Teresa cristina de bourbon-duas sicílias nome completo

Saiba mais sobre a trajetória e os momentos finais da última imperatriz do Brasil

Na última segunda-feira, 9, a Rede Globo lançou a novela ‘Nos Tempos do Imperador’. Com autoria de Alessandro Marson e Thereza Falcão, a trama trata-se de uma continuação da saga de ‘Novo Mundo’, exibida em 2017 pela mesma emissora. 

A nova produção continua acompanhando a saga da família imperial brasileira, sendo ambientada durante o Segundo Reinado. Além disso, a obra apresenta aspectos íntimos e profundos da vida do último imperador ao lado de sua esposa, a imperatrizTeresa Cristina. 

Pensando nisso, o site Aventuras na História selecionou 5 curiosidades sobre a vida e morte da última imperatriz do Brasil.

Confira abaixo.

1. Primeiro encontro

Quando conheceu a imperatriz, o casal teve um primeiro encontro marcado por um fato curioso.

Teresa cristina de bourbon-duas sicílias nome completo
Pintura feita por José Correia de Lima (1814-1857), que fez D. Pedro II ficar encantado por Teresa Cristina / Crédito: Revista de História da Biblioteca Nacional / Museu Imperial do Brasil / Museu imperial do brasil

Após o imperador ter visto um retrato em que Teresa Cristina era mostrada com uma "beleza idealizada", as expectativas de Dom Pedro II flutuaram, fazendo com que ele a procurasse para uma proposta de casamento.

Porém, a realidade foi outra quando se deparou com a mulher pessoalmente. Ele ficou insatisfeito com a aparência simples da noiva, mas mesmo assim seguiu com o casamento.


2. Os filhos

Ao todo, o casal teve quatro filhos: D. Afonso Pedro, D. Isabel,D. Leopoldina e D. Pedro Afonso. A Princesa Isabel, por sua vez, mais tarde, ficou conhecida por assinar a Lei Áurea no Brasil.


3. Expedições arqueológicas

Nascida em Nápoles, Duas Sicílias, Teresa Cristina não abandonou suas raízes, e patrocinou expedições arqueológicas, levando impressionantes itens da Roma Antiga até o Brasil.

Teresa cristina de bourbon-duas sicílias nome completo
Teresa Cristina e Dom Pedro II com suas filhas / Crédito: Joaquim José Insley Pacheco (1830–1912) / Domínio Público, via Wikimedia Commons

Foi ela, também, que deu um importante passo para a imigração italiana no país, recrutando médicos, professores, farmacêuticos, enfermeiras, artistas, trabalhadores e muito mais de sua terra natal. O objetivo era melhorar a educação e a saúde pública do Brasil com mão de obra especializada.


4. Simplicidade

Teresa era conhecida pela simplicidade, acompanhada por seu distanciamento do governo e com as questões políticas. Isso dava a ela uma armadura para enfrentar críticas.

Como consequência, sua natureza acolhedora e gentil fez com que recebesse o carinhoso apelido de "Mãe dos brasileiros".


5. A morte 

Muito apegada ao país que a acolheu, a imperatriz ficou devastada diante do exílio. Durante toda a viagem até Lisboa, Portugal, a esposa de Dom Pedro II mostrou estar com a saúde duramente afetada, vindo a óbito no dia 28 de dezembro de 1889 — cerca de um mês após a queda da monarquia. 

TeresaCristina veio a óbito numa profunda angústia. Segundo a obra História de D. Pedro II (1975), de Pedro Calmon, em seu leito de morte, ela teria dito a Maria Isabel de Andrade Pinto: "Maria Isabel, não morro de doença. Morro de dor e de desgosto (...) Sinto a ausência das minhas filhas e de meus netos. Não posso abençoar pela última vez o Brasil, terra linda ... não posso lá voltar".


++Leia também: Selton Mello celebra personagem de 'Nos Tempos do Imperador': ''Grandioso''.


+Saiba mais sobre a família imperial por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Pedro II – A história não contada: O último imperador do Novo Mundo revelado por cartas e documentos inéditos, de Paulo Rezzutti (2019) - https://amzn.to/2qWOGw7

Leopoldina: a história não contada: A mulher que arquitetou a independência do brasil, de Paulo Rezzutti (2017) - https://amzn.to/2DsrmJt

Coleção Princesa Isabel. Fotografia do Século XIX , de Bia Correa do Lago e Pedro Correa do Lago (2013) - https://amzn.to/34ue8aO

Retratos do Império e do Exílio, de Vários Autores (2011) - https://amzn.to/35PKgWP

Pedro: Imperador do Brasil e rei de Portugal, de Eugénio dos Santos (2015) - https://amzn.to/34ySFO6

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W

Quantos nomes tinha a imperatriz Teresa Cristina?

Teresa Cristina (em italiano: Teresa Cristina Maria Giuseppa Gaspare Baldassarre Melchiorre Gennara Francesca da Paola Donata Bonosa Andrea d'Avellino Rita Luitgarda Geltruda Venanzia Taddea Spiridione Rocca Matilde de Bourbon; Nápoles, 14 de março de 1822 – Porto, 28 de dezembro de 1889), cognominada de "Mãe dos ...

Porque o nome Duas Sicílias?

O nome vem da junção do nome de sua casa originária e a do reino que era soberana, o Reino das Duas Sicílias, por sua vez uma junção dos reinos de Nápoles e Sicília. Seu primeiro rei foi Carlos VII de Nápoles & V da Sicília.

Qual é o nome completo de Teresa Cristina de Bourbon?

Teresa Cristina Maria Josefa Gaspar Baltasar Melchior Januária Rosalía Lúcia Francisca de Assis Isabel Francisca de Pádua Donata Bonosa Andréia de Avelino Rita Liutgarda Gertrude Venância Tadea Spiridione Roca Matilde de Bourbon-Duas SicíliasTeresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias / Nome completonull

Quem foi Teresa no Império?

Dona Teresa Cristina tinha o apelido de "a Mãe dos Brasileiros". Ela foi Imperatriz do Brasil, esposa do Imperador Dom Pedro II, cujo reinado ocorreu de 1831 a 1889 – ano em que foi encerrada a Monarquia e implantada a República, e os dois foram expulsos do Brasil.