 palavras 2 páginas

A imprensa renascentista Cultura de massa
Em 1450-Johannes Gutenbergcomeçou a desenvolver um invento revolucionário para a impressão de livros, imprimiu a primeira bíblia em prensa de tipo móveis com colunas de 42 linhas por página.
-Compositor gráfico
-Impressões gráficas se disseminaram pela Europa.
- Invenção da prensa veio acompanhada pela reforma religiosa e do fortalecimento dos Estados nacionais.
-Contribuiu para a propagação de ideias revolucionárias e para o desenvolvimento comercial ao facilitar a elaboração dos contratos comerciais.
O Grande público
Biblioteca Azul- romances, melodramas, narrativas de fatos históricos, vidas de santos, de redação bastante simples, encadernados com papel barato – circulavam pelas cidade e zonas rurais pelas mãos de vendedores ambulantes e esgotavam-se facilmente.público amplo e indiferenciado.
-Almanaques: traziam assuntos diversos e seções dedicadas a jogos, horóscopos,piadas,conselhos úteis etc..
-Brasil – fenômeno dos almanaques chegou tardiamente no século XIX
O Grande público
Desde o século XVII, jornais diários com notícias, variedades e editoriais políticos circulavam na Europa. Contudo, foram o crescimento das cidades e formação das línguas nacionais, a difusão da alfabetização e a expansão do regime republicano pela Europa que alimentaram a produção da imprensa.
O desenvolvimento da indústria garantia ao proletariado a aquisição do mínimo necessário para comprar os jornais. Os folhetins, histórias ficcionais contribuíram para criar o hábito de leitura
O desenvolvimento da indústria gráfica abriu as portas para as publicações de todos os gêneros, desde científico até de entretenimento.
Os folhetins causaram sensação no século XIX (folhetim de Ramalho Ortigão – 1836/1915), 1862
O Estudo da massa
“Massa” foi o termo pejorativo usado pela elite para designar a aglomeração de milhares de pessoas nas cidades industriais.
População migrante nas cidades

Relacionados

  • graduando

    4421 palavras | 18 páginas

    Renascimento foi considerado a origem de toda vida civilizada, portanto um modo de validar como vivemos nossas vidas é encontrar evidências disso naquele período. Contudo, isso nos torna cego para o que realmente motivou a criação da arte e da cultura renascentista assim como o Davi de Michelangelo. O primeiro capitulo tem por titulo “ Um Renascimento Global”, sendo assim, o autor começa o capitulo com uma indagação, no entanto ele cita que o Renascimento traz consigo alguns problemas na sua definição….

  • historia

    705 palavras | 3 páginas

    A presença de muitos vestígios e monumentos Romanos que inspiraram os artistas A mentalidade Renascentista • A mentalidade renascentista foi marcada por outras características tais como:  Classicismo: tendência intelectual e estetica do Renascimento que valorizava o Homem enquanto ser terreno e acreditava nas suas capacidades A mentalidade Renascentista • A mentalidade renascentista foi marcada por outras características tais como:  Individualismo: segundo o qual cada um deve….

  • licenciando

    459 palavras | 2 páginas

    renascimento; • A atenção dada à natureza; • O autorretrato na Itália renascentista // comparações com China, o islã e o surgimento de um individualismo; • Reforma: olhar para traz que trouxe a busca de textos antigos: Europa e China; • As renascenças a) Grécia, Roma e na Idade Média; b) Bizâncio e o helenístico eclesiástico; c) Renascimento paleólogo e d) Um renascimento no islã. • Bibliotecas islâmicas; • Importância da escrita// imprensa na China • O uso da mitologia pagã GOODY, Jack. Renascimentos:….

  • Renascimento e seu legado.

    1043 palavras | 5 páginas

    intensos contatos comerciais entre os dois povos. Termo Renascimento, Renascença ou Renascentismo são os termos usados para identificar o período da História da Europa aproximadamente entre fins do século XIV e meados do século XVI. A expressão “renascentista” nos remete a um momento em que uma nova mentalidade desenvolvia-se em paralelo com a expansão da burguesia e do comércio. Ao resgatar valores greco-romanos, artistas, intelectuais e cientistas, se contrapunham com a visão medieval ainda predominante….

  • sistema digestivo

    3537 palavras | 15 páginas

    INTRODUÇÃO Humanismo renascentista foi um movimento intelectual desenvolvido na Europa durante o Renascimento, entre os séculos XIV e XVI. Iniciado em Florença por Francesco Petrarca,1inspirado pela Antiguidade Clássica (Grega-latina), foi seguido por Dante Alighieri e Boccaccio. Expandindo-se a partir da Península Itálica veio a abranger a maior parte da Europa. O Humanismo é uma das principais características da nova mentalidade renascentista, que valoriza o ser humano e as suas….

  • classes das palavras

    3537 palavras | 15 páginas

    INTRODUÇÃO Humanismo renascentista foi um movimento intelectual desenvolvido na Europa durante o Renascimento, entre os séculos XIV e XVI. Iniciado em Florença por Francesco Petrarca,1inspirado pela Antiguidade Clássica (Grega-latina), foi seguido por Dante Alighieri e Boccaccio. Expandindo-se a partir da Península Itálica veio a abranger a maior parte da Europa. O Humanismo é uma das principais características da nova mentalidade renascentista, que valoriza o ser humano e as suas….

  • Renascimento

    7162 palavras | 29 páginas

    Homem Renascentista………………………………………………. Página 5 Humanismo e a Educação…………………………………………… Página 6 Humanismo e a Ciência………………………………………………. Página 7 Humanismo e as artes: Arquitetura………………………….... Página 8 Pintura…………………………………… Página 9 Escultura……………………………….. Página 10 Leonardo Da Vinci………………………………………………………. Página 11, 12 e 13 Humanismo e Filosofia……………………………………………….. Página 14 Humanismo, a Imprensa e Línguas………………………………….

  • Renascença

    653 palavras | 3 páginas

    Os historiadores do século XIX, porém, deram maior amplitude a esse conceito, incluindo a literatura, a filosofia e a ciência e definindo o renascimento como um momento especial na história do Ocidente. Foi destacado o aspecto laico da cultura renascentista, a busca do indivíduo, o humanismo. Em resumo, o renascimento poderia ser definido como um despertar do humanismo, entendido filosoficamente como a crença nas possibilidades criativas do ser humano, em contraste com o teocentrismo defendido pela….

  • historia~

    586 palavras | 3 páginas

    gentes. Revolucionando assim novas técnicas, instrumento e conhecimentos. A náutica e a cartografia sofrem transformações, acompanhando o domínio do espaço planetário. A pólvora e as armas de fogo ditam a supremacia do Ocidente no mar e em terra. A imprensa dissemina-se pela Europa e pelo Mundo. Torna-se um poderoso veículo de expansão cultural, de intercâmbio de ideias e de difusão de notícias. O Renascimento - Eclosão e Difusão É no contexto atrás descrito que o Renascimento eclode e se expande….

  • Trabalhos de engenharia

    1620 palavras | 7 páginas

    O renascimento abriu uma porta para o conhecimento e os estudos. Devido a preocupação maior dos renascentistas ser a vida humana, este movimento também foi chamado de Humanismo. MOTIVOS PARA SURGIR O RENASCIMENTO O renascimento foi um movimento urbano, visto que foi muito bem apoiado pelos burgueses. Era a expressão do povo que habitava as cidades livres. Os primeiros focos renascentistas foram nas cidades italianas. Visto que viviam do comércio, entre elas estavam: Veneza, Pisa, Gênova….

Outros Trabalhos Populares

Qual foi a importância da imprensa para Renascimento?

A importância da imprensa para o Renascentismo foi fundamental, visto que ela aconteceu graças a Johann Gutenberg durante o século XV. Esse evento é conhecido formalmente como a criação da imprensa e da mídia impressa, o que permitia a circulação e a leitura acerca da história e das ideias.

Qual a importância da invenção da imprensa no contexto da reforma?

Aperfeiçoada, a imprensa era um meio de fazer circular as idéias rapidamente, o que facilitou a divulgação das idéias reformistas. Will Durant, autor de A Reforma, chega afirmar que “Gutemberg tornou Lutero possível” (KLUG, 1998, p.

Qual a importância da imprensa para o humanismo?

A Imprensa As ideias humanistas e toda a cultura do Renascimento tiveram uma notável expansão graças à invenção da imprensa. Durante a Idade Média, os livros eram copiados à mão sobre pergaminho e destinavam-se apenas aos eruditos. A cultura, no período medieval, tratou-se de um fator de distinção social.

Quem inventou a imprensa no Renascimento?

O alemão Johannes Gutenberg (1398-1468) desenvolveu a primeira máquina de impressão feita com tipos móveis por volta de 1439 (século XV, portanto). Quando falamos em imprensa, vem-nos à mente o aparato jornalístico que registra e transmite à população as notícias do dia.