Quando falamos dos parágrafos de desenvolvimento de uma dissertação qual alternativa melhor ao descrever?

Questão 1

 Sobre o texto dissertativo, é correto afirmar que:

a) Trata-se de um tipo de texto que descreve com palavras o que se viu e se observou. Tipo textual desprovido de ação, em que o ser, o objeto ou o ambiente são mais importantes. Valorização do substantivo e do adjetivo, que ocupam lugar de destaque na frase.

b) Tem como principal objetivo contar uma história, seja ela real ou fictícia e até mesmo mesclando dados reais e imaginários. Apresenta uma evolução de acontecimentos, ainda que sem linearidade ou relação com o tempo real.

c) Tipo de redação escrita em prosa sobre determinado tema, sobre o qual deverão ser apresentados argumentos, provas e exemplos a fim de que se chegue a uma conclusão para os fatos abordados.

d) Tipo de texto que indica para o leitor os procedimentos a serem realizados. Nesse tipo de texto, as frases, geralmente, estão no modo imperativo.

Questão 2

Sobre a dissertação-argumentativa, podemos afirmar que se trata

a) de um gênero textual.

b) de um tipo textual.

c) de um texto literário.

d) de uma composição lírica.

Questão 3

(MACKENZIE)

"É comum, no Brasil, a prática de tortura contra presos. A tortura é imoral e constitui crime. 
Embora não exista ainda na leis penais a definição do 'crime de tortura', torturar um preso ou detido é abuso de autoridade somado à agressão e lesões corporais, podendo qualificar-se como homicídio, quando a vítima da tortura vem a morrer. Como tem sido denunciado com grande frequência, policiais incompetentes, incapazes de realizar uma investigação séria, usam a tortura para obrigar o preso a confessar um crime. Além de ser um procedimento covarde, que ofende a dignidade humana, essa prática é legalmente condenada. A confissão obtida mediante tortura não tem valor legal e o torturador comete crime, ficando sujeito a severas punições."

(Dalmo de Abreu Dallan)

Pode-se afirmar que esse trecho é uma dissertação:

a) que apresenta, em todos os períodos, personagens individualizadas, movimentando-se num espaço e num tempo terríveis, denunciados pelo narrador, bem como a predominância de orações 
subordinadas, que expressam sequência dos acontecimentos;

b) que apresenta, em todos os períodos, substantivos abstratos, que representam as ideias discutidas, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam o encadeamento lógico da denúncia;
c) que apresenta uma organização temporal em função do pretérito, jogando os acontecimentos 
denunciados para longe do momento em que fala, bem como a predominância de orações subordinadas, que expressam o prolongamento da ideias repudiadas;

d) que consegue fazer uma denúncia contundente, usando, entre outros recursos, a ênfase, por meio da repetição de um substantivo abstrato em todos os períodos, bem como a predominância de orações coordenadas sindéticas, que expressam o prolongamento das ideias repudiadas;

e) que consegue construir um protesto persuasivo com uma linguagem conotativa, construída sobre 
metáforas e metonímias esparsas, bem como com a predominância de orações subordinadas, próprias de uma linguagem formal, natural para esse contexto. 

Questão 4

Quando falamos dos parágrafos de desenvolvimento de uma dissertação qual alternativa melhor ao descrever?

A partir da leitura dos textos motivadores, os candidatos deveriam discorrer sobre os “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil” no Enem 2013.

Sobre o texto que aparece na imagem, podemos afirmar que se trata de uma:

a) dissertação-argumentativa.

b) narração.

c) descrição.

d) injunção.

e) prescrição.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “c”. a/ descrição – b/ narração – d/injunção.

Resposta Questão 2

Alternativa“b”. A tipologia textual está associada à estrutura do texto, ou seja, à maneira como o discurso organiza-se a partir de suas características preponderantes. Ao estabelecermos tipologias claras e concisas, interpretar e produzir textos torna-se tarefa mais fácil, pois de acordo com a maneira com a qual os enunciados estão organizados, em uma rápida leitura, já é possível identificar a qual tipo um texto pertence. Os tipos textuais são: dissertação, narração, descrição, exposição e injunção.

Resposta Questão 3

Alternativa “b”.

Resposta Questão 4

 Alternativa “a”. O tipo textual exigido pelo Exame Nacional do Ensino Médio é a dissertação-argumentativa, que tem por finalidade principal persuadir o leitor do ponto de vista do autor sobre determinado assunto. Quando o texto explica e também utiliza artifícios linguísticos para convencer o leitor e assim modificar seu comportamento, dizemos que se trata de um texto dissertativo-argumentativo.


Quando falamos dos parágrafos de desenvolvimento de uma dissertação qual alternativa melhor?

4 – Quando falamos dos parágrafos de desenvolvimento de uma dissertação, qual alternativa corresponde melhor para descrevê-los? (_) São os parágrafos em que o autor exprime seus sentimentos em relação aos problemas sociais que o afetam pessoalmente.

O que deve ser apresentado nos parágrafos de desenvolvimento?

Os parágrafos de desenvolvimento, como dito, têm a função de defender uma tese com o objetivo de convencer o leitor. Para isso, as ideias devem seguir uma progressão argumentativa que lhe permita compreender os pontos relevantes discutidos.

Quando falamos dos parágrafos de desenvolvimento de uma dissertação como podemos descrevê los?

Quando falamos dos parágrafos de desenvolvimento de uma dissertação, são os parágrafos em que o autor descreve seus argumentos persuasivos utilizando recursos como citação, comprovação ou raciocínio lógico.

Quais são os principais elementos dos parágrafos para um bom desenvolvimento de um texto dissertativo?

Roteiro do que é essencial para mandar bem na dissertação.
Introdução (4 a 6 linhas) – Tema + 2 argumentos, um em cada parágrafo;.
Desenvolvimento do 1º parágrafo (8 a 12 linhas) – Desenvolvimento do 1º argumento;.
Desenvolvimento do 2º parágrafo (8 a 12 linhas) – Desenvolvimento do 2º argumento;.
Conclusão (4 a 6 linhas)..